Discalculia

avaliação e intervenção na área da Discalculia

A discalculia é uma perturbação da aprendizagem específica com défice na matemática, associada a dificuldades ao nível do cálculo e do raciocínio lógico-matemático. A discalculia é uma dificuldade de aprendizagem específica, que afeta os processos relacionados com as habilidades matemáticas. Estas dificuldades não são consequência de um défice cognitivo, de défices visuais ou auditivos, nem de um resultado de baixa estimulação escolar. Existem diferentes tipos de discalculia, pelo que se torna fundamental analisar o perfil neuropsicológico e cognitivo, no sentido de se identificarem dificuldades ao nível da noção de número e dos conceitos e procedimentos matemáticos, como o são a contagem, a identificação de números, a realização de estimativas e o cálculo com a utilização das operações básicas e ainda a resolução de problemas. Na aprendizagem escolar é muito importante o domínio de alguns destes aspetos, pelo que um quadro de Discalculia pode dificultar as aprendizagens e um melhor desempenho escolar.ais dificuldades na noção de número, na realização de operações e na resolução de problemas.

PARA QUEM SÃO AS CONSULTAS DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO NA ÁREA DA DISCALCULIA?

 

No nosso espaço, a intervenção ao nível da discalculia dirige-se a todas as crianças, adolescentes ou adultos a quem seja identificado um quadro de sintomatologia compatível com o diagnóstico de uma dificuldade de aprendizagem específica ao nível do cálculo, com sinais de alerta de dificuldades de compreensão e aprendizagem da noção de número, do cálculo e das operações matemáticas, no que se refere ao raciocínio lógico-matemático implicado. 

A discalculia pode ainda coexistir com dificuldades de carácter atencional. Deste modo, antes de se dar inicio a um programa de reeducação da dislexia, terão de ser realizadas sessões de avaliação que permitam identificar o perfil de aprendizagem do individuo. 

No processo interventivo, procuramos envolver os pais, os professores e outros técnicos que atuem junto da pessoa com dislexia, no sentido de, com eles, desenvolver ferramentas para que sejam parte integrante na conquista de sucesso escolar e no seu apoio.

Somos também especializados em aconselhamento parental, um apoio destinado a pais de crianças e de adolescentes, que sintam necessidade de encontrar ferramentas educativas para melhor ajudar os seus filhos.

É POSSIVEL IDENTIFICAR SINAIS DE ALERTA NA ÁREA DA DISCALCULIA?

 

Ao longo do desenvolvimento e da aprendizagem é natural que numa ou noutra área específica da matemática surjam dificuldades transitórias, contudo, se estas dificuldades forem persistentes, podemos estar perante uma perturbação da aprendizagem específica como a discalculia. 

Neste caso, o seu despiste precoce pode ser fundamental, pois aumenta as probabilidades de sucesso das respetivas estratégias terapêuticas.

Mesmo havendo diferentes tipologias, na generalidade conseguimos identificar alguns sinais mais frequentes, os quais tendem a comprometer as áreas associadas a memória a memória a curto prazo, tarefas não-verbais, tarefas de orientação espácio-temporal, formação e identificação de números, cálculo mental, manuseamento do dinheiro e utilização de símbolos.

Alguns dos sinais de alerta mais significativos na discalculia, podem estar relacionados com a existência de dificuldade em:

- Aprender a contar - salta alguns números e demonstra dificuldades em memorizar números ou em identificá-los, tanto visualmente como auditivamente;

- Associar a ideia do número à forma como ele existe no mundo - para o número 3, ter dificuldade em identificar 3 gelados, 3 cadernos ou 3 crianças;

- Reconhecer grupos e padrões para organizar objetos de uma forma lógica (de acordo com a forma, a cor ou o tamanho, por exemplo);

- Utilizar conceitos comparativos tais como maior/menor; mais alto/mais baixo; 

- Compreender o valor do dinheiro ou saber ver as horas.

COMO DECORREM AS CONSULTAS DE AVALIAÇÃO NA ÁREA DA DISCALCULIA?

 

No caso do pedido de avaliação ser dirigido a uma criança, a primeira consulta no SEI é realizada sob a forma de uma entrevista semi-estruturada aos pais, no sentido de recolher informação sobre o historial da criança nas diferentes vertentes do seu desenvolvimento, procurando-se igualmente obter uma descrição do problema identificado.

Posteriormente, o técnico dá inicio à aplicação das baterias de testes e de outros suportes que poderão auxiliar na caracterização das dificuldades da criança.

O processo de avaliação direta junto da criança pode decorrer entre quatro a cinco sessões, cujo objetivo é realizar o diagnóstico e identificar os fatores associados à manifestação das dificuldades nos diferentes contextos. Durante este processo, o professor titular ou o diretor de turma são também contactados pelo técnico do SEI, com o objetivo de recolher informação acerca do contexto escolar ou outros dados relevantes.

Na última etapa desta avaliação, é realizada a entrega de um relatório aos pais, na qual é apresentada uma caracterização detalhada das áreas avaliadas e das necessidades terapêuticas traçadas numa proposta de intervenção.

Idealmente, a avaliação de uma perturbação da aprendizagem especifica ao nível do cálculo – discalculia, deve ser feita um pouco antes de terminar o segundo ano de escolaridade. Em fases posteriores, o diagnóstico e a intervenção podem também ser realizados, no entanto apresentam um prognóstico mais reservado.

No caso deste processo se destinar à avaliação de um jovem ou adulto, esta tem inicio logo na primeira consulta e o número de sessões de avaliação dependerá, igualmente, das especificidades de cada caso.

COMO DECORREM AS CONSULTAS DE INTERVENÇÃO NA ÁREA DA DISCALCULIA?

 

O programa de intervenção realizado no SEI, construído com base na observação diagnóstica prévia, tem como objetivo a reeducação das áreas subdesenvolvidas e que, por isso, revelam necessidade de desenvolvimento ou otimização. Associadas ao programa de reeducação ao nível da discalculia, podem constar ainda outras estratégias de intervenção facilitadoras do processo da aprendizagem do individuo. Sempre que possível, a metodologia aplicada nas sessões de intervenção do SEI deve ser utilizada nos outros contextos onde a criança se insere, nomeadamente em casa e na escola.

A periodicidade da intervenção é variável, sendo definida em função dos objetivos a atingir e do perfil identificado na avaliação. O mesmo se verifica com o tempo total de intervenção, o qual pode variar de caso para caso.

Ao longo do processo de intervenção, vão sendo realizadas reavaliações periódicas, no sentido de recolher informação acerca do ritmo de desenvolvimento, das áreas que ainda carecem de intervenção e, por fim, da necessidade de continuar a beneficiar de intervenção.

A CONSULTA NA ÁREA DA DISCALCULIA PODE SER PRESENCIAL, NA ESCOLA OU ONLINE?

 

As consultas de avaliação e de intervenção na área da discalculia decorrem nas instalações do SEI, em Carcavelos. Poderão também decorrer em regime de domicílio ou na escola, na zona de Lisboa/Cascais, desde que o programa terapêutico seja passível de ser aplicado nesses contextos. As consultas podem também ser realizadas num formato online, através de várias plataformas colaborativas especiais.

O que é a discalculia - video do canal Youtube do Sei

Sinais de Alerta de Discalculia - video do canal Youtube do Sei

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