Psicologia Clínica

À semelhança do corpo, a mente também precisa, por vezes, de um “fisioterapeuta”, que diagnostique um problema e estabeleça técnicas para um modo de vida mais saudável.

Numa sociedade mais exigente, com novas formas de comunicação, em que a relação com o outro e a afirmação pessoal são essenciais na vida privada e mais ainda no mundo profissional, a psicologia clínica é um importante instrumento para potenciar as capacidades individuais.

A nossa intervenção procura apoiar o desenvolvimento de competências que contribuam para melhores relações interpessoais, a resolução de conflitos e dificuldades psicológicas de adaptação a novos ambientes.

Estratégias que respeitam a singularidade de cada criança e adulto com quem trabalhamos.

Mais do que metas, propomos ajudar a abrir caminhos, em que o psicólogo é o profissional que guia na conquista de um maior conhecimento interior.

Na maioria dos casos, a angústia e a dificuldade em superar determinados obstáculos sociais e emocionais encontram uma solução na compreensão dos próprios sentimentos e atitudes.

Por vezes, são pequenas mudanças que contribuem para grandes vitórias melhorando o bem-estar de uma criança ou de um adulto.

Uma resposta que surge de dentro para fora, mas que nem sempre é possível encontrar sem um apoio especializado.

Para quem?

Apoiamos crianças, adolescentes e adultos, respeitando todas as etapas do desenvolvimento.

Quando a intervenção clínica é dirigida aos mais novos, integramos os adultos que os rodeiam.  Procuramos envolver os pais, os professores e os educadores, dando-lhes ferramentas para que sejam parte integrante na resolução do problema e apoio à criança.

Somos também especialistas em aconselhamento parental, um apoio destinado a pais, de crianças e adolescentes, que sintam necessidade de encontrar ferramentas educativas para melhor ajudarem os filhos na exigente tarefa educativa.

Recorrer a um psicólogo clínico deve ser visto como o primeiro passo de quem quer, com ajuda, encontrar o seu equilíbrio e bem-estar psicológico.

Como decorre?

A intervenção clínica pode ajudar a resolver problemas sociais e emocionais, relacionados com fobias, medos, luto, divórcio, sexualidade, distúrbios alimentares, perturbações de personalidade, dificuldades de relacionamento interpessoal, agressividade, ansiedade, depressão, entre outras desordens relacionadas com o desenvolvimento social e afetivo.

Se tivermos perante uma criança, entendemos que a primeira consulta deve ser feita com os pais, que poderão contribuir para uma melhor definição do problema e do historial do menor.

Nas sessões seguintes, estamos com a criança no sentido de avaliar as áreas principais, alertadas pelos pais.

No final da avaliação, em conjunto, passamos à definição da estratégia mais adequada para resolver o problema.

O tempo da intervenção varia de caso para caso.

Durante todo o acompanhamento temos a preocupação, constante, de realizar sessões periódicas para avaliar a evolução e reavaliar a estratégia, se for caso disso.

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

Preencha o formulário abaixo para agendar uma consulta. Iremos entrar em contacto consigo para confirmar o horário, a especialidade e o técnico.

DÚVIDAS? Use o serviço PERGUNTE AGORA antes de agendar a consulta. Respostas rápidas e claras dos nossos técnicos. Deixa a sua pergunta >