Jogos de Lecto-Escrita ( I ) – Desenvolver os Pré-Requisitos da Leitura e da Escrita

As pré-aptidões de lecto-escrita são um conjunto de competências que a criança tem que desenvolver e dominar para conseguir aceder à leitura e à escrita com sucesso. Estas competências deverão estar adquiridas quando a criança inicia o primeiro ano de escolaridade.
Em crianças com dislexia ou que têm dificuldade em aprender a ler e a escrever, estas pré-aptidões apresentam-se frequentemente subdesenvolvidas.
Nesta mini formação SEI serão apresentadas as pré-aptidões mais importantes, abordando posteriormente estratégias e jogos que permitem otimizá-las.

Programa da Formação em Jogos de Lecto-Escrita (I) – Desenvolver os Pré-Requisitos da Leitura e da Escrita

1ª PARTE
Apresentação e breve explicação das pré-aptidões importantes para a leitura e para a escrita:
– Nome de letras;
– Sons de letras;
– Sequência alfabética;
– Consciência fonológica;
– Discriminação auditiva;
– Reflexão morfo-sintática;
– Linguagem oral;
– Vocabulário.

INTERVALO

– Apresentação e explicação de alguns materiais e jogos do SEI, usados para treinar as pré-aptidões de lecto-escrita.

INTERVALO

2ª PARTE
– Dicas para a criação de jogos e materiais para trabalhar as pré-aptidões de lecto- escrita.

Para quem?

Dirige-se a psicólogos, psicopedagogos, professores, estudantes da área, pais e outros técnicos interessados.

Formadores

Esta mini formação é da responsabilidade de Fabian Stamate e Tânia Rangel, ambos Psicopedagogos do SEI e especialistas nas áreas da leitura e da escrita.

Conhece as nossas outras formações? Formações especializadas para pais, professores e técnicos.

Subscreva a nossa Newsletter e receba notificações sobre as próximas formações.