Estratégias de Leitura de Verão para Crianças com Dislexia

As crianças que contactam com livros diariamente desenvolvem com maior facilidade as suas competências de leitura e tendem a apresentar melhores resultados durante o percurso escolar.  Disponibilize livros em casa que vão ao encontro dos interesses pessoais da criança e incentive a leitura! É importante para o crescimento intelectual da criança que o interesse pelos livros seja estimulado durante toda a educação infantil - ler promove inúmeros benefícios para o corpo e a mente. 

A criança com hábitos de leitura tende a desenvolver mais facilmente o funcionamento do cérebro, a construção do sentido crítico, da empatia e da criatividade. E tudo sem a obrigatoriedade de sair de casa e despender de elevados recursos. Ler amplia o conhecimento, enriquece o vocabulário, aprimora a escrita, e em simultâneo, é uma excelente forma de entretenimento.  

 

Com a chegada do verão e o fim da escola surgem as habituais preocupações dos pais: como continuar a desenvolver as competências pessoais e sociais da criança durante o tempo de férias? A resposta pode afigurar-se complexa, mas há estratégias simples que podem ajudar a consolidar os conhecimentos académicos que foram ministrados durante o ano escolar. 

Caberá aos pais prestar esse apoio fundamental, sobretudo se estivermos perante uma criança com dislexia que manifesta dificuldades ao nível do reconhecimento preciso ou fluente de palavras escritas, da descodificação e da capacidade de soletração.  Sem essa ajuda a probabilidade de a criança "perder" parte do conteúdo curricular apreendido nos últimos meses aumenta consideravelmente. 

De acordo com um estudo recente da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos, os estudantes costumam esquecer-se de uma parte equivalente a um mês de aprendizagem durante o período de verão, sendo que no caso de crianças com dislexia essa perda tende a ser ainda mais significativa e necessita ser compensada. 

Eis algumas estratégias de verão para ajudar as crianças com dislexia a lembrar-se do que aprenderam na escola e a perceber que a leitura pode ser útil e agradável, estimulando competências pessoais e sociais determinantes para enfrentar os desafios da vida:

  • Proponha temas que os motivem a ler, mesmo que possam ter dificuldade em fazê-lo - experimente banda desenhada, publicações sobre temas com os quais se revêm e que despertam a sua curiosidade, por exemplo histórias de mistério. Peça-lhes que pesquisem e leiam informações sobre possíveis atividades a desenvolver durante as férias de Verão - é sempre possível preencher o tempo livre de forma útil e divertida. Deixe-os decidir o que querem ler. Dê-lhes temas que sejam motivadores e de fácil compreensão. Ajude-os a desfrutar de livros e a sentir prazer - e não pressão - da leitura. O verão deve ser um tempo de descontração, onde o amor pela aprendizagem possa florescer.

 

  • Apoie-os à medida que leem - numa primeira fase, leia o livro em voz alta, ajudando a criança a descodificar o conteúdo da leitura muitas vezes com palavras cujo significado desconhece. E mesmo que a criança pergunte repetidamente a mesma coisa, não a critique por isso, nem se sinta irritado. Valorize o facto de a criança querer mais esclarecimentos e assim procurar melhor entendimento para o texto que está a ler. Incentive a criança questionar sempre que tiver dúvidas. Mostre-lhe que ler é uma forma de descobrir o que precisa de saber e, em simultâneo, de se entreter.

 

  • Ofereça-lhes uma leitura fácil - o verão é suposto ser descontraído. Dê-lhes tempo e espaço para a leitura ser bem-sucedida. A criança acabará por se deixar envolver com o livro. Tenha os livros sempre disponíveis. Transporte consigo livros e revistas para crianças pequenas e disponibilize-os nos momentos adequados, por exemplo, quando tiver de esperar em alguma fila de parque de diversões e destinos turísticos populares.

 

  • Sempre que lerem em conjunto, procure que desfrutem desse prazer como algo divertido - não exija à criança que leia na perfeição! Evite demasiadas correções, de forma que ela não olhe para a leitura como algo negativo que expõe as suas dificuldades. Na escola, mais à frente, no próximo ano letivo, o professor irá ajudá-la a melhorar as suas competências de leitura.

 

  • Deixe que a criança mais nova "finja" que lê - leiam a história em voz alta, juntos. Deixe-a seguir a sua voz. Peça-lhe que olhe para as palavras à medida que lhes aponta, mesmo que não estejam realmente a ler. Quando disserem a palavra errada, digam a palavra correta e alegremente enquanto apontam para a palavra. Nunca se esqueça que o cérebro de uma criança com 5 anos já está desenvolvido em 90 por cento.  

 

  • Leia em voz alta durante as tarefas diárias e nos momentos de lazer - por exemplo, se estiver a visitar um museu, leia em voz alta as informações que estão afixadas no local, permitindo à criança entender o que está a ver.  No cinema, na praia, no supermercado, sempre que sentir interesse da criança em ler alguma coisa, incentive essa leitura e, se preciso for, preste todo o auxílio possível para que essa procura de conhecimento seja bem-sucedida, mesmo que o respetivo conteúdo pouco valor acrescente.  

 

  • Modele e ensine a persistência - quando estiver a trabalhar em algo que é difícil, mostre a mesma disciplina e paciência que deseja ver na criança durante o processo de leitura. Ensine explicitamente o valor de trabalhar arduamente para concretizar um objetivo que é desafiador. Conte-lhe histórias inspiradoras sobre pessoas famosas - ou membros da sua própria família - que tenham ultrapassado os respetivos obstáculos.

 

  • Ajuste as dificuldades relacionadas com a dislexia - por exemplo, se a criança tiver de ler em voz alta em público, incentive que, previamente, treine e memorize a sua passagem da leitura. Peça ao professor ou, por exemplo, ao responsável pelos escuteiros, que solicite voluntários para ler em vez de passar o livro de uma pessoa para outra. Outro exemplo: se lhe der uma receita para cozinhar (ou qualquer projeto que envolva instruções escritas), certifique-se de que corresponde ao seu nível de leitura e que a impressão é suficientemente grande. Tenha sempre presente que a dislexia representa um obstáculo para o sucesso escolar na medida em que a aprendizagem escolar está fortemente baseada na leitura e na escrita.

 

  • Usar tecnologia - equipe o seu computador com software que leia em voz alta. Encontre a aplicação certa. Estimule a criança a fazer o download de livros nos seus dispositivos eletrónicos.  Ouvir um livro gravado no computador, enquanto o lê impresso nas suas mãos costuma ser uma excelente ferramenta. 

 

  • Seja um modelo de leitura - transporte livros consigo. Leve-os para a praia e para outros locais e leia-os. Se estiver a viajar, encontre um livro para toda a família ler e discutir. Se tiver dislexia "leia" os seus livros gravados nas férias, permitindo à criança acompanhar de perto esse processo de leitura e, assim, ver como como ultrapassa as suas próprias dificuldades. 

 

É comum que estas crianças descubram o prazer da leitura e outras capacidades académicas durante o período de férias, quando existe maior disponibilidade horária para o lazer.  Se não se sentirem pressionadas a ler e a obter boas notas, podem simplesmente, e por si só, ter a iniciativa de procurar um livro e começar a apreciá-lo.

 Artigo escrito e publicado pelo Sei – Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem

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