Gonçalo Despacha-te – dicas para uma manhã agitada

 

“Gonçalo despacha-te”

“Gonçalo come”

“Gonçalo estamos a ficar atrasados”

“Gonçalo agora é para vestir”

 

O Gonçalo tem 5 anos e o que mais gosta de fazer é…Brincar! É curioso, explorador, brincalhão, com uma imaginação muito fértil e nunca está quieto. Diríamos que quase todos os pais que estejam a ler este texto, reconhecem o seu filho e as suas manhãs.

As manhãs do Gonçalo eram sempre assim. Uma correria para conseguir estar pronto para sair de casa a horas. Pais exaustos logo de manhã e filhos em recusa às rotinas do dia-a-dia, procurando sempre mais tempo para brincar. Dias que corriam melhor e outros pior sem nunca se perceber o porquê. Provavelmente está a rever-se. Se sim, temos a solução que agrada a ambos, filhos e pais: uma Tabela Matinal.

 

O que é uma Tabela Matinal?

É uma tabela que contém todas as tarefas que a criança tem que cumprir no período da manhã até estar pronta para sair de casa.

 

Como Funciona a Tabela Matinal?

– Os pais, de preferência em conjunto com a criança, escolhem quais as tarefas que a criança tem que realizar de manhã.

– Dependendo da idade da criança podem usar imagens representativas da tarefa ou apenas escrever qual a tarefa.

– Consoante a idade da criança podem optar por colocar as tarefas na ordem pela qual devem ser realizadas (e.g. 1º lavar os dentes, 2º tomar o pequeno-almoço, etc.) ou num intervalo de tempo (e.g. tomar o pequeno-almoço até às 8h10, vestir até às 8h20, etc.).

– Depois de escolhidas as tarefas e a forma como a criança tem que as realizar, devem pensar e decidir de que forma a criança, autonomamente, consegue autorregular o seu comportamento, isto é, saber o que já realizou e o que ainda tem para realizar, recorrendo, por exemplo a autocolantes ou fazer um “check” a caneta ou utilizar velcro.

Paralelamente, os pais poderão ir reforçando com frases como “boa, já cumpriste a tua primeira missão, o que tens que fazer a seguir?” ou “estás a conseguir! Só te falta mais uma tarefa e podes brincar até serem horas de sairmos”.

 

A criança recebe algum prémio?

Se a criança realizar as tarefas todas dentro do tempo estipulado, ou na ordem acordada, poderá ter direito a um reforço do seu agrado. Por exemplo, se a criança conseguir terminar as tarefas todas e ainda sobrar tempo, poderá brincar até serem horas de sair para a escola. Contudo, não são aconselhadas reforços ou recompensas materiais.

 

Porque é que a Tabela Matinal funciona?

A Tabela Matinal funciona por diversas razões:

– Em primeiro lugar, a criança sabe desde logo o que precisa de fazer para, por exemplo, conseguir fazer o que tanto quer e gosta: brincar.

– Em segundo lugar, se isto for realizado como um jogo (e.g. dizer que tem missões para cumprir em vez de tarefas), a criança já vai sentir que está a brincar e a divertir-se.

– Além disso, acabam-se as frases repetidas a toda a hora (e.g. “despacha-te”),

– Ao mesmo tempo que se promove a autonomia.

Deixamos um exemplo de uma Tabela Matinal, para que se possa inspirar e criar uma própria para a sua casa e aproveitar as manhãs mais tranquilas e sem stress!

 

Artigo publicado pelo Sei – Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem