Orientação Vocacional – Avaliar as Aptidões Vocacionais e Profissionais

As escolhas que os jovens têm que tomar, hoje em dia, apresentam um impacto significativo no percurso vocacional dos mesmos. A tomada de decisão é um processo complexo, onde surgem dúvidas e incertezas, relativamente às escolhas vocacionais.
É importante que os técnicos tenham conhecimento da forma como decorre o processo de orientação vocacional e que tipo de atividades de exploração podem ser implementadas, de modo a proporcionar aos jovens a melhor orientação possível.
Esta formação SEI terá como objetivo fazer o enquadramento teórico da área de Orientação Vocacional e explicar como decorre processo.
Deste modo, esta formação terá uma parte mais expositiva, centrada na teoria e apresentação do corpo teórico, que será a matriz da intervenção, e uma parte mais prática, centrada no desenvolvimento do processo de Orientação Vocacional, nomeadamente a implementação de atividades de exploração e do processo de avaliação psicológica, a elaboração do relatório de Orientação Vocacional e a entrevista final com vista à tomada de decisão.

Programa da Formação em Orientação Vocacional

1ª PARTE
– A Orientação Vocacional – perspetivas/evolução;
– O papel do Psicólogo na escola – competências a nível da orientação escolar e profissional (D.L. nº 190/91, de 17 de Maio).

INTERVALO

2ª PARTE
O processo de Orientação Vocacional:
– Intervenção individual/em grupo
– Atividades de autoconhecimento;
– Atividades de transmissão/recolha de informação.

PAUSA PARA ALMOÇO

3ª PARTE
O processo de Orientação Vocacional:
– Avaliação Psicológica – interesses e aptidões;
– Elaboração do relatório de Orientação Vocacional.

INTERVALO

O processo de Orientação Vocacional (continuação):
– Entrevista de devolução de resultados;
– Envolvimento da comunidade educativa neste processo.

Para quem?

Dirige-se a Estudantes, recém-licenciados em Psicologia e Psicólogos.

Formadoras

Joana Carneiro, Psicóloga Educacional com mestrado em Psicologia Escolar e com experiência de vários anos de Gabinete em Colégio Particular, técnica do SEI.

Sara Simões, Psicóloga Educacional no Serviço de Psicologia e Orientação num colégio particular (ano letivo de 2001/02 a 2009/10) e numa escola pública (ano letivo de 2000/01 a 2008/09), técnica do SEI.

Conhece as nossas outras formações? Formações especializadas para pais, professores e técnicos.

Subscreva a nossa Newsletter e receba notificações sobre as próximas formações.