Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)

avaliação e intervenção na área da Hiperatividade e Défice de Atenção

A PHDA – Perturbação Hiperatividade com Défice de Atenção – é uma perturbação do neurodesenvolvimento caracterizada por dificuldades ao nível da atenção, hiperatividade e/ou impulsividade. Aparece geralmente na primeira infância, sendo frequente verificar um excesso de atividade motora, impulsividade, acompanhado de dificuldades de atenção (manter a atenção/concentração num estímulo por algum tempo). Estes sintomas são persistentes e podem ser identificados em diferentes contextos de interação da criança, seja na escola, aquando da realização de determinadas atividades, seja em momentos de convívio com os colegas, em atividades extracurriculares, ou mesmo em casa, durante a realização das tarefas escolares ou em atividades da rotina do próprio dia a dia. A persistência e a intensidade dos sintomas característicos desta perturbação são valorizados quando causam impacto ou um prejuízo na aprendizagem escolar e no desenvolvimento sócio-afetivo da criança.

PARA QUEM SÃO AS CONSULTAS DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO NA ÁREA DA HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO?

 

No SEI, a intervenção nesta área, ou o treino focado no controlo da atividade motora e/ou da impulsividade e otimização dos níveis de atenção/concentração, dirige-se a todas as crianças, adolescentes ou adultos a quem seja identificado um conjunto de critérios diagnóstico compatíveis com a referida sintomatologia.

Estas dificuldades manifestam-se no controlo da atividade motora e da impulsividade e ainda na capacidade de atenção/concentração, refletindo-se na aquisição das aprendizagens escolares e no comportamento. Deste modo, antes de se dar inicio a um programa focado no controlo da hiperatividade-impulsividade, terão que ser realizadas sessões de avaliação que permitam identificar o perfil de aprendizagem do indivíduo.

No processo interventivo, procuramos envolver os pais, os professores e outros técnicos que atuem junto da pessoa com PHDA, no sentido de, com eles, desenvolver ferramentas para que sejam parte integrante na conquista de sucesso escolar e no seu apoio.

Somos também especializados em aconselhamento parental, um apoio destinado a pais de crianças e de adolescentes, que sintam necessidade de encontrar ferramentas educativas para melhor ajudar os seus filhos.

É POSSIVEL IDENTIFICAR SINAIS DE ALERTA NA ÁREA DA HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO?

 

À semelhança do que acontece com outras perturbações, o seu despiste atempado revela-se fundamental, permitindo uma maior eficácia na implementação de medidas e estratégias interventivas.

No âmbito da desatenção, embora esta seja mais "silenciosa" quando com parada com um quadro de irrequietude e impulsividade, é possível identificar alguns sinais de alerta relacionados com: 

- dificuldade frequente em manter a atenção na realização de tarefas escolares;

- dificuldade em prestar atenção aos detalhes;

- dificuldade de concentração e tendência para se distrair fácil e frequentemente, desviando a sua atenção para assuntos externos à tarefa;

- tendência para a desorganização;

- dificuldade em seguir instruções;

- tendência para evitar atividades que exijam um esforço cognitivo e continuado;

- tendência para não completar as tarefas que inicia;

- dificuldade significativa na gestão do tempo e no cumprimento de prazos;

- tendência para esquecer compromissos e tarefas previamente agendadas.

No âmbito da hiperatividade-impulsividade, é possível identificar alguns sinais de alerta relacionados com: 

- dificuldade em se concentrar num só estímulo;

- frequentemente parece não escutar ninguém mesmo quando dirigido a si;

- dificuldade em manter uma estrutura ou uma rotina;

- tendência para estar constantemente a falar, podendo também apresentar dificuldade em esperar pela sua vez;

- tendência para se mexer excessivamente, para se manifestar frequentemente agitado, mesmo em situações em que não é considerado apropriado fazê-lo;

- tendência para interromper ou interferir nas atividades dos colegas;

- tendência para responder a perguntas antes de estas serem completamente formuladas.

Para além destes sinais, é importante ter em atenção que são várias as referências bibliográficas que descrevem a correlação existente entre a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e as dificuldades de aprendizagem especificas. Neste sentido é de indicar que uma percentagem significativa da população que apresenta uma Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) apresenta igualmente associado um quadro de dificuldades na leitura, na escrita e/ou no cálculo.

COMO DECORREM AS CONSULTAS DE AVALIAÇÃO NA ÁREA DA HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO?

 

A avaliação desta perturbação é construída em equipa multidisciplinar, sendo frequente a participação de pais, professores e outros técnicos especializados como psicólogos e neuropediatras. 

No caso do pedido de avaliação ser dirigido a uma criança, a primeira consulta no SEI é realizada sob a forma de uma entrevista semi-estruturada aos pais, no sentido de recolher informação sobre o historial da criança nas diferentes vertentes do seu desenvolvimento, procurando-se igualmente obter uma descrição do problema identificado nos diversos contextos em que se manifesta.

Posteriormente, depois de analisada a informação recolhida junto dos pais, definem-se as áreas que deverão ser alvo de avaliação junto da criança para que se consiga chegar a um diagnóstico. 

O processo de avaliação direta junto da criança pode decorrer entre quatro a cinco sessões, visando realizar o diagnóstico e identificar os fatores associados à manifestação das dificuldades nos diferentes contextos, assim como detetar recursos para a sua resolução. Durante este processo, o professor titular ou o diretor de turma são também contactados pelo técnico do SEI, com o objetivo de recolher informação acerca do contexto escolar ou outros dados relevantes.

Na última etapa desta avaliação, é realizada a entrega de um relatório aos pais, na qual é apresentada uma caracterização detalhada das áreas avaliadas e das necessidades terapêuticas traçadas numa proposta de intervenção.

COMO DECORREM AS CONSULTAS DE INTERVENÇÃO NA ÁREA DA HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO?

 

A concepção do plano de intervenção realizado no SEI e o processo que dele decorre, dependerá do perfil identificado durante o processo de avaliação e adaptar-se-á às necessidades do indivíduo, podendo, no que se refere à intervenção na área da hiperatividade e défice de atenção, passar pela implementação de programas comportamentais, pela aplicação de estratégias específicas para desenvolver as áreas que apresentam maiores fragilidades e, também, pelo acompanhamento nos diferentes contextos em que a criança se insere, nomeadamente em casa e na escola.

A periodicidade da intervenção é variável, sendo definida em função dos objetivos a atingir e do perfil identificado na avaliação. O mesmo se verifica com o tempo total de intervenção, o qual pode variar de caso para caso.

Ao longo do processo de intervenção, vão sendo realizadas reavaliações periódicas, no sentido de recolher informação acerca do ritmo de desenvolvimento, das áreas que ainda carecem de intervenção e, por fim, da necessidade de continuar a beneficiar de intervenção.

A CONSULTA NA ÁREA DA HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO PODE SER PRESENCIAL, NA ESCOLA OU ONLINE?

 

As consultas de avaliação e de intervenção na área da hiperatividade e défice de atenção decorrem nas instalações do SEI, em Carcavelos. Poderão também decorrer em regime de domicílio ou na escola, na zona de Lisboa/Cascais, desde que o programa terapêutico seja passível de ser aplicado nesses contextos. As consultas podem também ser realizadas num formato online, através de várias plataformas colaborativas especiais.

 MARCAR CONSULTA DE Hiperatividade e Défice de Atenção

Agende aqui uma consulta ou fale com os nossos técnicos e obtenha conselhos e orientações especializadas. A orientação é confidencial e gratuita.