O MEU ALUNO tem dificuldades em seguir as instruções
Podem ser várias as razões que levam um aluno a ter dificuldade em seguir as instruções dadas pelo professor.
Eis algumas razões que podem levar a essa situação:
dificuldade na compreensão oral;
dificuldade na memória de trabalho;
dificuldade na memória auditiva de curto prazo;
dificuldade na manutenção da atenção.
O professor deve estar atento ao perfil do aluno, para melhor identificar a razão por detrás dessa dificuldade e assim escolher as melhores estratégias para lidar com a situação. Promover este tipo de condições em turma, permite que não apenas o aluno com dificuldade ganhe com estas estratégias, mas que todo o grupo possa também beneficiar das mesmas no seu processo de aprendizagem.
As estratégias podem passar por:
1. Uso de Linguagem Simples e Clara
Estratégia: Utilizar frases curtas e linguagem simples ao dar instruções.
Exemplo: Em vez de dizer “Quero que agora peguem no caderno de exercícios, abram na página 23, leiam o texto, e depois sublinhem as palavras-chave”, o professor pode dividir as instruções: “Abram o caderno. Vão à página 23. Leiam o texto. Agora sublinhem as palavras importantes”.
Aplicação: O professor pode sempre verificar se os alunos compreenderam, pedindo-lhes para repetir as instruções.
2. Fornecer Exemplos e Apoio Visual
Estratégia: Usar exemplos concretos e suporte visual para acompanhar as instruções.
Exemplo: Se o objetivo for desenhar uma figura geométrica, o professor pode mostrar um desenho no quadro ou usar um cartaz ilustrativo. Além disso, mostrar na prática antes de pedir aos alunos que o façam sozinhos.
Aplicação: Sempre que possível, o professor deve usar imagens, diagramas ou demonstrações para esclarecer as instruções.
3. Repetição e Verificação da Compreensão
Estratégia: Repetir as instruções e verificar regularmente a compreensão.
Exemplo: Depois de dar as instruções, o professor pode perguntar a um ou dois alunos o que devem fazer a seguir. Isto não só reforça as instruções, mas também ajuda os alunos que podem ter perdido alguma informação.
Aplicação: O professor pode repetir as instruções de diferentes formas ou usar sinónimos para reforçar a compreensão.
4. Dar Mais Tempo para Completar Tarefas
Estratégia: Oferecer tempo adicional para os alunos que precisam.
Exemplo: Se os alunos têm 10 minutos para completar uma atividade, o professor pode dar um aviso aos 7 minutos, dizendo “Faltam 3 minutos”. Para os alunos que precisam de mais tempo, o professor pode dizer: “Se não terminares, não te preocupes, tens mais 5 minutos”.
Aplicação: O professor pode ajustar o tempo extra conforme necessário e proporcionar um ambiente sem pressa para que os alunos possam processar as instruções com calma.
5. Identificação da Informação Mais Importante
Estratégia: Destacar e reforçar os pontos principais das instruções.
Exemplo: O professor pode usar expressões como “O mais importante é...” ou “Lembrem-se de que precisam de...” para chamar a atenção para os aspetos cruciais da tarefa.
Aplicação: Pode também usar cores ou sublinhar palavras-chave no quadro para destacar a informação mais relevante.
6. Organizadores Gráficos
Estratégia: Usar organizadores gráficos, como listas, esquemas ou mapas mentais, para ajudar na organização das ideias.
Exemplo: Para uma redação, o professor pode usar um mapa mental que mostre o tema central no meio e as ideias secundárias ao redor, com setas a ligar cada ideia.
Aplicação: Antes de uma tarefa, o professor pode desenhar um organizador gráfico no quadro e orientar os alunos na sua utilização.
7. Instruções Escritas e Visíveis
Estratégia: Dar as instruções por escrito, para além das instruções orais.
Exemplo: O professor pode escrever as instruções passo a passo no quadro ou num papel distribuído aos alunos, para que possam consultar à medida que completam a tarefa.
Aplicação: Os alunos podem sublinhar ou riscar as instruções à medida que as completam, ajudando-os a manter-se organizados e a não se esquecerem de nada.
Implementar estas estratégias pode ajudar a criar um ambiente de aprendizagem onde os alunos se sintam apoiados, compreendam melhor as instruções e consigam completar as suas tarefas de maneira mais eficaz.
Artigo escrito e publicado pelo SEI - Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem