Crianças do pré-escolar com hiperatividade e défice de atenção
Crianças até aos 6 anos podem sentir dificuldades em prestar atenção, seguir instruções, esperar pela sua vez e nem sempre esses fatores estão associados a uma perturbação. Pode ser apenas uma etapa passageira no desenvolvimento da criança. Mas convém estar atento.
Os primeiros sinais da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) costumam aparecer logo na primeira infância. Se a criança apresentar alguns sintomas próprios desta perturbação, como excesso de atividade motora, impulsividade acompanhado de dificuldades de atenção / concentração, deverá ser avaliada por um especialista.
A PHDA é uma condição muito comum diagnosticada em crianças. As que apresentam os primeiros sintomas aos 3 anos mais facilmente irão preencher os critérios de diagnostico até aos 12 anos. O despiste atempado é essencial.
Como saber se a criança tem PHDA em idade pré-escolar?
A PHDA dificulta a aprendizagem dos conceitos escolares e condiciona os relacionamentos interpessoais com os colegas, professores e a própria família. É essencial que perceba de que forma é que os comportamentos da criança se encaixam ou não naqueles que são próprios da sua idade.
Compare os comportamentos com os de outras crianças da mesma faixa etária. Partilhe informações com os professores/educadores. É importante que o diálogo entre a família e a escola flua de forma a permitir mais facilmente identificar eventuais desvios ao padrão de comportamentos expectáveis para a idade da criança. A avaliação deve ser construída em equipa, com a participação de todas as partes do puzzle, pais, professores, médicos e técnicos especializados.
O que implica diagnosticar a criança em idade em pré-escolar?
Para que a criança seja diagnosticada com esta perturbação deve apresentar um número específico de sintomas pelo menos durante 6 meses em circunstâncias diversas do seu dia a dia. Tenha em atenção que alguns dos comportamentos aparentemente relacionados com PHDA podem apenas revelar-se, por exemplo, em casa e não na escola e vice-versa. Reporte tudo aquilo que vê no quotidiano da criança.
A avaliação em idade pré-escolar deve ser minuciosa, partindo sempre de uma consulta inicial com a família da criança. De acordo com as diretrizes internacionais este processo deve detalhar quais os sintomas, a respetiva intensidade, a frequência com que ocorrem e em que contexto. Nesta avaliação serão preenchidos pelo familiar e pelo educador/professor, formulários/questionários com escalas de classificação do comportamento da criança.
O profissional clínico irá realizar o diagnostico recorrendo aos relatos comportamentais sobre a criança, o seu desenvolvimento e avaliação do desempenho nos diferentes ambientes em que se encontra inserida. Poderão igualmente ser realizados testes psicológicos complementares que permitem avaliar e identificar os pontos fortes e menos forte da criança. Ao longo dessa avaliação deverão ser tidas em conta eventuais perturbações cognitivas que podem estar na origem dos sintomas e que permitem despistar possíveis dificuldades de aprendizagem.
Os sintomas da PHDA nas crianças
Esta manifesta-se através de 3 sintomas principais, isoladamente ou em conjunto, para os quais deve estar particularmente atento:
Desatenção:
Não presta muita atenção aos detalhes ou comete erros descuidados
Tem dificuldade em manter a atenção
Parece não ouvir
Dificuldade em aceitar instruções
Dificuldade de organização
Evita tarefas que exijam muita reflexão
Perde coisas
É distraído
Esquece-se das atividades diárias
Impulsivo/ Hiperativo:
Balança na cadeira usando os pés e as mãos
Tem dificuldade em permanecer sentado
Corre excessivamente
Dificuldade em manter a calma nas atividades
Atua como se fosse conduzido por um motor
Fala excessivamente
Responde às perguntas antes de as mesmas serem formuladas
Dificuldade em esperar a sua vez e fazer turnos
Interrompe os outros
Desatenção e hiperatividade-impulsividade:
Os sintomas são os de ambas as listas suprarreferidas
Estes sintomas podem mudar com o tempo e podem ser manifestados de formas diversas à medida que as crianças ganham maturidade.
Como intervir em crianças do pré-escolar com PHDA?
A prioridade é a terapia comportamental através da qual os pais desenvolverão técnicas para ensinar e reforçar os comportamentos e competências positivas da criança. Isto é fundamental. Com a ajuda certa as crianças com PHDA podem aprender a funcionar com sucesso em casa e na escola.
Em relação à medicação e sempre que a mesma for indispensável, ela poderá ser iniciada por volta dos 4/5 anos. As crianças reagem de forma diferente à medicação, resultando o fármaco com umas e não com outras. O médico ajusta a dosagem para determinar se a mesma está ou não a ajudar e se é necessário recorrer a um medicamento alternativo.
A intervenção na PHDA é complexa. É importante monitorizar continuamente as crianças para ver se o tratamento está a funcionar. Isto inclui a repetição periódica das avaliações da escala de classificação para garantir que a medicação e a terapia comportamental estão a ter o efeito desejado.
Artigo escrito e publicado pelo SEI - Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem