Atividades de verão para crianças: benefícios e oportunidades

Que criança não anseia pelo fim do ano letivo e pelo início das férias grandes? Não se pode levar a mal. É que, quando a escola acaba, abre-se uma janela para um novo mundo com inúmeras oportunidades de experimentar coisas diferentes e desafiantes. É tempo de verão, de calor, sucedem-se os convites da família e dos amigos para incríveis atividades ao ar livre, tão do agrado das crianças. Após tantos desafios de aprendizagem e responsabilidades, chegou, finalmente a altura de recarregar baterias e - dirão os mais pequenos- mergulhar num mar de diversões.

As férias são o período ideal para desenvolver hábitos saudáveis, mexendo mais o corpo e tendo uma vida social mais ativa. Há mais tempo para brincar, relaxar e descobrir, quem sabe, novos talentos. Muitos desportos, por exemplo, podem ser simultaneamente educativos e divertidos.

Quais são os benefícios das atividades de verão para o desenvolvimento das crianças?

Os estudos mais recentes concluem que as crianças mais felizes e saudáveis são aquelas que aproveitam os seus tempos livres nas férias para desenvolver atividades lúdicas como o desporto ou a música. Pelo contrário, as que passam mais tempo em frente ao ecrã, nos videojogos ou nas redes sociais, tendem a revelar menores níveis de bem-estar.  Eis alguns dos benefícios:

  • Experiências educacionais: existem inúmeras atividades de tempos-livres disponíveis para as férias de verão que conjugam divertimento e aprendizagem. Elas oferecem às crianças excelentes oportunidades para explorar novas áreas relacionadas com a ciência, arte, música, desporto e tecnologia. Estas atividades ajudam as crianças a desenvolver competências académicas através da criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.

  • Atividades ao ar livre e exercício físico: as férias de verão são a época ideal para as crianças desfrutarem de atividades ao ar livre, como nadar, andar de bicicleta, jogar futebol, fazer caminhadas e acampar. Os benefícios são vários: estilo de vida saudável, desenvolvimento de competências motoras, coordenação e resistência física e o contacto com a natureza.

  • Desenvolvimento social e emocional: as atividades de verão proporcionam a possibilidade de conviver com outras crianças fora do ambiente escolar, ajudando a desenvolver as suas competências sociais. Saber construir novas amizades, colaborar, partilhar e resolver conflitos são preciosas ferramentas para o crescimento saudável da criança. Promovem o desenvolvimento da confiança e autoestima à medida que elas enfrentam e ultrapassam novos desafios.

  • Desenvolvimento de competências específicas:  música, dança, teatro, desporto e atividades artísticas ajudam os mais novos a explorar os seus interesses individuais e a desenvolver talentos especiais, estimulando a respetiva autoconfiança. Estas experiências enriquecem o conhecimento das crianças, despertam a curiosidade e expandem os horizontes.

  • Descanso e diversão: após um ano escolar intenso, as férias de verão permitem que as crianças tenham tempo para descansar, recarregar as energias e aproveitar a infância. O tempo livre durante as férias oferece a oportunidade de brincar livremente, explorar novos passatempos e aproveitar os momentos de alegria e diversão. Sem a preocupação dos trabalhos de casa e das avaliações, as crianças podem divertir-se muito, o que contribui para aumentar o sentimento de felicidade e satisfação pessoal. O repouso é fundamental para o bom funcionamento do corpo e os seus efeitos positivos podem ser confirmados no dia seguinte quando as crianças demonstram mais energia, concentração e melhor humor.

As atividades de verão proporcionam às crianças uma combinação de aprendizagem, socialização, atividades físicas e momentos de lazer. Estas oportunidades ajudam a criar memórias duradouras e contribuem para o seu crescimento saudável e feliz.

Atividades de verão para crianças

As brincadeiras ao ar livre são ótimas para as crianças na medida em que permitem manter a forma física e desenvolver competências sociais.  Em simultâneo, estimulam a imaginação, e afastam-nas da dependência dos ecrãs.

Nunca se esqueça de incentivar a prática do desporto. Um estilo de vida saudável e ativo na infância ajuda a criar rotinas que se poderão manter na idade adulta.

Em conjunto com a criança desenhe um plano de atividades para o verão, adequado a cada idade, e coloque-o em prática. Por exemplo, a natação pode aumentar a confiança dos mais novos e ajudá-los a desenvolver a respetiva massa muscular e a capacidade pulmonar; a prática de escalada contribuirá para que aprendam a ter mais responsabilidade e consigam ultrapassar os desafios que pareciam intransponíveis; a equitação é perfeita para que a criança aprenda a respeitar e cuidar dos animais e ajudá-la-á a aprender a manter o equilíbrio para além de ser uma atividade muito divertida.

Incentive a prática de desportos coletivos como o futebol, basquetebol, voleibol, andebol e rugby que potenciam uma boa condição física e a socialização.

Promova o gosto por atividades culturais, levando a criança ao cinema, teatro, museus, castelos que ajudam a desenvolver o sentido critico e o respetivo interesse pela cultura, ferramentas que serão úteis pela vida fora.

 

Artigo escrito e pulicado pelo SEI - Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem

Anterior
Anterior

Autismo – Como identificar principais sinais?

Próximo
Próximo

Dicas de Aprendizagem para as Crianças Desenvolverem nas Férias