Formação

A equipa do SEI acredita que a transmissão do conhecimento é um vetor essencial no desenvolvimento e capacitação de educadores naturais (pais, avós,…), profissionais (professores, psicólogos, psicopedagogos, técnicos das mais diversas áreas do saber,…) e estudantes universitários, aquando da interação com crianças e jovens nos mais variados contextos de intervenção. Neste sentido, desenvolve anualmente ações de sensibilização, ações de formação e workshops sobre temáticas diversas na área do desenvolvimento humano com maior incidência nas várias etapas desenvolvimentais desde a idade pré-escolar até à adolescência. As referidas ações podem decorrer nas instalações do SEI ou em entidades com as quais se estabeleça uma parceria, como escolas ou outras instituições das mais diversas índoles.

APRENDER MATEMÁTICA – JOGOS E ESTRATÉGIAS

Nesta mini formação serão apresentadas as aptidões mais importantes, abordando posteriormente estratégias e jogos que permitem otimizá-las.

AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

Nesta formação focar-se-ão as funções do Psicólogo Escolar, os seus domínios de ação e as atividades passíveis de serem implementadas por si em contexto escolar.

BULLYING – ESTRATÉGIAS EM CONTEXTO ESCOLAR

Esta mini formação pretende dotar os seus participantes da capacidade de identificar, lidar e prevenir situações de bullying, tanto em contexto escolar como noutros.

DIFICULDADES COMPORTAMENTAIS NA SALA DE AULA

Esta formação integra uma parte teórica e uma parte de intervenção/apresentação de indicações para orientar a identificação, prevenção e intervenção sobre os comportamentos disruptivos.

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Nesta formação o objetivo é enquadrar o conceito de Dificuldades de Aprendizagem Específicas à luz da lei atual e, consequentemente, classificar e definir as principais dificuldades de aprendizagem específicas nas áreas da leitura e escrita e do cálculo.

DISCALCULIA - AVALIAÇÃO E ESTRATÉGIAS

Esta mini formação foca-se por um lado, no processo de avaliação das dificuldades de aprendizagem na Matemática e no Despiste de Discalculia e, por outro, no acompanhamento e reeducação psicopedagógica realizados nestes casos.

DISLEXIA – AVALIAÇÃO E ESTRATÉGIAS

Nesta formação o objetivo principal é definir e classificar a Dislexia enquanto Perturbação de Aprendizagem Específica da Leitura e da Escrita, com o intuito de sensibilizar pais, professores e técnicos para os sinais de alerta importantes.

GESTÃO DO STRESSE – ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS

Esta mini formação foca-se na análise e exercícios (individuais e em grupo) sobre o que é o stresse, os efeitos secundários de uma gestão ineficaz do mesmo e as diferentes técnicas que podem ser utilizadas individualmente para encontrar um equilíbrio satisfatório.

JOGOS DE LECTO-ESCRITA ( I ) – PRÉ-REQUISITOS

Nesta mini formação serão apresentadas as pré-aptidões mais importantes, abordando posteriormente estratégias e jogos que permitem otimizá-las.

JOGOS DE LECTO-ESCRITA (II) – DESCODIFICAÇÃO E CODIFICAÇÃO

Nesta mini formação serão sugeridas atividades e jogos para realizar com crianças que se encontrem a frequentar o 1º ciclo ou que, frequentando outros ciclos, tenham sido diagnosticadas com dislexia.

MÉTODO KIEL – INSTRUMENTO PARA A MATEMÁTICA

O objetivo desta mini formação incide sobre a eficácia do Método Kiel – imagens numéricas como programa de intervenção precoce nas Dificuldades da Matemática e na apresentação de atividades e jogos práticos e lúdicos que podem ser aplicados por pais, técnicos e professores.

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL – APTIDÕES VOCACIONAIS E PROFISSIONAIS

Esta formação terá como objetivo fazer o enquadramento teórico da área de Orientação Vocacional e explicar como decorre processo.

PERTURBAÇÃO DE HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO

Nesta formação o objetivo principal será sugerir algumas estratégias e procedimentos úteis aos pais, professores ou outros técnicos que lidam diariamente com crianças e adolescentes com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA).

PRÉ-REQUISITOS DA LEITURA E DA ESCRITA

Nesta formação o objetivo principal é definir as pré-aptidões fundamentais à aquisição da aprendizagem da leitura e da escrita, com especial enfoque na consciência fonológica e na sugestão de estratégias de promoção dessas pré-aptidões.