Psicologia Educacional

avaliação e intervenção na área da Psicologia Educacional

No vasto mundo que é a criança e o adolescente, a psicologia educacional assume-se como um elemento fundamental para a compreensão e a atuação junto dos mesmos e para os mesmos. O seu foco está amplamente relacionado com os processos de aprendizagem que integram o desenvolvimento da criança e do adolescente como um todo. No nosso espaço, conscientes do papel crucial que a psicologia educacional desempenha, em articulação com as famílias, escolas e outras entidades que possam estar também envolvidas, procuramos a identificação do perfil educacional e emocional da criança e do adolescente, compreendendo os seus mecanismos de aprendizagem, por forma a desenvolver planos de intervenção e estratégias tão especificas quanto as especificidades de cada criança e família que nos procuram. O nosso envolvimento nesse complexo processo, visa contribuir, acima de tudo, para o desenvolvimento integral e salutar da criança e do adolescente, tendo como pano de fundo o seu processo escolar numa visão sistémica e integrada. 

QUAL O PAPEL DO PSICÓLOGO EDUCACIONAL E QUAIS AS ÁREAS ALVO EM CONSULTA DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL? 

 

O psicólogo educacional do SEI é um profissional focado nos processos de aprendizagem e nas dificuldades que podem estar associadas a uma possível situação de insucesso escolar. 

Os seus objetivos passam por caracterizar o perfil de aprendizagem da criança e do adolescente, identificar fragilidades e potenciais áreas fortes, desenhando posteriormente formas para otimizar a aprendizagem e promover competências intelectuais, afetivas e sociais. Pretende assim, favorecer a adaptação e o rendimento escolares, estimular um autoconhecimento sobre as suas capacidades e consolidar estratégias que permitam superar eventuais dificuldades durante o percurso escolar.

A nossa intervenção em psicologia educacional pode ajudar a desenvolver ferramentas para lidar com dificuldades de aprendizagem, quer no âmbito da leitura e da escrita, quer no raciocínio lógico-matemático ou outras, com perturbações ao nível da atenção e da autorregulação comportamental, com fragilidades ao nível dos métodos e técnicas de estudo, com desmotivação ou ansiedade face à escola ou na relação com os pares, com desvios ou atrasos no desenvolvimento, entre outros. Permite ainda apoiar na orientação vocacional e profissional.

Para quem são as consultas de psicologia educacional?

 

No SEI, em consulta de psicologia educacional, acompanhamos crianças, adolescentes e adultos a quem sejam identificados sinais de alerta durante os processos de aprendizagem. 

Neste processo, procuramos envolver os pais, os professores e outros técnicos que atuem junto da criança e do adolescente, no sentido de, com eles, desenvolver ferramentas para que sejam parte integrante na conquista de sucesso escolar e no apoio da criança e do adolescente.

Somos também especializados em aconselhamento parental, um apoio destinado a pais de crianças e de adolescentes, que sintam necessidade de encontrar ferramentas educativas para melhor ajudar os seus filhos.

COMO DECORRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM CONSULTA DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL?

 

O processo de avaliação inicia-se com uma entrevista semi-estruturada aos pais. O primeiro passo é recolher o historial de desenvolvimento da criança. 

Posteriormente, a estratégia terapêutica a desenvolver é definida em função de uma observação estruturada durante quatro a cinco consultas, com base num conjunto de procedimentos que visam identificar o perfil psico-educacional da criança e do adolescente. Nestas consultas são também diagnosticadas eventuais dificuldades de aprendizagem específicas como a dislexia, a disortografia, a discalculia e a disgrafia, assim como possíveis perturbações do desenvolvimento, como a hiperatividade e o défice de atenção ou outras. 

Os psicólogos do SEI elaboram um mapa de aptidões do indivíduo, onde são elencadas as áreas mais e menos fortes, assim como as principais necessidades educativas. Esta avaliação permite caracterizar o desenvolvimento da criança e o respetivo potencial de aprendizagem, recorrendo, também, às informações dos professores e respetivos dados sobre o seu rendimento escolar. 

No relatório final é apresentada a proposta de intervenção educacional, constando ainda uma caraterização pormenorizada das áreas avaliadas e das necessidades terapêuticas identificadas.

COMO DECORRE O PROCESSO DE INTERVENÇÃO EM CONSULTA DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL?

 

A concepção do plano de intervenção e o processo que dele decorre, depende das necessidades específicas de cada pessoa, baseando-se, dessa forma, no perfil traçado durante a avaliação. 

A periodicidade da intervenção é também variável, sendo definida em função dos objetivos a atingir. O mesmo se verifica com o tempo total de intervenção, o qual pode variar de caso para caso.

As estratégias educacionais a desenvolver podem passar pelo treino cognitivo, pela reeducação e o treino de aptidões específicas, pela promoção de programas comportamentais e pela aplicação de estratégias específicas que permitam apreender técnicas e métodos de estudo, entre outros domínios.

Durante o processo de acompanhamento, procuramos realizar reavaliações de forma regular, no sentido de recolher informações sobre o desenvolvimento e o sucesso do respetivo processo interventivo, e proceder, caso se manifeste necessário, às devidas alterações ou reajustes.

A CONSULTA DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL pode ser PRESENCIAL, NA ESCOLA OU ONLINE?

 

As consultas de avaliação e de intervenção em psicologia educacional decorrem nas instalações do SEI, em Carcavelos. Poderão também decorrer em regime de domicílio ou na escola, na zona de Lisboa/Cascais, desde que o programa terapêutico seja passível de ser aplicado nesses contextos. As consultas podem também ser realizadas num formato online, através de várias plataformas colaborativas especiais.

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