Comportamento na Sala de Aula – Dificuldades comportamentais na Escola

As exigências do ensino são cada vez mais complexas. Um ambiente positivo, calmo e construtivo em sala de aula é fundamental para o sucesso do ensino e das aquisições académicas. Como tal, é de extrema importância que os professores, hoje em dia, estejam munidos de estratégias para prevenir, mas também, gerir os comportamentos disruptivos que possam surgir na sua sala de aula
Esta formação SEI tem por objetivo focar-se em técnicas, estratégias e procedimentos úteis para prevenir e gerir o comportamento disruptivo em sala de aula.
Esta formação SEI terá uma parte mais expositiva, centrada na teoria e apresentação do corpo teórico que será a matriz da intervenção, e uma parte mais prática, centrada na intervenção e apresentação de indicações gerais e específicas para orientar a identificação, a prevenção e a intervenção sobre os comportamentos disruptivos.

Programa da Formação em Comportamento na sala de aula

1ª PARTE
– Definição;
– Tipo de comportamentos disruptivos;
– Consequências da disrupção escolar.

INTERVALO

2ª PARTE
– Como avaliar;
– Diferenciação entre comportamento disruptivo e outras dificuldades comportamentais;
– Modelos teóricos de intervenção.

PAUSA PARA ALMOÇO

3ª PARTE
Intervenção
– Algumas indicações gerais;
– Gestão de sala de aula.

INTERVALO

Intervenção (continuação):
– Técnicas de controlo e modificação comportamental;
– Treino de competências.

Para quem?

Dirige-se a estudantes e recém-licenciados em psicologia, Psicólogos, Psicopedagogos, Professores e outros Técnicos interessados.

Formadoras

Joana Carneiro, Psicóloga Educacional com mestrado em Psicologia Escolar e com experiência de vários anos de Gabinete em Colégio Particular, técnica do SEI.

Sara Simões, Psicóloga Educacional no Serviço de Psicologia e Orientação num colégio particular (ano letivo de 2001/02 a 2009/10) e numa escola pública (ano letivo de 2000/01 a 2008/09), técnica do SEI.

Conhece as nossas outras formações? Formações especializadas para pais, professores e técnicos.

Subscreva a nossa Newsletter e receba notificações sobre as próximas formações.