Autismo – Como identificar principais sinais?

O autismo exprime-se através de um espectro de sintomas. A Perturbação do Espectro do Autismo aparece na infância e na primeira infância, provocando atrasos em várias áreas básicas do desenvolvimento, tais como a fala e o relacionamento social.

Os sinais e os sintomas do autismo são variáveis, assim como as suas consequências. Algumas crianças com autismo têm apenas ligeiras alterações, que se podem refletir em quatro áreas diferentes:

  • Comunicação verbal e não verbal;

  • Desempenho cognitivo;

  • Relacionamento com terceiros e com o mundo à sua volta;

  • Pensamento e comportamento flexível.

Na 1ª infância:

Se o autismo for detetado na infância, o tratamento pode ser ainda mais eficaz devido à notável capacidade de evolução do cérebro jovem. É certo que é difícil diagnosticar a antes dos 24 meses, mas os primeiros sintomas surgem frequentemente entre os 12 e os 18 meses. Caso os primeiros sinais sejam identificados até aos 18 meses, o tratamento intensivo pode ajudar a reverter os sintomas.

Os primeiros sinais de autismo envolvem a ausência de comportamentos típicos - não a presença de comportamentos atípicos - por isso podem ser difíceis de detetar. Em alguns casos, os primeiros sintomas de autismo são mal interpretados como sinais de um bebé bom, calmo e pouco exigente. Se souber o que procurar, mais facilmente conseguirá identificar os sinais desta perturbação. Alguns bebés com autismo não respondem a abraços, não estendem a mão nem olham para as suas mães quando são alimentados.

Sinais precoces

Esteja atento e procure ajuda se o bebé na primeira infância não apresentar os seguintes comportamentos:

  • Estabelecer contacto visual com a pessoa que o está a alimentar e sorrir;

  • Responder ao seu nome, ou ao som de uma voz familiar;

  • Acompanhar objetos visualmente;

  • Comunicar por gestos e apontar ou acenar adeus;

  • Fazer ruídos para chamar a sua atenção;

  • Iniciar ou responder ao abraço ou estender a mão para ser apanhado;

  • Imitar os seus movimentos e expressões faciais;.

  • Brincar com outras pessoas ou partilhar interesses;

  • Sentir desconforto quando se magoa e proteger-se.


Em crianças mais velhas:

À medida que as crianças crescem, as bandeiras vermelhas para o autismo tornam-se mais visíveis e diversificadas. Há muitos sinais e sintomas de aviso, mas giram tipicamente em torno de alterações sociais, dificuldades de fala e linguagem, dificuldades de comunicação não-verbal e comportamento inflexível.

1- Sinais de dificuldades sociais:

  • Parece desinteressada de outras pessoas ou inconsciente de tudo o que gira à sua volta;

  • Não sabe como se relacionar com outras pessoas, fazer amigos ou brincar;

  • Prefere não ser tocado, abraçado ou acariciado;

  • Não brinca a fingir ser outras personagens, não se envolve em jogos de grupo, não imita os outros, nem utiliza brinquedos de forma criativa;

  • Tem dificuldade em compreender os sentimentos ou falar deles;

  • Não partilha interesses ou realizações pessoais.

O relacionamento social básico pode ser algo complexo para crianças com perturbação do espectro do autismo. Muitas parecem preferir viver no seu próprio mundo, distantes de outras pessoas.

2- Sinais de dificuldades de fala e linguagem:

  • Fala num tom de voz atípico, ou com um ritmo ou tom estranho - por exemplo, termina cada frase como se estivesse a fazer uma pergunta;

  • Repete as mesmas palavras ou frases vezes sem conta, muitas vezes sem intenção de comunicar;

  • Responde a uma pergunta repetindo-a, em vez de a responder;

  • Utiliza erros gramaticais, palavras erradas fora do contexto e refere-se a si própria na terceira pessoa do singular;

  • Tem dificuldade em comunicar necessidades ou desejos;

  • Não compreende instruções, declarações ou perguntas simples;

  • Leva o que é dito demasiado à letra, mostrando que não percebe distinguir tons de humor, ironia e sarcasmo.

As crianças com perturbação do espectro do autismo têm dificuldade com a fala e a linguagem. Muitas vezes, começam a falar tarde.

3- Sinais de dificuldades de comunicação não verbais:

  • Evita o contacto visual;

  • Utiliza expressões faciais que não correspondem ao que está a dizer;

  • Não capta as expressões faciais, o tom de voz e os gestos de outras pessoas;

  • Faz muito poucos gestos (tais como apontar) parecendo uma pessoa fria, quase um robot;

  • Reage de forma invulgar a vistas, cheiros, texturas e sons. Pode ser especialmente sensível a ruídos altos;

  • Pode não responder às pessoas que entram e saem, bem como aquelas que se esforçam para chamar a sua atenção;

  • Postura atípica, falta de jeito ou formas excêntricas de se mover (por exemplo, andar em bicos-de-pés).

As crianças com perturbação do espectro do autismo têm dificuldade em captar sinais não verbais subtis e em utilizar a linguagem corporal. Isto torna a interação social muito difícil, especialmente no habitual gesto de "dar e receber".


4- Sinais de inflexibilidade:

  • Gosta de seguir as mesmas rotinas. Insiste, por exemplo, em seguir uma rota específica para a escola;

  • Tem dificuldade em adaptar-se a quaisquer mudanças no horário ou ambiente (por exemplo, faz uma birra se as mobílias lá em casa forem reorganizadas ou se a hora de dormir for numa altura diferente da habitual);

  • Fixações invulgares em brinquedos e objetos estranhos, tais como chaves, interruptores de luz, ou elásticos;

  • Alinha obsessivamente as coisas ou organiza-as numa determinada ordem;

  • Preocupação com um tema restrito de interesse, muitas vezes envolvendo números ou símbolos (por exemplo, memorizar e recitar factos sobre mapas, horários de comboios, ou estatísticas desportivas);

  • Passa longos períodos a observar objetos em movimento, tais como uma ventoinha de teto, ou a concentrar-se numa parte específica de um objeto, como as rodas de um carro de brinquedo;

  • Repete as mesmas ações ou movimentos uma e outra vez, tais como bater as mãos, balançar, ou rodar (conhecido como comportamento auto-estimulador). Alguns investigadores e clínicos acreditam que estes comportamentos podem acalmar as crianças com autismo mais do que estimulá-las.

 

Artigo escrito e pulicado pelo SEI - Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem

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