Pré-Requisitos da Leitura e da Escrita – Estratégias para nível Pré-Escolar e Primeiro Ano

Diversos estudos e seus autores defendem que, tendo em conta que o sistema alfabético se baseia em fonemas (sons), ter consciência dos mesmos desde cedo é um requisito de extrema importância para uma relação mais positiva entre os processos de leitura e escrita. Deste modo, a noção de que a língua falada se segmenta em diferentes unidades (frase em palavras/palavras em sílabas/sílabas em fonemas) promove, em associação com a noção das regras da correspondência grafema-fonema, a aquisição da escrita com mais facilidade.
Neste sentido, a aprendizagem da leitura e da escrita desenvolve-se de forma hierárquica. Ou seja, para aprender a ler e a escrever, a criança precisa primeiro de dominar um conjunto de pré-aptidões. Quando a manipulação destas pré-aptidões ainda não está dominada, a criança tem muitas dificuldades em discriminar corretamente o som e a forma das letras, não conseguindo codificar (escrever) nem descodificar (ler) de forma satisfatória.
Neste sentido, nesta formação SEI, o objetivo principal é definir as pré-aptidões fundamentais à aquisição da aprendizagem da leitura e da escrita, com especial enfoque na consciência fonológica e na sugestão de estratégias de promoção dessas pré-aptidões.

Programa da Formação em Pré-Requisitos da Leitura e da Escrita

1ª PARTE
Definição das pré-aptidões e da função de cada uma na aquisição das competências de leitura e escrita:
– Nome de letras;
– Sons de Letras;
– Sequência Alfabética;
– Segmentação Silábica;
– Reconstrução Silábica;

Estratégias de promoção das pré-aptidões

INTERVALO

2ª PARTE
Definição das pré-aptidões e da função de cada uma na aquisição das competências de leitura e escrita:
– Segmentação Fonémica;
– Reconstrução Fonémica;
– Identificação de Rimas;
– Identificação do Fonema Inicial;
– Identificação do Fonema Final;

Estratégias de promoção das pré-aptidões

Para quem?

Dirige-se a pais, professores, educadores e outros técnicos interessados.

Formadores

Esta mini formação é da responsabilidade de Fabian Stamate e Tânia Rangel, ambos Psicopedagogos do SEI e especialistas na área da leitura e da escrita.

Conhece as nossas outras formações? Formações especializadas para pais, professores e técnicos.

Subscreva a nossa Newsletter e receba notificações sobre as próximas formações.