Dicas de Aprendizagem para as Crianças Desenvolverem nas Férias

As férias de Verão são excelentes para oferecer tempo de qualidade às crianças. É claro que depois de um ano letivo exigente, com múltiplas atividades escolares e responsabilidades, é preciso saber tirar o pé do acelerador - os momentos de ócio e diversão, são também fundamentais no desenvolvimento cognitivo e social da criança e, de forma alguma, devem ser descurados.

Eis algumas dicas de aprendizagem para experimentar durante as férias:

  1. Leitura: incentive a criança a desenvolver bons hábitos literários, seja por meio de livros, revistas de banda desenhada ou obras digitais. Crie uma lista de livros interessantes e adequados ao gosto e idade da criança e estabeleça metas de leitura alcançáveis - ajuda muito ter em casa um local propício para o efeito. Também pode ser divertido participar em clubes de leitura ou programas de bibliotecas locais. 

  2. Escrita Criativa: estimule a criatividade da criança através da escrita. Incentive-a a escrever histórias, diários, poemas ou até mesmo um blog pessoal. Ao fazê-lo a criança estará a desenvolver as suas competências de expressão escrita e a própria imaginação. 

  3. Estudo ao ar livre: aproveite o bom tempo de verão e proporcione à criança atividades diferentes num outro ambiente. Incentive a observação e a exploração da natureza. Porque não desenvolver essas tarefas num parque natural, num jardim botânico ou até mesmo na praia depois de alguns mergulhos?

  4. Aulas ou workshops de verão: verifique se há aulas ou workshops de verão disponíveis na área de residência. Atividades relacionadas com arte, música, desporto, ciência e tecnologia costumam ser do agrado das crianças e proporcionam bons momentos de aprendizagem prática e de socialização.

  5. Projetos que envolvam pesquisa: incentive as crianças a pesquisarem sobre temas do seu interesse. Podem ser projetos científicos simples, investigações históricas, estudos sobre animais ou qualquer outro tópico que desperte curiosidade. Ajude-as a encontrar recursos e a organizar as suas descobertas.

  6. Aprender uma nova competência: encoraje as crianças a despertarem para novos conhecimentos ou a descobrir os próprios talentos que pensaram não ter. Aprender a tocar um instrumento musical, pintar, cozinhar, costurar, dançar ou praticar desporto são boas formas de estimular o desenvolvimento pessoal ao nível motor, da criatividade e confiança.

  7. Jogos educacionais: use jogos e aplicações educacionais para tornar a aprendizagem divertida. Existem diversas opções disponíveis, por exemplo online, que abrangem diferentes áreas do conhecimento, desde a matemática, às ciências, passando pelas línguas. Os quebra-cabeças também são bons desafios para os mais novos.

  8. Visitas a museus e exposições: aproveite as férias para visitar museus, exposições e centros culturais. Essas visitas proporcionam experiências enriquecedoras, despertam o interesse por diferentes áreas do conhecimento e ampliam os horizontes das crianças.

  9. Atividades de culinária: como já referimos, as atividades culinárias são uma forma divertida de aprender. Incentive as crianças a seguir receitas, pesar os ingredientes, experimentar combinações de sabores e até mesmo a criar as suas próprias receitas. Além de aprenderem sobre nutrição e técnicas culinárias, elas também desenvolvem competências matemáticas e de organização. Experimente e verá que vai gostar.

  10. Estabeleça uma rotina: crie um calendário diário que inclua um pequeno período temporal, de cerca de 1 hora, para atividades educacionais, como leitura, escrita, resolução de problemas, etc. Ter uma rotina estruturada ajudará as crianças a manterem contacto com as atividades letivas. Nunca se esqueça: procure ser um exemplo de dedicação e entusiamo pela descoberta de novos conhecimentos.

  11. Tempo para criar e brincar livremente: não se esqueça da importância do tempo livre para as crianças exercitarem a sua criatividade e imaginação. Permita que elas tenham tempo para brincar livremente, construir, desenhar, inventar histórias e explorar os seus próprios interesses. Brincar, como já referimos, é essencial para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças.

 

Compete às famílias conseguir estimular a criança e incentivá-la a dedicar algum do seu precioso tempo livre em prol do reforço das suas competências académicas, nunca esquecendo que as férias são, sobretudo, um momento para relaxar e recarregar baterias. Nunca se esqueça, saber fazer uma gestão equilibrada dessas atividades é essencial.  

Artigo escrito e pulicado pelo SEI - Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem

Anterior
Anterior

Atividades de verão para crianças: benefícios e oportunidades

Próximo
Próximo

COMO ENSINAR AS CRIANÇAS A UTILIZAR A INTERNET?