Equipa do Centro Sei

Conheça os nossos psicólogos, terapeutas e especialistas

O SEI é um Centro que dá resposta às necessidades do desenvolvimento infantil nas suas diversas etapas. Dispomos de uma equipa multidisciplinar, formada por técnicos de diferentes áreas do desenvolvimento cognitivo, do desenvolvimento emocional e de outras áreas do desenvolvimento humano.

 

ANA CARDOSO LOPES

Psicóloga Educacional

Psicóloga Educacional, com Mestrado Integrado em Psicologia. Das suas formações, as áreas mais relevantes são em educação parental e na leitura e escrita, nomeadamente na formação “Ensinar a ler e a escrever crianças com dificuldades: treino das pré-aptidões de lecto-escrita”. No SEI faz avaliação de crianças e jovens, implementa programas de intervenção com acompanhamento e suporte às famílias. Tem experiência como Psicóloga Educacional numa Clínica e num Centro de Estudos onde fez consulta de avaliação e deu apoio Psicopedagógico. Colaborou no Projeto de Investigação financiado pela FCT: Relação entre Qualidade da Vinculação, Estilos Narrativos dos Pais e Modelos Internos Dinâmicos.

Áreas de Atuação: leitura, escrita, cálculo, atenção/concentração, treino cognitivo, técnicas e métodos de estudo, orientação vocacional.

 

ANA FILIPA SANTOS

TERAPEUTA DA FALA

Terapeuta da Fala, licenciada pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão e com Especialização Avançada em Perturbações da Comunicação, Linguagem e Fala, pelo Instituto CRIAP.
Formação Complementar em Neuropsicologia Pediátrica, Perturbação da Aprendizagem Específica (Dislexia) e Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Certificação na aplicação da Avaliação de Competências de Linguagem para a Leitura e Escrita (ACLLE).
Experiência de intervenção em contexto clínico, escolar e domiciliar desde a primeira infância à adolescência.

Áreas de Atuação: avaliação e intervenção nas áreas da comunicação, linguagem, fala, motricidade oro-facial, leitura e escrita.

 

ANA LÚCIA AGOSTINHO

PSICÓLOGA EDUCACIONAL

Psicóloga Educacional, com Mestrado Integrado em Psicologia da Educação e da Orientação. No SEI, faz avaliação psicológica de crianças e jovens, implementando programas de intervenção com acompanhamento e suporte às famílias, bem como aconselhamento vocacional. Tem experiência como Psicóloga Educacional num centro de psicologia e num serviço de atendimento à comunidade. Trabalha ainda como investigadora, ligada a dois projetos de investigação sedeados na Universidade de Lisboa.

Áreas de Atuação: leitura, escrita, cálculo, autorregulação da aprendizagem, treino cognitivo, promoção de competências socioemocionais, aconselhamento vocacional.

 

ANA RITA GONÇALVES

TERAPEUTA DA FALA

Terapeuta da Fala, licenciada com pós-graduação em Perturbações da Linguagem na Infância e Especialização Avançada em Práticas Clínicas nas Perturbações da Comunicação, Linguagem e Fala. Experiência profissional como Terapeuta da Fala em contexto escolar com crianças e pré-adolescentes, realizando a avaliação e intervenção direta e indireta nas áreas da linguagem oral e escrita. No SEI realiza avaliação e intervenção de crianças e jovens com dificuldades na linguagem oral e escrita, implementando estratégias que melhoram o seu desempenho.

Áreas de atuação: linguagem oral, articulação verbal, competências de pré-leitura e escrita e linguagem escrita.

 

ANA RITA RAMOS

Psicóloga Educacional

Psicóloga Educacional, com Mestrado Integrado em Psicologia da Educação e da Orientação. No SEI faz avaliação de crianças e jovens no âmbito das dificuldades de aprendizagem e outras perturbações do desenvolvimento, implementa programas de intervenção com acompanhamento e suporte às famílias, bem como orientação escolar e profissional. Tem experiência em psicologia educacional num gabinete de psicopedagogia de um colégio privado bem como num serviço de atendimento à comunidade.

Áreas de Atuação: leitura, escrita, cálculo, técnicas e métodos de estudo, treino cognitivo, promoção de competências sócio-emocionais, orientação vocacional.

 

Bárbara Lopes

PsicólogA educacional

Psicóloga educacional, a realizar o 2º ano do Mestrado em Psicologia da Educação no ISPA - Instituto Universitário. No SEI faz avaliação com crianças e jovens no âmbito das dificuldades de aprendizagem e implementa programas de intervenção com acompanhamento às famílias. Têm interesse nas dificuldades ao nível da leitura e da escrita, da atenção/concentração e nas perturbações do desenvolvimento.

Áreas de Atuação: leitura, escrita, cálculo, atenção, perturbações do desenvolvimento.

 

BRUNO AFONSO

Psicólogo Clínico

Psicólogo Clínico, com especialização em Psicoterapia e Psicologia do Desporto. Encontra- se em fase de acreditação na sua especialização em EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing). No SEI dá consultas de Psicoterapia e Aconselhamento Psicológico, implementa programas de intervenção com acompanhamento e suporte às famílias. Exerce a sua atividade tanto em português como em alemão. Tem experiência ao nível da Psicologia Clínica, integrando equipas de reabilitação e integração social de toxicodependentes. Faz acompanhamentos de cessação tabágica, dando aconselhamento, apoio e suporte. Em contexto de clínica privada faz psicoterapia e desenvolve competências emocionais e sociais com crianças e jovens.

Áreas de Atuação: leitura, escrita, atenção/concentração, psicoterapia, psicopatologia, personalidade, pânico, ansiedade, depressão, distúrbios alimentares, fobia, problemas conjugais, performance, psicologia do desporto, cessação tabágica, toxicodependência.

 

Carolina barros costa

PsicólogA DO DESENVOLVIMENTO

Psicóloga do Desenvolvimento, a realizar o 2º ano do Mestrado Integrado em Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento. No SEI faz avaliação e intervenção de crianças e jovens e oferece suporte e acompanhamento às famílias. Têm interesse em conflitos familiares, ansiedade e depressão, autoestimas baixas, inseguranças, distúrbios alimentares, alterações do estado emocional, alterações do comportamento, comportamentos de oposição, agressividade, dificuldades de gestão emocional, dificuldades de regulação comportamental, sono, adição reinserção, PHDA.


Áreas de Atuação: Dificuldades de aprendizagem, atenção e concentração, Ansiedade, Depressão, Conflitos, Alterações do Estado Emocional e/ou do Comportamento,Comportamentos Internalizantes/ Externalizantes, Dificuldade de regulação emocional, Dinâmicas Familiares, Contexto Escolar.

 

caROLINA CORNACHO

PsicólogA CLÍNICA

Psicóloga Clínica, mestre em Psicologia Clínica pelo ISPA - Instituto Universitário.
Encontra-se a realizar a formação Pós-Graduada em Psicoterapia (crianças/adolescentes) através da APTCCI - Associação Portuguesa de Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa.
Trabalha como Psicóloga Clínica no Hospital Curry Cabral, com adultos, com o objetivo de avaliar, minimizar estados emocionais desajustados, promover a mudança de comportamento, fomentar a adesão aos procedimentos terapêuticos e promover a adaptação ao processo de hospitalização.
A sua paixão pelas crianças e adolescentes vem desde muito cedo, e como forma de completar o seu trabalho, encontra-se no SEI para poder trabalhar questões de aprendizagem, desenvolvimento, emoções, distúrbios alimentares, sono, parentalidade, entre outras.

Áreas de atuação: Promoção de competências sócio-emocionais, ansiedade, depressão, saúde mental, treino cognitivo, aprendizagem/atenção, comportamento, dinâmica familiar, distúrbios alimentares.

catarina salles henriques

PsicólogA educacional

Psicóloga Educacional, com Mestrado Integrado em Psicologia da Educação e da Orientação. No SEI faz avaliação de crianças e jovens, implementa programas de intervenção com acompanhamento e suporte às famílias. Tem experiência em apoio psicopedagógico a crianças e jovens entre os 6 e 16 anos, em contextos sociais desfavorecidos, e desenvolvimento de materiais dirigidos à reeducação e treino da leitura, escrita e cálculo.

Áreas de Atuação:  leitura, escrita, cálculo, atenção/concentração, treino cognitivo, técnicas e métodos de estudo, orientação vocacional.

 

cRISTINA ALMEIDA

ADMINISTRATIVA

Administrativa também ligada a terapias naturais e com experiência em supervisão de actividades com crianças e jovens portadores de paralisia cerebral entre outras condições.

Trabalhou como professora substituta, na área de inglês, no 1º ciclo do ensino básico..

As suas funções no SEI englobam a recepção das crianças, jovens e adultos, bem como todo o trabalho de back office.

 

FABIAN STAMATE

Psicopedagogo

Psicopedagogo com pós-graduação no Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI), um programa de optimização cognitiva. Especializado na área das Dificuldades de Aprendizagem Gerais e nas Perturbações Especificas da Leitura e da Escrita. No SEI faz avaliação de crianças e jovens, implementa programas de intervenção com acompanhamento e suporte às famílias. Exerce a sua atividade tanto em português como em alemão. Tem experiência ao nível da adaptação e tradução de instrumentos de avaliação na área das Necessidades Educativas Especiais. Cria materiais de intervenção na área da leitura e da escrita em co-autoria e dá formação ao nível de materiais e jogos para reeducação da dislexia.

Áreas de Atuação: leitura, escrita, cálculo, atenção/concentração, treino cognitivo, técnicas e métodos de estudo, programas comportamentais, orientação vocacional.

 

HELENA SILVA

PSICÓLOGA CLíNICA

Psicóloga Clínica, com Mestrado Integrado em Psicologia Clínica. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde. No SEI dá consultas de Psicoterapia de Apoio, realiza Avaliação Psicológica a criança e jovens e implementa programas de intervenção com acompanhamento e suporte às famílias. Tem experiência em contexto escolar com crianças e jovens, com maior incidência nas dificuldades de aprendizagem e outras perturbações do desenvolvimento.

 

Áreas de atuação: leitura, escrita, técnicas e métodos de estudo, atenção/concentração, treino cognitivo, programas comportamentais, promoção de competências sócio emocionais, ansiedade, depressão.

 

INÊS MENDONÇA

Psicóloga Clínica

Psicóloga da Saúde, com Mestrado em Psicologia Clínica. Pós-graduada em Educação Especial e Neuropsicologia Pediátrica. Especializada em Avaliação Psicológica e Neurociências para a Educação. Trabalha como Psicóloga em contexto escolar, desenvolvendo avaliação e intervenção psicopedagógica, na área das dificuldades de aprendizagem e outras perturbações do desenvolvimento. Realiza avaliação e intervenção Neuropsicológica com crianças, jovens e adultos.

Áreas de atuação: leitura, escrita e cálculo, técnicas e métodos de estudo, atenção/concentração, treino cognitivo.

 

INÊS SANTIAGO MOURA

Psicóloga Educacional

Psicóloga Educacional, desenvolveu um programa de treino metacognitivo para crianças do 1º ano de escolaridade. Das suas formações destacam-se a área da dislexia e suas estratégias preventivas e reeducativas e a área da promoção de habilidades sociais em crianças em idade escolar. No SEI faz avaliação de crianças e jovens, implementa programas de intervenção com acompanhamento e suporte às famílias. Tem experiência como Psicóloga Educacional em contextos sociais desfavorecidos ao nível do apoio psicopedagógico de crianças do 1º ciclo, em projetos de educação parental e ainda em concepção e dinamização, em parceria com outros técnicos, de formação em sinais de alerta na 1ª Infância.

Áreas de Atuação: leitura, escrita, cálculo, atenção/concentração, treino cognitivo, técnicas e métodos de estudo, orientação vocacional.

 

Isabelle Amorim

Psicóloga Clínica

Psicóloga, com mestrado em Psicanálise pela Universidade Complutense de Madrid. Trabalha com uma abordagem holística, centrada no cliente e direcionada às questões apresentadas.

No SEI, faz Psicoterapia e Aconselhamento Psicológico em formato individual com pré-adolescentes, adolescentes e adultos. Exerce sua atividade tanto em Português, como em Inglês e Espanhol. Tem experiencia em psicologia clínica e em psicologia social. Trabalhou em 12 diferentes países (na Europa, Sudeste Asiático e Oriente Médio) com expatriados, humanitários e nómades digitais.

Áreas de Atuação: saúde mental, psicoterapia, desenvolvimento, stress e ansiedade, depressão, identidade, dinâmica familiar e relacional, transição e mudanças de vida.

 

JOANA CARNEIRO

Psicóloga Educacional

Psicóloga, especializada na área de Psicologia Educacional e Orientação Vocacional, com Mestrado em Psicologia Escolar. No SEI faz avaliação de crianças e jovens, implementa programas de intervenção com acompanhamento e suporte às famílias. Trabalha como Psicóloga em contexto escolar, sendo responsável pela avaliação psicológica, de intervenção psicopedagógica junto dos alunos e pela formação de pais e professores. Foi formadora num Centro de Formação Contínua de Professores, tendo desenvolvido formações com grupos de professores sobre o tema “Dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita: dislexia e disortografia”. Lecionou cadeiras de Avaliação Psicológica, Métodos de Investigação e Seminários de Investigação.

Áreas de Atuação: leitura, escrita, cálculo, atenção/concentração, treino cognitivo, técnicas e métodos de estudo, programas comportamentais, orientação vocacional, desenvolvimento psicológico.

 

joana marques

Psicóloga clínica

Psicóloga clínica e da saúde, com Mestrado em Psicologia Sistémica Familiar e Comunitária.
Realiza avaliação e intervenção psicológica com crianças, jovens e adultos, com orientação e aconselhamento às famílias. Tem experiência como psicóloga em contexto comunitário, desenvolvendo programas de desenvolvimento psicossocial e promoção de competências para crianças e adolescentes em contextos vulneráveis, assim como em avaliação e intervenção psicológica individual, familiar e em grupo, com população migrante e refugiada.

Áreas de Atuação: saúde mental, stress, ansiedade, depressão, tristeza, dificuldades de gestão emocional, dificuldades de regulação do comportamento, dinâmica familiar e relacional, desafios inerentes ao desenvolvimento e ao ciclo de vida.

 

Joana Lopes

Técnica Superior de Reabilitação Psicomotora

Técnica Superior de Reabilitação Psicomotora (Psicomotricista), licenciada em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana. Mestrado em Reabilitação Psicomotora. No SEI desempenha funções de avaliação e intervenção de crianças e jovens. Tem experiência na intervenção com adultos com Dificuldade Intectual e Desenvolvimental, assim como na intervenção e no apoio ao estudo de crianças com dificuldades de aprendizagem, Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção e Perturbação do Espetro do Autismo.

Áreas de Atuação: Psicomotricidade, desenvolvimento psicomotor, dificuldades de aprendizagem, atenção/concentração.

 

Lindsay Waller

Speech-Language Pathologist (English)

Lindsay apoia crianças e adultos em inglês. Lindsay is a licensed Speech-Language Pathologist with a Master's degree from an accredited University in the U.S.A. She has had the opportunity to work in a variety of settings including schools, hospitals, nursing homes and in-home therapy. Lindsay completes assessments and provides ongoing interventions with children and adults with a variety of delays and disorders. She enjoys working with individuals of all ages and their families as well as collaborating with schools and other medical team members as needed. Lindsay has her Certificate of Clinical Competence from the American Speech Language Hearing Association.

Practice Areas: Expressive/Receptive Language, Developmental Delays, Articulation/Phonological Disorders, Feeding/Oral Motor Disorders, Down Syndrome, Autism, Apraxia, Language-Based Literacy Disorders, Voice, and Fluency Disorders

 

MAFALDA MEnESES

PSICÓLOGA CLÍnICA

Psicóloga Clínica, com Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde. No SEI realiza avaliações psicológicas e dá apoio em consultas de psicologia clínica a crianças e jovens, com foco em várias temáticas como a ansiedade, tristeza, depressão, alterações de comportamento, comportamento de oposição, adaptação a alterações em contexto familiar ou outras dificuldades que surjam no decorrer do desenvolvimento.

Áreas de Atuação: ansiedade, depressão, alterações do estado emocional, alterações do comportamento, comportamentos de oposição, agressividade, dificuldades de gestão emocional, dificuldades de regulação comportamental.

 

MArta gil

PSICOTERAPEUTA

Licenciada em Psicologia e licenciada em Psicopedagogia Clínica. Pós graduada em consulta psicológica e psicoterapia (crianças , adolescentes e adultos) pelo IPAF (Instituto de Psicologia aplicada e formação ). Hipnoterapeuta pela faculdade medicina de Lisboa. Formada em EMDR pela sociedade americana.

No SEI, faz Psicoterapia a crianças adolescentes e adultos no sentido de promover o desenvolvimento pessoal e emocional. Intervém junto das famílias no sentido de orientar e dar suporte durante o processo a nível psicopedagogico Exerce a sua atividade tanto em Português como em Inglês. Tem experiência na intervenção no âmbito de clinica privada, onde trabalha com crianças, adolescentes e adultos.

Áreas de Atuação:  saúde mental, psicoterapia, psicopatologia, personalidade, desenvolvimento, pânico, ansiedade, depressão, distúrbios alimentares, do sono, fobias, identidade, dinâmica familiar e relacional, transição e mudanças de vida.

 

PAULA NASCIMENTO E SILVA

Psicopedagoga

Psicopedagoga, com especialização de Pós-Licenciatura em Reabilitação na Especialidade de Deficiência Visual. Pós-graduação em Terapia por Reestruturação Vivencial e Cognitiva. No SEI faz avaliação de crianças e jovens, implementa programas de intervenção com acompanhamento e suporte às famílias. Exerce a sua atividade tanto em português como em alemão. Tem experiência como mediatizadora do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI). Na sua prática clínica e experiência profissional acompanhou crianças com perturbações globais do desenvolvimento, nomeadamente com perturbações do espectro autista, através do método ABA. Foi a primeira profissional em Portugal a obter o diploma de Terapeuta em Dislexia atribuído pela EÖDL (Erster Österreichischer Dachverband Legasthenie – Austrian Dyslexia Association).

Áreas de Atuação: leitura, escrita, cálculo, atenção/concentração, treino cognitivo, técnicas e métodos de estudo, programas comportamentais, orientação vocacional, autismo, pré-escolar.

 

RITA MARTINHO

Psicóloga Clínica

Psicóloga Clínica, com mestrado em Psicologia Clínica. Teve formação em entrevista clínica e ainda em intervenção lúdica. No SEI faz avaliação clínica e dá acompanhamento psicológico a crianças, jovens e adultos, com acompanhamento e suporte às famílias. Tem experiência em psicologia clínica e coordenação pedagógica numa instituição para apoio de crianças portadoras de deficiência mental. Integrou uma equipa de assessoria a um Tribunal de Menores, onde acompanhou famílias sinalizadas pela Comissão de Proteção de Menores. Atualmente, é coordenadora pedagógica e psicóloga clínica num colégio, acompanhando crianças, intervindo nas suas dinâmicas familiares.

Áreas de Atuação: saúde mental, tristeza, distúrbios alimentares, sono, comportamento de oposição, dinâmica familiar, recrutamento e seleção, toxicodependência, adição, reinserção, exame psicológico, diagnóstico, intervenção.

 

RITA SERDOURA

Técnica Superior de Reabilitação Psicomotora

Técnica Superior de Reabilitação Psicomotora (Psicomotricista), licenciada em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana. Mestre em Reabilitação Psicomotora na especialidade em Dificuldades de Aprendizagem, com estudo científico de aplicação experimental de um Programa de Treino das Competências Matemáticas no Pré-escolar. Pós-graduada em Intervenção Psicopedagógica no Contexto Educativo, pelo Instituto CRIAP. No SEI desempenha funções de avaliação e intervenção no âmbito do desenvolvimento psicomotor, das dificuldades de aprendizagem e outras perturbações do neurodesenvolvimento com crianças e jovens, implementa programas de intervenção com acompanhamento e suporte às famílias. Tem experiência na avaliação, intervenção psicomotora e psicopedagógica e no apoio ao estudo de crianças com dificuldades de aprendizagem, Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção e Perturbação do Espetro do Autismo.

Áreas de Atuação: psicomotricidade, intervenção psicopedagógica, dificuldades de aprendizagem (leitura, escrita, cálculo, atenção/concentração), PHDA, autismo, técnicas e métodos de estudo.

 

RUI OLIVEIRA

Professor de Apoio

Professor do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, é licenciado em Biologia e Geologia e possui Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia. Tem formação em Educação Especial, nomeadamente em dificuldades de aprendizagem, dislexia e discalculia e lecionou disciplinas funcionais numa Unidade de Apoio à Multidificiência. No SEI efetua apoio escolar a crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem e outras perturbações do desenvolvimento.

Áreas de Atuação: cálculo, ciências físicas e naturais, racíocino lógico e abstrato, atenção/concentração, dificuldades de aprendizagem, técnicas e métodos de estudo, necessidades educativas especiais.

 

SANDRA LIMA

ADMINISTRATIVA

Com vasta experiência de atendimento ao público conjugada com funções de secretariado e administrativa, a Sandra com as suas excelentes capacidades de organização é o mais recente elemento da Equipa SEI.

A sua paixão por viajar levou-a a viver fora de Portugal, tendo convivido com diversas nacionalidades e culturas.

 

Silvia Soares

Professora de APOIO

Professora do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, é licenciada em Ensino de Português e Francês. Possui Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa – Investigação e Ensino. Tem formação em Educação Especial, nomeadamente em dificuldades de aprendizagem e dislexia. Tem experiência, como docente, com alunos com necessidades educativas especiais e com alunos estrangeiros com interferências sociolinguísticas. Há vários que apoia individualmente alunos na preparação para os exames nacionais de Português de 9.º e 12.ºanos. No SEI efetua apoio escolar a crianças e jovens, nas disciplinas de português e francês do Ensino Básico e Secundário.

Áreas de Atuação: leitura, interpretação, escrita, gramática, literatura portuguesa, atenção/concentração.

 

SÓNIA NETO

Psicóloga Clínica

Psicóloga Clínica, membro efetivo da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Realizou diversas formações cujo enfoque é a família, pais e crianças, nomeadamente em situações de separação e divórcio. No SEI faz terapia familiar junto de crianças, jovens, adultos e do casal, mediação familiar e conjugal. Tem experiência em contexto escolar no apoio a crianças, promovendo o seu desenvolvimento emocional e comportamental, assim como orientação e aconselhamento a pais, educadores, professores. Em clinica privada faz acompanhamento individualizado a crianças e jovens e suporte e orientação às famílias.

Áreas de Atuação: terapia familiar, mediação, conflitos, problemas, casal, família, crise na família, adolescente, adulto, contexto escolar.

 

TÂNIA RANGEL

Psicopedagoga

Psicopedagoga, com Mestrado em Educação Especial e pós-graduação no Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI). Especializada na área das Dificuldades de Aprendizagem, com estudo científico de aplicação experimental de Programas de Treino da Leitura e Escrita. No SEI faz avaliação de crianças e jovens, implementa programas de intervenção com acompanhamento e suporte às famílias. Tem experiência ao nível do Treino e Estimulação Cognitiva com crianças com perturbações do desenvolvimento. Cria materiais de intervenção na área da leitura e da escrita em co-autoria e dá formação ao nível de materiais e jogos para reeducação da dislexia.

Áreas de Atuação: leitura, escrita, cálculo, atenção/concentração, treino cognitivo, técnicas e métodos de estudo, programas comportamentais, orientação vocacional.

 

VÍTOR CRUZ

Técnico de Reabilitação e Educação Especial

Licenciado em Educação Especial e Reabilitação, mestre em Educação Especial e doutorado na especialidade de Educação Especial e Reabilitação. Professor Auxiliar do Departamento de Educação e Humanidades da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa. Colabora com o SEI – Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem. Autor dos livros: “Dificuldades de Aprendizagem Específicas”, “Abordagem Cognitiva da Leitura” e “Dificuldades de Aprendizagem: Fundamentos”. Coautor dos livros: “Educação Cognitiva e Aprendizagem” e “Programa de Reeducação Cognitiva PASS: Avaliação dos seus Efeitos em Crianças com Dificuldades de Aprendizagem”. É, igualmente, autor de vários capítulos de livros e artigos relacionados com temas como: Inteligência, Aprendizagem, Cognição, Educação Cognitiva, Dificuldades de Aprendizagem, Dificuldades na Aprendizagem da Leitura, Necessidades Educativas Especiais e outros da especialidade. Interesses centrados nas questões da Inteligência, Psicologia Cognitiva, Educação Cognitiva, Aprendizagem da Leitura, Dificuldades de Aprendizagem e Necessidades Educativas Especiais. Neste momento, para além da lecionação, é o Coordenador do Mestrado em Educação Especial da Faculdade de Motricidade Humana, é o Editor da Revista de Educação Especial e Reabilitação e desenvolve investigação no âmbito da avaliação e intervenção na Leitura e nas Dificuldades na Aprendizagem da Leitura.

Áreas de Atuação: leitura, escrita, cálculo, atenção/concentração, treino cognitivo, programas de reeducação cognitiva, programas comportamentais, formação.