Avaliação e Intervenção no Contexto Escolar – O Psicólogo Escolar

Segundo a Federação Nacional de Educação e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (2013), atualmente existe um Psicólogo Escolar, para cada mil e setecentos alunos, o que consideram um “rácio insuficiente”.
Nesse sentido, torna-se fundamental que o Psicólogo Escolar tenha como bem definidas as suas áreas de atuação na Escola e que atividades pode implementar, de forma a conseguir alcançar um maior número de alunos, prestando um serviço de qualidade.
Esta formação SEI tem por objetivo o enfoque nas funções do Psicólogo Escolar, apresentando os seus domínios de ação e as atividades passíveis de serem implementadas por si em contexto escolar. Será dada particular importância aos processos de avaliação e de intervenção.
Ao longo da formação serão apresentados documentos e materiais que ilustram as diversas atividades.

Programa da Formação em Avaliação e Intervenção no Contexto Escolar – O Psicólogo Escolar

1ª PARTE
As funções do Psicólogo na Escola (D.L. nº 190/91, de 17 de Maio);
A Avaliação Psicológica:
– Avaliação coletiva e avaliação individual;
Processo de Avaliação:
– Pedido;
– Recolha de dados;
– Análise de dados;
– Conclusões (diagnóstico);
– Devolução de resultados (entrevista e relatórios).

INTERVALO

2ª PARTE
Educação Especial (D.L. nº 3/2008, de 7 de janeiro);

PAUSA PARA ALMOÇO

3ª PARTE
Intervenção Remediativa:
– Reencaminhamento e coordenação, medidas e intervenção psicopedagógica;
Intervenção Preventiva:
– Programas de promoção de competências e ações de Mini-Formação.

INTERVALO

– Apresentação de casos.

Para quem?

Dirige-se a Psicólogos, Professores, Psicopedagogos e outros técnicos interessados.
Estudantes de Psicologia e de áreas de estudo de vertente educacional.

Formadoras

Joana Carneiro, Psicóloga Educacional com mestrado em Psicologia Escolar e com
experiência de vários anos de Gabinete em Colégio Particular, técnica do SEI.

Sara Simões, Psicóloga Educacional no Serviço de Psicologia e Orientação num colégio particular (ano letivo de 2001/02 a 2009/10) e numa escola pública (ano letivo de 2000/01 a 2008/09), técnica do SEI.

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