
Blog do Centro Sei
Notícias e Artigos sobre Desenvolvimento Infantil
Somos especialistas em dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Todos os meses publicamos aqui notícias sobre desenvolvimento infantil e dicas sobre as melhores técnicas e estratégias de aprendizagem para pais e professores.
Crianças do pré-escolar com hiperatividade e défice de atenção
Os primeiros sinais da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) costumam aparecer logo na primeira infância. Se a criança apresentar alguns sintomas próprios desta perturbação, como excesso de atividade motora, impulsividade acompanhado de dificuldades de atenção / concentração, deverá ser avaliada por um especialista.
Bem-Estar e Saúde Mental na Adolescência: Estratégias Práticas
A adolescência pode ser um período difícil e confuso. É importante que as famílias saibam transmitir aos jovens todo o apoio numa fase tão favorável ao surgimento de profundas mudanças e inquietações. É essencial fazer o diagnóstico correto e perceber o impacto que esses momentos estão a ter ao nível da saúde mental. Apoiar em casa reveste-se da maior importância e faz toda a diferença. Quanto mais cedo começar o suporte e o tratamento – se for necessário- melhor.
O MEU ALUNO tem dificuldades em seguir as instruções
Podem ser várias as razões que levam um aluno a ter dificuldade em seguir as instruções dadas pelo professor. O professor deve estar atento ao perfil do aluno, para melhor identificar a razão por detrás dessa dificuldade e assim escolher as melhores estratégias para lidar com a situação.
O MEU ALUNO NUNCA TERMINA AS TAREFAS
Existem várias razões que podem levar um aluno a não conseguir terminar as tarefas dadas (em sala de aula, nos trabalhos enviados para casa). Na sua atitude, o professor deve sempre promover uma abordagem positiva e construtiva para lidar com o problema, mostrando que juntos vão encontrar uma solução. Apresentamos assim um conjunto de soluções que podem ser realizadas para ajudar os alunos a organizar e gerir o seu tempo.
SINAIS DE ALERTA DA DISCALCULIA
A Discalculia é uma dificuldade de aprendizagem, também conhecida como Perturbação da Aprendizagem Específica, com défice no Cálculo. Acontece como resultado de uma desordem nos sistemas de processamento do raciocínio lógico-matemático, que torna mais difícil processar e compreender o significado dos números, assim como o cálculo e a resolução de problemas matemáticos.
O que é afinal a Discalculia?Definição, Tipos e Causas
A Discalculia é uma dificuldade de aprendizagem, também conhecida como Perturbação da Aprendizagem Específica, com défice no Cálculo. Acontece como resultado de uma dificuldade no processamento do raciocínio lógico-matemático, que torna mais difícil processar e compreender o significado dos números, assim como o cálculo e a resolução de problemas matemáticos. Geralmente, a discalculia é detetada no início da escolaridade. Se não for acompanhada com uma intervenção adequada pode colocar sérios entraves ao sucesso escolar e à progressão académica da criança. No entanto, através da implementação de estratégias de aprendizagem alternativas e de um treino específico, as dificuldades no processamento matemático em crianças com discalculia podem ser muito atenuadas.
ESTRATÉGIAS E ATIVIDADES PARA CRIANÇAS COM DISLEXIA E DISORTOGRAFIA: Guia para Pais e Professores
A par da intervenção de técnicos especializados, pais e professores têm um papel fundamental no desenvolvimento de estratégias para o quotidiano familiar e escolar da criança. Estas estratégias são complementares à terapia implementada pelo técnico, permitindo à criança explorar novas formas de desenvolver as suas capacidades, tanto em contexto de grupo, na escola, como num ambiente mais familiar e individualizado, em casa.
O que é afinal a Dislexia? Definição, Tipos e Causas
A Dislexia é uma dificuldade de aprendizagem, também conhecida como Perturbação Específica da Aprendizagem, com défice na Leitura (a Perturbação Específica da Aprendizagem com défice na Escrita é chamada de Disortografia). Acontece como resultado de uma desordem nos sistemas de processamento da linguagem no cérebro, que torna mais difícil aprender as funções de leitura.
Geralmente, a dislexia é detetada no início da escolaridade. Se não for acompanhada com uma intervenção adequada pode colocar sérios entraves ao sucesso escolar e à progressão académica da criança. No entanto, a experiência de décadas de investigação e intervenção ao nível da dislexia em crianças mostra-nos que as dificuldades de leitura podem ser muito atenuadas, através de reeducação e exercícios adequados.
Autismo – Como identificar principais sinais?
O autismo exprime-se através de um espectro de sintomas. A Perturbação do Espectro do Autismo aparece na infância e na primeira infância, provocando atrasos em várias áreas básicas do desenvolvimento, tais como a fala e o relacionamento social.
Os sinais e os sintomas do autismo são variáveis, assim como as suas consequências. Algumas crianças com autismo têm apenas ligeiras alterações, que se podem refletir em quatro áreas diferentes: comunicação verbal e não verbal; desempenho cognitivo; relacionamento com terceiros e com o mundo à sua volta e pensamento e comportamento flexível;
Atividades de verão para crianças: benefícios e oportunidades
As férias são o período ideal para desenvolver hábitos saudáveis, mexendo mais o corpo e tendo uma vida social mais ativa. Há mais tempo para brincar, relaxar e descobrir, quem sabe, novos talentos. Muitos desportos, por exemplo, podem ser simultaneamente educativos e divertidos. Os estudos mais recentes concluem que as crianças mais felizes e saudáveis são aquelas que aproveitam os seus tempos livres nas férias para desenvolver atividades lúdicas como o desporto ou a música. Sugerimos assim alguns benefícios.
Dicas de Aprendizagem para as Crianças Desenvolverem nas Férias
As férias de Verão são excelentes para oferecer tempo de qualidade às crianças. É claro que depois de um ano letivo exigente, com múltiplas atividades escolares e responsabilidades, é preciso saber tirar o pé do acelerador - os momentos de ócio e diversão, são também fundamentais no desenvolvimento cognitivo e social da criança e, de forma alguma, devem ser descurados.
No entanto, com as tarefas pós-escolares reduzidas a uma ínfima parte durante este período, sobra tempo suficiente para desenvolver bons hábitos de aprendizagem que, a longo prazo, podem revestir-se de particular importância numa futura carreira profissional bem-sucedida.
COMO ENSINAR AS CRIANÇAS A UTILIZAR A INTERNET?
Com um simples clique pode abrir as portas do mundo. Para o bem e para o mal. Há que saber utilizar a internet de forma adequada, minimizando ao máximo os riscos. . Em pleno século XXI é, sem dúvida, um recurso inestimável para os jovens estudantes, cada vez com maior peso na aprendizagem. A segurança é, naturalmente, um dos principais critérios a ter em conta quando se ensina aos mais novos as potencialidades da internet. Estimule a confiança da criança e a sua capacidade de saber tomar decisões acertadas de forma autónoma. Crianças informadas e confiantes podem fazer melhores escolhas diante de um computador.
9 Dicas para Aumentar a Confianca da Crianca antes de um Teste
Durante o período de avaliações pode acontecer as crianças sentirem-se ansiosas, stressadas, apreensivas. Muitos pais enfrentam um dilema: querem que os filhos estudem e tenham desde cedo consciência dos seus deveres, mas mais do que tudo querem vê-los bem, com saúde e felizes. Para se livrarem do stress, muitas crianças precisam de um incentivo, dito de outra forma, de um aumento extra de confiança - só assim ganharão a força e determinação suficientes para enfrentar os desafios que se lhes colocam. O papel da família é muito importante.
SALAS DE AULA INCLUSIVAS: UMA CARTILHA PARA PROFESSORES
Uma sala de aula inclusiva é um espaço educacional no qual todos os alunos, com ou sem diferenças de aprendizagem, se sentem incluídos, acolhidos e têm suas necessidades de aprendizagem, sociais, emocionais e de comunicação reconhecidas.
10 Dicas para uma Boa Saúde Mental na Época Festiva
10 Dicas para uma Boa Saúde Mental na Época Festiva
Estratégias e Atividades para crianças com discalculia - Guia para pais e professores
Para além das dificuldades atencionais, as crianças com PHDA têm limitações na aprendizagem de regras e no desenvolvimento de competências sociais.
Dicas e Estratégias para crianças com PHDA: Guia para pais e professores
Para além das dificuldades atencionais, as crianças com PHDA têm limitações na aprendizagem de regras e no desenvolvimento de competências sociais.
Sinais de Alerta de Dificuldades na Memória de Trabalho e Estratégias de Apoio
A memória de trabalho é um sistema de capacidade limitada que permite o armazenamento e a manipulação temporária de informações verbais ou visuais necessárias para tarefas complexas, como a compreensão, aprendizagem e raciocínio.
Estratégias de Leitura de Verão para Crianças com Dislexia
As crianças que contactam com livros diariamente desenvolvem com maior facilidade as suas competências de leitura e tendem a apresentar melhores resultados durante o percurso escolar. Disponibilize livros em casa que vão ao encontro dos interesses pessoais da criança e incentive a leitura! É importante para o crescimento intelectual da criança que o interesse pelos livros seja estimulado durante toda a educação infantil - ler promove inúmeros benefícios para o corpo e a mente.
O que faz um Psicólogo Clínico?
É comum ouvirmos as pessoas dizerem que temem ir ao psicólogo clínico por medo do julgamento dos outros acerca da sua saúde mental. Mas, a psicologia clínica não se restringe apenas ao tratamento das doenças mentais. Podemos procurar um psicólogo clínico porque nos queremos compreender melhor, entender o sentido dos nossos conflitos, dos nossos sintomas emocionais. Até mesmo em pequenas ou grandes mudanças da nossa vida, podemos e devemos procurar um psicólogo clínico para nos ajudar a adaptar a uma nova fase. Para que possamos prosseguir emocionalmente estáveis.