Formação

A equipa do SEI acredita que a transmissão do conhecimento é um vetor essencial no desenvolvimento e capacitação de educadores naturais (pais, avós,…), profissionais (professores, psicólogos, psicopedagogos, técnicos das mais diversas áreas do saber,…) e estudantes universitários, aquando da interação com crianças e jovens nos mais variados contextos de intervenção. Neste sentido, desenvolve anualmente ações de sensibilização, ações de formação e workshops sobre temáticas diversas na área do desenvolvimento humano com maior incidência nas várias etapas desenvolvimentais desde a idade pré-escolar até à adolescência. As referidas ações podem decorrer nas instalações do SEI ou em entidades com as quais se estabeleça uma parceria, como escolas ou outras instituições das mais diversas índoles.

Ler ou Não Ler, Eis a Questão

Nesta formação serão apresentados os processos implicados na aprendizagem e no ensino da leitura assim como as dificuldades inerentes.

Aprender a Pensar Grande Enquanto são Pequenos

Nesta formação serão apresentadas as ferramentas cognitivas necessárias para identificar e maximizar o potencial de desenvolvimento e as capacidades para aprender de cada criança.

APRENDER MATEMÁTICA – JOGOS E ESTRATÉGIAS

Nesta mini formação serão apresentadas as aptidões mais importantes, abordando posteriormente estratégias e jogos que permitem otimizá-las.

AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

Nesta formação focar-se-ão as funções do Psicólogo Escolar, os seus domínios de ação e as atividades passíveis de serem implementadas por si em contexto escolar.

BULLYING – ESTRATÉGIAS EM CONTEXTO ESCOLAR

Esta mini formação pretende dotar os seus participantes da capacidade de identificar, lidar e prevenir situações de bullying, tanto em contexto escolar como noutros.

DIFICULDADES COMPORTAMENTAIS NA SALA DE AULA

Esta formação integra uma parte teórica e uma parte de intervenção/apresentação de indicações para orientar a identificação, prevenção e intervenção sobre os comportamentos disruptivos.

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Nesta formação o objetivo é enquadrar o conceito de Dificuldades de Aprendizagem Específicas à luz da lei atual e, consequentemente, classificar e definir as principais dificuldades de aprendizagem específicas nas áreas da leitura e escrita e do cálculo.

DISCALCULIA - AVALIAÇÃO E ESTRATÉGIAS

Esta mini formação foca-se por um lado, no processo de avaliação das dificuldades de aprendizagem na Matemática e no Despiste de Discalculia e, por outro, no acompanhamento e reeducação psicopedagógica realizados nestes casos.

DISLEXIA – AVALIAÇÃO E ESTRATÉGIAS

Nesta formação o objetivo principal é definir e classificar a Dislexia enquanto Perturbação de Aprendizagem Específica da Leitura e da Escrita, com o intuito de sensibilizar pais, professores e técnicos para os sinais de alerta importantes.

GESTÃO DO STRESSE – ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS

Esta mini formação foca-se na análise e exercícios (individuais e em grupo) sobre o que é o stresse, os efeitos secundários de uma gestão ineficaz do mesmo e as diferentes técnicas que podem ser utilizadas individualmente para encontrar um equilíbrio satisfatório.

JOGOS DE LECTO-ESCRITA ( I ) – PRÉ-REQUISITOS

Nesta mini formação serão apresentadas as pré-aptidões mais importantes, abordando posteriormente estratégias e jogos que permitem otimizá-las.

JOGOS DE LECTO-ESCRITA (II) – DESCODIFICAÇÃO E CODIFICAÇÃO

Nesta mini formação serão sugeridas atividades e jogos para realizar com crianças que se encontrem a frequentar o 1º ciclo ou que, frequentando outros ciclos, tenham sido diagnosticadas com dislexia.

MÉTODO KIEL – INSTRUMENTO PARA A MATEMÁTICA

O objetivo desta mini formação incide sobre a eficácia do Método Kiel – imagens numéricas como programa de intervenção precoce nas Dificuldades da Matemática e na apresentação de atividades e jogos práticos e lúdicos que podem ser aplicados por pais, técnicos e professores.

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL – APTIDÕES VOCACIONAIS E PROFISSIONAIS

Esta formação terá como objetivo fazer o enquadramento teórico da área de Orientação Vocacional e explicar como decorre processo.

PERTURBAÇÃO DE HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO

Nesta formação o objetivo principal será sugerir algumas estratégias e procedimentos úteis aos pais, professores ou outros técnicos que lidam diariamente com crianças e adolescentes com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA).

PRÉ-REQUISITOS DA LEITURA E DA ESCRITA

Nesta formação o objetivo principal é definir as pré-aptidões fundamentais à aquisição da aprendizagem da leitura e da escrita, com especial enfoque na consciência fonológica e na sugestão de estratégias de promoção dessas pré-aptidões.