Psicologia Clínica

avaliação E INTERVENÇÃO na área da Psicologia Clínica

À semelhança do corpo, a mente também precisa, por vezes, de um “fisioterapeuta”, que diagnostique um problema e estabeleça técnicas para um modo de vida mais saudável.  Numa sociedade cada vez mais exigente, com novas formas de comunicação e em que a relação com o outro e a afirmação pessoal são essenciais tanto na vida pessoal, como na profissional, a psicologia clínica revela-se como um importante instrumento, permitindo, entre outros aspetos, apoiar no desenvolvimento de competências que contribuam para a melhoria das relações intrapessoais e interpessoais do indivíduo. Esta é, no fundo, uma resposta que surge de dentro para fora, mas que nem sempre é possível encontrar sem a orientação de um técnico especializado. 

QUAL O PAPEL DO PSICÓLOGO CLÍNICO E QUAIS AS ÁREAS ALVO EM CONSULTA DE PSICOLOGIA CLÍNICA? 

 

Em contexto terapêutico, o psicólogo clínico do SEI procura desenvolver processos que respeitem a singularidade do indivíduo, quer se trate de uma criança, adolescente ou adulto. Mais do que metas, propõe-se ajudar a abrir caminhos, servindo de guia na conquista de um maior conhecimento interior. 

Na maioria dos casos, a angústia e a dificuldade em superar determinados obstáculos, encontram uma solução na identificação e na compreensão dos próprios sentimentos e atitudes. A nossa intervenção em psicologia clínica pode ajudar a resolver problemas sociais e emocionais, relacionados com fobias, medos, luto, divórcio, sexualidade, distúrbios alimentares, perturbações de personalidade, dificuldades de relacionamento interpessoal, agressividade, ansiedade, depressão, entre outras desordens relacionadas com o desenvolvimento social e afetivo.

Para quem são as consultas de psicologia clínica?

 

No SEI, apoiamos crianças, adolescentes e adultos, respeitando todas as etapas do desenvolvimento.

Quer seja na busca de apoio individual para si, quer seja como pai de uma criança ou adolescente, recorrer a um psicólogo clínico no nosso espaço, deve ser encarado como o primeiro passo para quem deseja, sob orientação de um técnico especializado, encontrar equilíbrio e bem-estar psicológico.

Quando a intervenção clínica é dirigida aos mais novos, os adultos que os rodeiam são também integrados. Procuramos envolver os pais, os professores e os educadores, dando-lhes ferramentas para que sejam parte integrante na resolução do problema e no apoio à criança e ao adolescente.

Somos também especializados em aconselhamento parental, um apoio destinado a pais de crianças e de adolescentes, que sintam necessidade de encontrar ferramentas educativas para melhor ajudar os seus filhos na exigente tarefa educativa.

COMO DECORRE O PROCESSO EM CONSULTA DE PSICOLOGIA CLÍNICA?

 

Os diferentes momentos que integram todo o processo em que decorrerão as consultas de psicologia clínica, dependem quer do pedido inicial, quer da idade ou outras especificidades da pessoa a quem se destina a avaliação e/ ou acompanhamento.

Assim, no caso deste processo se destinar ao acompanhamento de um jovem ou adulto, os diferentes momentos estabelecem-se, na maioria das situações, diretamente com a pessoa que irá beneficiar do mesmo. 

No caso de o enfoque ser a criança ou o adolescente, entendemos que a primeira consulta deve ser feita com os pais, sob a forma de uma entrevista semi-estruturada, momento em que os pais poderão contribuir para uma melhor definição e identificação do problema e do historial do menor. Nas sessões seguintes, procuramos estar diretamente com a criança ou o adolescente, no sentido de avaliar as áreas identificadas como as mais relevantes. No final da avaliação, em conjunto, passamos à definição do tipo de intervenção mais adequada para lidar com o problema.

A periodicidade das consultas assim como o tempo total da intervenção varia de acordo com as especificidades de cada caso.

Durante o processo de acompanhamento, temos a preocupação de realizar sessões periódicas, no sentido de avaliar a evolução da situação e, no caso de se revelar necessário, de reavaliar o tipo de intervenção e as estratégias estabelecidas.

A CONSULTA DE PSICOLOGIA Clínica PODE SER PRESENCIAL OU ONLINE?

 

As consultas de avaliação e de intervenção em psicologia clínica decorrem nas instalações do SEI, em Carcavelos. Poderão também decorrer em regime de domicílio ou na escola, na zona de Lisboa/Cascais, desde que o programa terapêutico seja passível de ser aplicado nesses contextos. As consultas podem também ser realizadas num formato online, através de várias plataformas colaborativas especiais.

Marcar Consulta de Psicologia Clínica

Agende aqui uma consulta ou fale com os nossos psicólogos e obtenha conselhos e orientações especializadas. A orientação é confidencial e gratuita.