Dificuldades de Aprendizagem – Dislexia, Discalculia, Disortografia e Disgrafia

Estudos realizados têm demonstrado que a prevalência de dificuldades de aprendizagem específicas entre os alunos portugueses tem vindo a aumentar ao longo dos anos.
No universo da população total de estudantes portugueses, entre 5% a 10% tem alguma dificuldade de aprendizagem específica. Dessa percentagem, para cada 3 rapazes, existe uma rapariga com dificuldade de aprendizagem específica.
Sabemos também, que, dos cerca de 250.000 adolescentes e adultos que existem em Portugal com necessidades educativas especiais (NEE), 48% são alunos com dificuldades de aprendizagem específicas.
Este é já um universo substancial de alunos, o que leva a que, cada vez mais, pais, professores e técnicos se deparem com estas situações e sintam a necessidade de estar preparados para identificar e dar resposta a estas situações cada vez mais frequentes.
Nesta formação SEI, o objetivo principal é enquadrar o conceito de Dificuldades de Aprendizagem Específicas à luz da lei atual e, consequentemente, classificar e definir as principais dificuldades de aprendizagem específicas nas áreas da leitura e escrita (dislexia, disgrafia e disortografia) e do cálculo (discalculia).
Pretende-se que pais, técnicos e professores estejam a par das competências prévias necessárias à aquisição dessas aprendizagens e das estratégias que podem aplicar para promovê-las.
No final da formação serão ainda apresentadas algumas estratégias práticas específicas, dirigidas para cada uma das perturbações anteriormente assinaladas, para otimizar as áreas que se encontram subdesenvolvidas.

Programa da Formação em Dificuldades de Aprendizagem

1ª PARTE
– Definição de DA;
– Classificação DSM-IV;
– DA específicas de leitura e escrita;
– DA específicas de matemática

INTERVALO

2ª PARTE
– Competências prévias das diferentes aprendizagens e sua promoção;

PAUSA PARA ALMOÇO

3ª PARTE
Estratégias práticas:
– para ultrapassar as dificuldades
– nas avaliações das crianças com DA

INTERVALO

4ª PARTE
– Princípios gerais da aprendizagem em sala de aula;

Para quem?

Dirige-se a pais, professores e outros técnicos interessados.

Formadores

Esta mini formação é da responsabilidade de Fabian Stamate e Tânia Rangel, ambos Psicopedagogos do SEI e especialistas na área da leitura e da escrita.

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