Workshop Sei: Métodos e Técnicas de Estudo

PARA CRIANÇAS E JOVENS DO 2º E 3º CICLO

4 e 11 de Março de 2017

“Não consigo estudar a matéria toda! Não sei por onde começar! Memorizo a matéria ou faço exercícios?”
São estas as principais dificuldades que crianças e jovens frequentemente manifestam no seu dia-a-dia quando têm de preparar-se para um teste de avaliação.

E se existirem técnicas e truques que tornem o estudo mais fácil?

Se escuta com frequência estes desabafos do seu filho, então este workshop é para ele. Dirigido para todos os alunos que sentem estas preocupações, o workshop SEI irá disponibilizar diversas ferramentas pedagógicas através da simulação concreta de situações de estudo. As estratégias psicopedagógicas serão direcionadas para todas as fases do pré-estudo e estudo, isto é, para a organização, planificação, aquisição e exposição das matérias. No final do workshop, espera-se que a criança ou o jovem tenham aprendido as técnicas mínimas necessárias para implementar hábitos de estudo na sua rotina diária.
As técnicas aprendidas representam medidas fundamentais não só para o sucesso escolar, mas também para o desenvolvimento de outras competências como a autonomia, a auto-estima e a responsabilidade.

 

Conteúdos:

1. O que é estudar?
2. Por onde começar?
3. Diferentes disciplinas: diferentes métodos
4. Planificação de 3 dias
5. Estratégias para decorar conteúdos
6. Estratégias para resumir conteúdos
7. Estratégias para sublinhar/realçar conteúdos
8. Como adquirir um novo hábito e mantê-lo
9. Aplicação prática – simulação de situações concretas

 

Para quem se dirige o Workshop SEI?

Para alunos do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico.

 

Quando e onde vai decorrer?

Sábados, 4 e 11 de Março de 2017, das 10h30 às 12h30
Centro SEI, R. Dr. José Joaquim de Almeida 808
2775-595 Carcavelos

 

Formadores:

Fabian Stamate e Tânia Rangel
Psicopedagogos do Centro SEI, especializados na área das Dificuldades de Aprendizagem Gerais e nas Perturbações Específicas da Leitura e da Escrita. Têm experiência ao nível da adaptação e tradução de instrumentos de avaliação na área das Necessidades Educativas Especiais. Para além disso, atuam nas áreas do cálculo, atenção/concentração, treino cognitivo, técnicas e métodos de estudo, programas comportamentais, orientação vocacional. Criam materiais de intervenção na área da leitura e da escrita em co-autoria e dão formação ao nível de materiais e jogos para reeducação da dislexia.

 

Preço

38€ por participante; 30€ por participante, no caso de dois irmãos

INSCRIÇÕES