PHDA – Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção

Segundo diversos estudos, é frequente que as crianças que apresentam um quadro de PHDA, apresentem igualmente um quadro de dificuldades de aprendizagem, quer seja ao nível da leitura, da escrita ou do cálculo. Estas dificuldades podem manifestar-se devido aos problemas de atenção, memória e ao reduzido controlo comportamental. Além disso, poderão ter, igualmente dificuldades nas aptidões sócio-afetivas.
Nesse sentido, torna-se importante que os pais, professores e técnicos, estejam dotados de estratégias específicas que facilitem a gestão comportamental, de modo a contribuir para um desenvolvimento mais harmonioso da criança com PHDA.
Nesta formação SEI, o objetivo principal será sugerir algumas estratégias e procedimentos úteis aos pais, professores ou outros técnicos que lidam diariamente com crianças e adolescentes com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA).
Esta formação SEI terá uma parte expositiva e outra essencialmente prática. Assim, num primeiro momento irá centrar-se na teoria que está por trás desta perturbação, apresentando o corpo teórico que serve de matriz à intervenção.
Num segundo momento, irá centrar-se na intervenção propriamente dita, sendo apresentadas indicações gerais e específicas que servem de ajuda na orientação da intervenção e, também, na gestão diária do comportamento de crianças e adolescentes com PHDA nos diferentes contextos de vida.

Programa da Formação em PHDA

1ª PARTE
– Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção – Definição, Critérios de diagnóstico (DSM IV) e subtipos;
– Prevalência;
– Etiologia;
– Comorbilidade;
– Modelo Teórico.

INTERVALO

2ª PARTE
– Intervenção – Algumas indicações gerais;
– Intervenção Psicopedagógica – Treino de Competências;
– Técnicas, Estratégias e Procedimentos úteis no contexto de sala de aula e no contexto familiar;
– Integração na Educação Especial e Adequações no processo de ensino e de aprendizagem;SDAS

3ª PARTE
– Casos práticos
INTERVALO
– Casos Práticos (continuação)

Para quem?

Dirige-se a Estudantes, recém-licenciados em Psicologia, Psicólogos, Pais e Professores.

Formadores

Joana Carneiro, Psicóloga Educacional com mestrado em Psicologia Escolar e com experiência de vários anos de Gabinete em Colégio Particular, técnica do SEI.

Sara Simões, Psicóloga Educacional no Serviço de Psicologia e Orientação num colégio particular (ano letivo de 2001/02 a 2009/10) e numa escola pública (ano letivo de 2000/01 a 2008/09), técnica do SEI.

Conhece as nossas outras formações? Formações especializadas para pais, professores e técnicos.

Subscreva a nossa Newsletter e receba notificações sobre as próximas formações.