O MEU ALUNO tem dificuldades em seguir as instruções

Podem ser várias as razões que levam um aluno a ter dificuldade em seguir as instruções dadas pelo professor.

Eis algumas razões que podem levar a essa situação:

  • dificuldade na compreensão oral;

  • dificuldade na memória de trabalho;

  • dificuldade na memória auditiva de curto prazo;

  • dificuldade na manutenção da atenção.

 

O professor deve estar atento ao perfil do aluno, para melhor identificar a razão por detrás dessa dificuldade e assim escolher as melhores estratégias para lidar com a situação. Promover este tipo de condições em turma, permite que não apenas o aluno com dificuldade ganhe com estas estratégias, mas que todo o grupo possa também beneficiar das mesmas no seu processo de aprendizagem.

As estratégias podem passar por:

1. Uso de Linguagem Simples e Clara

Estratégia: Utilizar frases curtas e linguagem simples ao dar instruções.

  • Exemplo: Em vez de dizer “Quero que agora peguem no caderno de exercícios, abram na página 23, leiam o texto, e depois sublinhem as palavras-chave”, o professor pode dividir as instruções: “Abram o caderno. Vão à página 23. Leiam o texto. Agora sublinhem as palavras importantes”.

  • Aplicação: O professor pode sempre verificar se os alunos compreenderam, pedindo-lhes para repetir as instruções.

2. Fornecer Exemplos e Apoio Visual

Estratégia: Usar exemplos concretos e suporte visual para acompanhar as instruções.

  • Exemplo: Se o objetivo for desenhar uma figura geométrica, o professor pode mostrar um desenho no quadro ou usar um cartaz ilustrativo. Além disso, mostrar na prática antes de pedir aos alunos que o façam sozinhos.

  • Aplicação: Sempre que possível, o professor deve usar imagens, diagramas ou demonstrações para esclarecer as instruções.

3. Repetição e Verificação da Compreensão

Estratégia: Repetir as instruções e verificar regularmente a compreensão.

  • Exemplo: Depois de dar as instruções, o professor pode perguntar a um ou dois alunos o que devem fazer a seguir. Isto não só reforça as instruções, mas também ajuda os alunos que podem ter perdido alguma informação.

  • Aplicação: O professor pode repetir as instruções de diferentes formas ou usar sinónimos para reforçar a compreensão.

 

4. Dar Mais Tempo para Completar Tarefas

Estratégia: Oferecer tempo adicional para os alunos que precisam.

  • Exemplo: Se os alunos têm 10 minutos para completar uma atividade, o professor pode dar um aviso aos 7 minutos, dizendo “Faltam 3 minutos”. Para os alunos que precisam de mais tempo, o professor pode dizer: “Se não terminares, não te preocupes, tens mais 5 minutos”.

  • Aplicação: O professor pode ajustar o tempo extra conforme necessário e proporcionar um ambiente sem pressa para que os alunos possam processar as instruções com calma.

5. Identificação da Informação Mais Importante

Estratégia: Destacar e reforçar os pontos principais das instruções.

  • Exemplo: O professor pode usar expressões como “O mais importante é...” ou “Lembrem-se de que precisam de...” para chamar a atenção para os aspetos cruciais da tarefa.

  • Aplicação: Pode também usar cores ou sublinhar palavras-chave no quadro para destacar a informação mais relevante.

6. Organizadores Gráficos

Estratégia: Usar organizadores gráficos, como listas, esquemas ou mapas mentais, para ajudar na organização das ideias.

  • Exemplo: Para uma redação, o professor pode usar um mapa mental que mostre o tema central no meio e as ideias secundárias ao redor, com setas a ligar cada ideia.

  • Aplicação: Antes de uma tarefa, o professor pode desenhar um organizador gráfico no quadro e orientar os alunos na sua utilização.

7. Instruções Escritas e Visíveis

Estratégia: Dar as instruções por escrito, para além das instruções orais.

  • Exemplo: O professor pode escrever as instruções passo a passo no quadro ou num papel distribuído aos alunos, para que possam consultar à medida que completam a tarefa.

  • Aplicação: Os alunos podem sublinhar ou riscar as instruções à medida que as completam, ajudando-os a manter-se organizados e a não se esquecerem de nada.

Implementar estas estratégias pode ajudar a criar um ambiente de aprendizagem onde os alunos se sintam apoiados, compreendam melhor as instruções e consigam completar as suas tarefas de maneira mais eficaz.

 

Artigo escrito e publicado pelo SEI - Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem

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