O MEU ALUNO NUNCA TERMINA AS TAREFAS

Existem várias razões que podem levar um aluno a não conseguir terminar as tarefas dadas (em sala de aula, nos trabalhos enviados para casa). Eis algumas razões que podem levar a essa situação:

  • um ritmo de trabalho lento

  • sentimentos de desmotivação

  • dificuldades na manutenção da atenção

  • dificuldade na planificação e na organização

Na sua atitude, o professor deve sempre promover uma abordagem positiva e construtiva para lidar com o problema, mostrando que juntos vão encontrar uma solução

As soluções podem passar por:

        1 - Uso de Cronogramas Visuais 

Estratégia: Utilizar cronogramas visuais para organizar o dia ou a aula.

  • Exemplo: O professor pode criar um cronograma diário com imagens que representem cada atividade. Por exemplo, uma imagem de um livro para a leitura, um lápis para a escrita e um baloiço para os intervalos. O cronograma deve ser colocado num local visível na sala de aula para que o alunos saiba o que esperar ao longo do dia.

  • Aplicação: No início da aula, o professor pode rever o cronograma com o aluno, destacando o tempo destinado para cada atividade. Durante a aula, ele pode referir-se ao cronograma para ajudar o aluno a manter-se focado na tarefa e saber o que vem a seguir.

    2 - Dividir Tarefas Longas em Partes Menores

Estratégia: Dividir tarefas complexas ou longas em partes menores e concretizáveis.

  • Exemplo: Se uma atividade envolve escrever uma história, o professor pode dividir a tarefa em etapas: 1) Escrever o título e o tema, 2) Criar uma lista de personagens, 3) Escrever o início da história, e assim por diante. Cada parte pode ser trabalhada como se fosse uma mini-tarefa.

  • Aplicação: O professor pode estabelecer metas para cada mini-tarefa, por exemplo, “Vamos dedicar 10 minutos a criar os personagens”. Após completar cada parte, o professor pode fazer uma breve pausa ou uma atividade rápida para facilitar o novo foco da atenção após a mesma.

3 - Técnicas de Gestão do Tempo

Estratégia: Ensinar técnicas de gestão do tempo, como o Método Pomodoro, adaptadas à idade do aluno e com autorregulação da atenção.

  • Exemplo: Para um aluno mais jovem, o professor pode usar uma ampulheta ou um cronómetro para estabelecer blocos de tempo de 10-15 minutos para cada tarefa (ir aumentando este tempo, quando a criança mostrar um maior ritmo), seguidos de uma curta pausa de 3-5 minutos. Nesse intervalo de 10-15 minutos, a criança procurará também registar de forma simples os momentos de desatenção, para que procure futuramente, já com consciência deles, evitá-los.

  • Aplicação: O professor pode explicar que “Vamos trabalhar nesta tarefa por 10 minutos, e depois teremos uma pequena pausa para descansar”. A criança aprende a focar-se por um tempo limitado e sabe que terá um descanso em breve, o que pode aumentar a sua capacidade de atenção.

4 - Sistemas de Recompensas

Estratégia: Implementar um sistema de recompensas para incentivar a conclusão de tarefas.

  • Exemplo: O professor pode criar um sistema de estrelas/ pontos/ autocolantes com tema de interesse para a criança). Cada vez que um aluno completa uma tarefa dentro do tempo estabelecido, ganha uma estrela. Ao acumular um determinado número de estrelas, pode escolher uma recompensa, como um jogo educativo, tempo extra para uma atividade preferida ou um pequeno prémio.

  • Aplicação: O professor pode dizer: “Se conseguires terminar esta atividade antes da campainha, vais ganhar uma estrela. Quando tiveres cinco estrelas, podes escolher uma atividade especial para fazer no fim do dia”. Este sistema motiva o aluno a focar-se e a concluir as tarefas.

5 - Checklists Pessoais

Estratégia: Criar checklists para que o aluno acompanhe o progresso das suas tarefas.

  • Exemplo: Cada aluno pode ter uma checklist diária ou semanal onde risca as tarefas à medida que as completa. Por exemplo, “1. Ler o texto”, “2. Responder às perguntas”, “3. Rever as respostas”.

  • Aplicação: O professor pode ensinar o aluno a usar a checklist dizendo: “Agora que acabaste de ler o texto, marca um X na primeira caixa. Vamos passar para a próxima parte”. As checklists ajudam o aluno a visualizar o que já fez e o que falta, dando-lhe uma sensação de progresso, motivando-o.

       6 - Feedback Positivo e Encaminhamento

Estratégia: Dar feedback positivo e orientar o aluno durante a realização das tarefas.

  • Exemplo: Enquanto os alunos trabalham, o professor pode circular pela sala, oferecendo palavras de encorajamento e sugestões para os que estão a ter dificuldades.

  • Aplicação: O professor pode dizer a um aluno que está a progredir lentamente: “Estás a fazer um ótimo trabalho, continua assim! Se precisares de ajuda com este próximo passo, estou aqui para te ajudar”. Este apoio reforça a confiança do aluno e encoraja-o a continuar.

Implementar estas estratégias pode ajudar o aluno a desenvolver melhores hábitos de trabalho, a gerir o seu tempo de forma mais eficaz e a manter-se motivado e focado na conclusão das tarefas escolares.

Além disso, o laço que se estabelece com o professor, que se mostra aberto e sensível à dificuldade, fará toda a diferença na sua relação e consequente aprendizagem do aluno.

O professor poderá também incentivar os pais do aluno com este tipo de dificuldade, a usar estratégias semelhantes na realização dos trabalhos de casa. Todos ganharão com isso!

 

Artigo escrito e publicado pelo SEI - Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem

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