Dislexia – avaliação e estratégias para pais e professores

Estudos recentes realizados em Portugal revelaram que a prevalência da Dislexia entre crianças do 2º, 3º e 4º anos do primeiro ciclo do ensino básico se aproxima dos 5,4 %.
Uma percentagem relevante e significativa à qual se poderá dar uma resposta precoce e atempada, se pais, professores e técnicos estiverem aptos a identificar os sinais de alerta importantes para que possam, desde logo, procurar ajuda especializada.
Nesta formação SEI, o objetivo principal é definir e classificar a Dislexia enquanto Perturbação de Aprendizagem Específica da Leitura e da Escrita, com o intuito de sensibilizar pais, professores e técnicos para os sinais de alerta importantes.
A par disso, é relevante fazer referência aos processos de avaliação e intervenção, focando parte da formação na sugestão de estratégias práticas para aplicar em contexto de sala de aula e especificamente em momentos de avaliação.

Programa da Formação em Dislexia

1ª PARTE
A Aprendizagem da Leitura:
– Hierarquia do Processo de Aquisição
– Pré-aptidões/Pré-requisitos

Insucesso Escolar Vs Dificuldades de Aprendizagem (DA):
– Definição de DA
– Classificação Internacional
– DA Específicas

Dislexia:
– Definição
– Erros Típicos
– Critérios Diagnóstico
– Características Frequentes

INTERVALO

2ª PARTE
O Papel da Escola e do Professor Junto do Aluno com Dislexia:
– Estratégias Práticas:
1 – Nas avaliações
2 – Durante as aulas

– Atividades extra para funções inferiores e superiores
– Exemplo de um teste Diferenciado

Para quem?

Dirige-se a pais, professores e outros técnicos interessados.

Formadores

Esta mini formação é da responsabilidade de Fabian Stamate e Tânia Rangel, ambos Psicopedagogos do SEI e especialistas na área da leitura e da escrita.

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