Jogos e Atividades para Pais e Professores

A Equipa do Centro SEI partilha consigo algumas das atividades originais ou adaptadas que utiliza nas sessões de intervenção. Todas as semanas, divulgamos uma nova atividade que poderá realizar com o seu filho ou com o seu aluno.

FRASES SIMPLES

 

ÁREAS TRABALHADAS: Codificação

 

OBJETIVO: Distribuem-se cartões com imagem de um lado e a respetiva palavra do outro. De seguida a criança lança o dado e escolhe uma palavra com o número de letras que saiu no dado. Coloca a carta com a imagem virada para cima e com as letras móveis escreve a palavra.

CAÇA PALAVRAS

 

 

ÁREAS TRABALHADAS: Nome de Letras e Codificação

 

OBJETIVO cada um tira 10 letras de um saco e a partir delas constrói uma palavra. Ir buscar o número de peças correspondente ao número de letras da palavra que construi, de modo a que fique sempre com 10.

EMPILHA CADEIRAS

ÁREAS TRABALHADAS: treino da resistência à frustração, motricidade fina e capacidade de planificação

 

OBJETIVO: A criança e o adulto têm que, um de cada vez, tentar empilhar uma cadeira sem que as restantes caiam.

Transforma o corpo numa letra

ÁREAS TRABALHADAS: identificação/nomeação do nome de letras.

OBJETIVO: 

opção 1: o adulto nomeia uma letra e a criança tem que representá-la com o seu corpo;


opção 2:
a criança escolhe uma letra para representar com o corpo e o adulto tem que nomear a letra representada;


opção 3:
o adulto representa uma letra com o corpo e a criança tem que a nomear corretamente;

Posso pagar?

ÁREAS TRABALHADAS: conhecimento e manipulação do dinheiro, correspondência dinheiro/valor numérico.

OBJETIVO: a criança ser capaz de organizar o dinheiro através das categorias cêntimo/euro, moeda/nota, ao mesmo tempo que encontra diferentes formas de pagar um artigo, convertendo posteriormente essas diferentes formas monetárias em valores numéricos (ex.: consigo fazer 1€ com 2 moedas de 50 cêntimos e isso equivale a 2 conjuntos de 5 barras, em que cada barra vale 10.

Lago dos tubarões

ÁREAS TRABALHADAS: nome de letras, sequência alfabética, codificação.

OBJETIVO: a criança ser capaz de identificar corretamente o nome das letras, ser capaz de fazer a correta ordenação da sequência alfabética e identificar as letras que constituem as palavras.

Batalha das naves

ÁREAS TRABALHADAS: treino dos truques (sons) das letras, manipulação de vocabulário.

OBJETIVO: a criança ser capaz de nomear uma palavra com um ou mais truques (sons) atacando assim o outro. Por cada truque na palavra a criança retira um feijão ao outro.

Blocos Lógicos coloridos

ÁREAS TRABALHADAS: identificação, representação e leitura/nomeação de unidades, dezenas e centenas.

OBJETIVO: a criança ser capaz de identificar, nomear e juntar corretamente a quantidade solicitada, utilizando corretamente as medidas de unidades, dezenas e centenas.

Dominós das quantidades

ÁREAS TRABALHADAS: noção e representação de quantidades.

OBJETIVO: a criança ser capaz de identificar e nomear corretamente a mesma quantidade com diferentes formas de representação.

Cartão de Cidadão das Letras

ÁREAS TRABALHADAS: o nome e os diferentes grafismos (desenhos) e sons das letras.

OBJETIVO: a criança ser capaz de identificar e nomear corretamente o nome, grafismo e som de cada letra.

Safari dos sons

ÁREAS TRABALHADAS: consciência fonológica

OBJETIVO: ganhar o maior número de animais, respondendo corretamente às perguntas. Para isso tem de ir para uma casa com uma máquina fotográfica.

Ordenação de frases

ÁREAS TRABALHADAS: treino da estrutura do texto e expressão escrita.

OBJETIVO: colocar o texto por ordem, mantendo o sentido do texto.

Ditado de números

ÁREAS TRABALHADAS: consciência da palavra e noção de frase.

OBJETIVO: ditar um pequeno texto e a criança escolhe a peça cuisinaire que corresponde ao número de letras da palavra ditada. Após terminar, dita-se novamente para a criança escrever, deixando na mesa as peças que servem como referência.

O jogo das maçãs

ÁREAS TRABALHADAS: princípio de contagem e categorizarão das cores.

OBJETIVO: cada jogador lança à vez o dado colorido. Cada face corresponde a uma cor. O jogador deve conseguir nomear as cores e distribuir as maçãs pelas árvores de forma a que as maçãs da mesma cor fiquem na mesma árvore, simultaneamente é pedido às crianças que consigam contar o número de maçãs. O primeiro jogador a conseguir completar uma árvore de maçãs da mesma cor ganha.

Escrita de palavras com manipulação de materiais tangíveis como suporte

ÁREAS TRABALHADAS: consciência silábica e fonémica na escrita, controlo da impulsividade e verificação ortográfica.

OBJETIVO: escrita de palavras com correção ortográfica, através da manipulação de materiais tangíveis como suporte.

Escrita Criativa

ÁREAS TRABALHADAS: construção frasca e expressão escrita através dos storycubes.

OBJETIVO: lançam-se os dados e a partir das imagens a criança tem que escrever uma frase (2 ou 3 dados) ou um texto (4 a 9 dados).

Observa e imita

ÁREAS TRABALHADAS: atenção, orientação e organização espacial.

OBJETIVO: dê um tempo à criança para observar a imagem (e.g. 10 segundos), depois retire o cartão com a imagem e deixe-a criar/imitar o que observou. No fim volte a mostrar o cartão para a criança confirmar o que fez.

Teatro dos sons

ÁREAS TRABALHADAS: nome e sons de letras.

OBJETIVO: crie uma lista de sons personalizada, onde faz corresponder a cada grafema (letra) desenhos que representem o/os fonemas (sons) que lhe correspondem. Por exemplo, para o A – Abóbora e Árvores, para o C – Crocodilo, Cenoura e Chinelo, e para o F – Fixe, …

Técnica da mão para a escrita

ÁREAS TRABALHADAS: expressão escrita e organização de ideias.

OBJETIVO: organizar as ideias, fazer um plano, para escrever uma história. Aqui, usámos os cinco dedos de uma mão para nos ajudar a pensar sobre as personagens, o local, o inicio, o problema e o fim da nossa história.

Matix e dinheiro

ÁREAS TRABALHADAS: sentido de número, adição, subtração, cálculo mental e noção de dinheiro.

OBJETIVO: transformar o número da peça em euros e ir somando ou subtraindo (de acordo com o valor do número que sai) à sua jogada anterior. Durante o jogo é necessário ir contabilizando o dinheiro e fazer as trocas necessárias para manter o valor atingido mas com o menor número de notas e moedas possível.

Olha e encontra

ÁREAS TRABALHADAS: atenção e concentração

OBJETIVO: encontrar imagens iguais às do nosso cartão. No final, ganha quem conseguir encontrar mais cartões com imagens iguais às do nosso!