
Blog do Centro Sei
Notícias e Artigos sobre Desenvolvimento Infantil
Somos especialistas em dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Todos os meses publicamos aqui notícias sobre desenvolvimento infantil e dicas sobre as melhores técnicas e estratégias de aprendizagem para pais e professores.
Como ajudar o seu filho a preparar o regresso à escola?
A emoção e a angústia são mais notórias a poucos dias do arranque do ano escolar. Para muitos pais e filhos o regresso às aulas depois das longas férias de Verão, é sinónimo de dificuldades: novos professores e alunos, horários fixos e maior exigência.Não desespere! Há formas simples de as ajudar na transição e que dependem apenas de si.
Estratégias para combater a Discalculia
A Discalculia é considerada uma perturbação neurológica. Afeta especialmente a capacidade de entender, trabalhar com números e conceitos matemáticos. Se for o caso do seu filho, não desespere!Há formas de o ajudar.
Estratégias para ajudar o seu filho com dislexia
Está ao alcance de qualquer pai. Não precisa ser um especialista. Mas ajudar o seu filho que apresenta um quadro de dislexia pode ser um desafio. Para que consiga desenvolver algumas competências ou fortalecer a sua autoestima há estratégias simples que pode seguir.
Mariana, Filha da Alienação Parental
Hoje em dia existe um número cada vez maior de crianças, identificadas pelas comissões de proteção de crianças e jovens (CPCJ), que são reclusas da manipulação parental. A este comportamento dá-se o nome de Síndrome de Alienação Parental (SAP).
Disgrafia – O que é? O que fazer?
A disgrafia consiste numa dificuldade no ato motor da escrita. A criança com disgrafia pode apresentar dificuldades no desenho ou no grafismo da letra (“má letra”). Neste artigo exploramos o que é a disgrafia, alguns sinais de alerta comuns e o que fazer caso o seu filho apresente esses sinais de alerta.
9 Mitos associados às Dificuldades de Aprendizagem
Existem vários mitos associados às Dificuldades de Aprendizagem Específicas: uma criança com dificuldades de aprendizagem tem uma inteligência mais baixa? Poderá ter boas notas? Estes mitos dificultam muitas vezes o diagnóstico destas dificuldades na criança e, por conseguinte, o início da sua intervenção terapêutica.
Como ajudar o seu filho a criar bons hábitos neste ano letivo?
O final das férias vem sempre associado a toda aquela azáfama inerente ao regresso às rotinas do quotidiano: há que organizar o material escolar, conjugar os horários letivos com as atividades extracurriculares, conciliar os horários dos pais com os dos filhos, adotar rotinas para a hora de deitar e acordar, preparar lanches e marmitas, entre muitas outras atividades. Nesta altura do ano, com o início das aulas mesmo à porta, a palavra-chave é o planeamento.
Jogos Educativos para Fazer com o Seu Filho na Praia e Nas Viagens de Carro
Em tempo de férias, quer pais quer filhos, sentem com alivio o fim de um ano escolar atarefado, repleto de rotinas e exigências. Já de férias, qualquer que seja o cenário, no campo, na cidade ou na praia, vivem-se momentos de maior descontração. Criam-se também as condições ideais para, de forma lúdica e tranquila, se poder brincar e treinar competências que podem precisar de alguma otimização.
O ano letivo não correu bem? 5 estratégias para que o próximo corra melhor
Chegado o final de mais um ano letivo, chega também a altura ideal para fazer um balanço sobre tudo aquilo que correu bem, e também sobre o que podia ter corrido melhor. O feedback dos professores, a autoanálise da criança e a própria percepção dos pais em relação ao ano letivo que agora termina, são tudo elementos que podem dar pistas acerca do que pode ser melhorado no ano seguinte.
Bullying na escola: o que fazer?
Se o seu filho é repetidamente alvo de gozo, insultos ou comportamentos agressivos por outras crianças, então é provável que esteja a sofrer de bullying na escola. Se isto se confirmar, é fundamental conhecer as medidas a tomar em caso de bullying.
Orientação Vocacional: percursos possíveis para os alunos que acabam o 9º ano
Quando chegados ao final do 9º ano, os alunos podem prosseguir os seus estudos optando por um de três percursos possíveis: os cursos científico-humanísticos, os cursos profissionais e os cursos artístico-especializados. Cada um destes percursos presenta ele próprio várias opções, permitindo aos alunos um leque de escolhas muito alargado. Em seguida, explicamos-lhe as especificidades de cada um destes cursos.
10 dicas para ajudar o seu filho com a matemática
“A matemática é difícil e complicada” é o que muitas crianças dizem quando têm que fazer os trabalhos de casa ou estudar para o teste de matemática. Mas existem algumas estratégias e truques que facilitam o raciocínio matemático e que levam a aprendizagem da matemática a ser divertida e gratificante. Veja aqui 10 dicas para ajudar o seu filho com a matemática.
10 dicas para ajudar o seu filho na altura dos exames
A época de exames está sempre associada a alguma ansiedade, sentida não só pelos alunos mas também pelos próprios pais. Se pensarmos que os alunos irão passar por várias épocas de exames ao longo da sua vida escolar e académica, começando logo no final do primeiro ciclo do ensino básico, importa ajudá‐los a desenvolver estratégias que os ajudem a regular e reduzir o stress e a ansiedade típicos destas fases.
O meu filho tem hiperatividade ou é apenas irrequieto?
À medida que crescem, é expectável que as crianças vão ganhando cada vez mais controlo sobre o seu comportamento, tornando-se mais capazes de regular e controlar as suas reações ao que lhes acontece.No entanto, esta aprendizagem não é automática. Pelo contrário, e tal como em qualquer outro tipo de aprendizagem, a criança evolui através de tentativa e erro, isto é, cometendo erros e aprendendo com e através destes. Só assim poderá compreender profundamente aquilo que dela é esperado, e como deve comportar-se nas diversas situações.
Dislexia: Quando procurar uma avaliação?
Quando devemos procurar ajuda para o nosso filho ou encaminhar o nosso aluno que está com dificuldades na aquisição da leitura/escrita? Até que ponto essas dificuldades se enquadram dentro do desafio natural de aprender o domínio da leitura e da escrita, ou até que ponto deverão ser considerados sinais de alerta de uma Perturbação Específica da Leitura e da Escrita – Dislexia? A que sinais devemos estar atentos para tomar a decisão de procurar a ajuda de um técnico especializado?
Regras sim, autoritarismo não! – Estratégias para treinar o comportamento do seu filho
Todas as crianças precisam que os pais lhes apresentem regras claras, constantes e coerentes. Não ao ponto de serem “pais tiranos” que impeçam a criança de crescer livre de espartilhos e pressões, mas firmes o suficiente para lhes transmitir, desde cedo, como funciona o mundo e a sociedade que as rodeia. Isto é fundamental para que a criança aprenda a distinguir o que é certo do que é errado, e para que se sinta mais estruturada, segura e protegida. Isso fará dela uma criança mais espontânea para explorar o mundo que a rodeia, e com mais espírit o de aventura para enfrentar os desafios sem (tantos) medos ou vacilações.
"Detesto matemática!" - Sinais de alerta da Discalculia
“Odeio matemática!” – É frequente ouvirmos os nossos filhos/alunos fazerem este tipo de desabafo. Com igual frequência podemos cair no erro de achar que se trata de simples preguiça ou desmotivação para aprender a disciplina. Contudo, a frustração associada a esta frase tão frequentemente pronunciada pode, por vezes, refletir uma verdadeira dificuldade em aprender e desenvolver o cálculo matemático. À dificuldade de aprendizagem associada ao raciocínio lógico-matemático dá-se o nome de Discalculia ou Perturbação Específica do Cálculo.
Avaliar crianças com dislexia: dicas para professores
Crescer com dislexia pode ser desafiante, quer para as crianças que a apresentam, quer para os professores que tenham de lidar com ela em contexto de sala de aula. Por um lado, dificuldades ao nível da lecto-escrita acabam sempre por reflectir-se em dificuldades na aquisição de todas as disciplinas, sempre que estas impliquem o recurso à leitura e à escrita. Isto pode tornar-se frustrante para crianças com dislexia, as quais podem acabar por sentir-se menos inteligentes e menos capazes do que na realidade são. O desgaste de repetidas situações de stress relacionadas com problemas escolares resulta muitas vezes numa crescente desmotivação em prosseguir os estudos.
Métodos de Estudo para aumentar o rendimento escolar do seu filho
O método que o seu filho usa para estudar influencia diretamente os resultados que obtém, neste sentido parece-nos que a implementação de métodos de estudo e estratégias que permitam ao seu filho rentabilizar o seu desempenho escolar, e tirar o máximo partido dos contéudos que irá aprender desde cedo serão uma mais valia para o seu percurso escolar.
Estimular a inteligência emocional do seu filho
Daniel Goleman, psicólogo e escritor americano, define Inteligência Emocional como sendo a capacidade de reconhecer, compreender e gerir os nossos próprios sentimentos e emoções, assim como uma maior facilidade em reconhê-los e compreendê-los nos outros. Seja através de expressões faciais ou do tom de voz, tem-se uma maior empatia para com aquilo que se sente e para com quem nos rodeia. De acordo com este investigador, a inteligência emocional é o que nos permite reconhecer variações emocionais mais subtis, e utilizar as emoções para facilitar o próprio pensamento e raciocínio.