Estratégias para o seu filho se concentrar nas aulas

104.jpg

Ponto prévio: a incapacidade de manter a atenção pode ter origem em motivos diversos, desde a ansiedade, a depressão ou mesmo por consequência de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Crianças com problemas de aprendizagem, por exemplo, facilmente se distraem. Regra geral, sentem maiores dificuldades em iniciar projetos, dividir tarefas e assumir responsabilidades, prejudicando assim a vida académica e social.

Se for o caso do seu filho, procure descobrir o que mais o prejudica. Estará a ajudá-lo a dar o primeiro passo para superar as dificuldades. Nem sempre é fácil abordar o assunto de forma positiva e construtiva mas a comunicação é fundamental.

Crie algumas estratégias para o manter focado:

1 - Organize uma lista com os livros, cadernos e outros materiais utilizados durante o ano letivo. Essa lista servirá, diariamente, para que o seu filho se certifique que transporta sempre, de casa para escola e da escola para casa, tudo o que realmente precisa. 

2 - Procure que fique sentado junto a um colega que seja um bom modelo a seguir. Quanto menos barulho na sala maior a capacidade de concentração. 

3 - Ensine-o a descobrir e sistematizar a informação. A probabilidade de manter a atenção aumenta substancialmente quando há organização. Incentive-o, por exemplo, a fazer resumos, ou tópicos, sobre a material lecionada. 

4 - Mantenha as rotinas. É fundamental estabelecer hora e local para todas as atividades. Alterações, não programadas, podem potenciar as dificuldades de concentração. 

5 - Simplifique a agenda. Crianças sobrecarregadas com atividades tendem a ser mais distraídas. 

6 - Crie um local de estudo, arrumado e sem ruído. Quanto menos distrações, melhor. Televisões e telefones não são bons aliados. 

7 - Incentive-o a privilegiar as atividades ao ar livre. Controle o tempo que o seu filho passa a ver televisão e a jogar em computadores e tablets. Atividades desportivas e o contacto descontraído com outras crianças são de extrema importância. 

8 - Celebre as conquistas. O excesso de críticas é prejudicial. Olhe para o elogio como um bom aliado e mostre satisfação sempre que o seu filho apresente bons resultados. O psicólogo e especialista norte-americano Jeffrey Bernstein, deixa-nos outras dicas importantes para ajudar uma criança que apresenta elevado nível de distração:

  • Tenha consciência: Lembre-se que estas crianças muitas vezes se sentem diferentes das outras e precisam por isso de maiores incentivos.

  • Evite gritar: Ao gritar só o confunde ainda mais, tornando-o mais propício à desconcentração.

  • Mantenha-se calmo, firme e não seja controlador: Esteja tranquilo, não crie expecativas inalcançáveis e tente não dar demasiadas ordens/instruções. 

  • Seja proativo e comunicativo com os professores: As crianças que revelam maior desatenção desistem rapidamente quando têm de enfrentar obstáculos. Mantenha-se envolvido na vida escolar do seu filho para que o possa ajudar a superar eventuais dificuldades. 

  • Incentive o seu filho: Ensine-o a tornar as tarefas complexas noutras mais pequenas e viáveis. As crianças sentem-se mais motivadas ao alcançar pequenas vitórias.

  • Faça listas: É estimulante para uma criança ‘riscar’ as tarefas já cumpridas.

  • Ajude, mas não faça por ele: Ajudar demasiado uma criança a concluir um problema difícil pode fazê-la sentir-se bem momentaneamente, mas não estará a ajudá-la verdadeiramente. 

  • Promova a auto-estima do seu filho: A maioria das crianças que revelam maior desatenção sente-se inferior aos outros. Demonstre ao seu filho os seus sentimentos, encorajando e relembrando atividades onde ele tem mais sucesso.

   

Artigo publicado pelo Sei – Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem.

Anterior
Anterior

Workshop sobre Stress Avaliativo

Próximo
Próximo

16 mitos e perguntas frequentes sobre a Dislexia