Terapia da Fala

avaliação e intervenção na área da Terapia da Fala

A vida em comunidade, seja nos laços estreitos que se estabelecem com os elementos da família, seja em interações mais alargadas como as que se estabelecem com os pares, outros adultos de referência ou todos aqueles que se cruzam no nosso caminho, depende fortemente da comunicação humana. No entanto, essa capacidade de comunicar, nem sempre se desenvolve naturalmente, podendo surgir perturbações. A terapia da fala, no sentido de dar resposta a estas dificuldades, e assim apoiar crianças, jovens ou adultos, conjuga conhecimentos derivados de uma variedade de disciplinas ou áreas científicas, incluindo as ciências médicas e biológicas, ciências do comportamento, ciências da linguagem e da comunicação, a linguística, a fonética e a fonologia, a tecnologia aplicada à fala, assim como a área especializada da patologia e terapêutica da fala e da linguagem.

QUAL O PAPEL DO TERAPEUTA DA FALA E QUAIS AS ÁREAS ALVO EM CONSULTA DE TERAPIA DA FALA?

 

O terapeuta da fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, tratamento e estudo da comunicação humana e perturbações relacionadas. Neste contexto, a comunicação humana engloba todos os processos associados à compreensão e à produção da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas apropriadas de comunicação não verbal (CPLOL – Colónia 1994).

O terapeuta da fala do SEI atua no sentido da prevenção da ocorrência ou do agravamento de perturbações na comunicação, através do ensino, informação, rastreio para despiste precoce de perturbações no caso da criança e também para o despiste no adolescente ou adulto e, qualquer outra ação apropriada para os indivíduos e o seu meio.

A nossa intervenção em terapia da fala pode assim atuar perante situações em que são identificadas perturbações nas áreas da fala (perturbações articulatórias, disartria, apraxia, gaguez, disfonia, perturbações da voz) e da linguagem (perturbações na criança – atraso do desenvolvimento da linguagem (ADL), perturbação específica do desenvolvimento da linguagem (PEDL), dificuldades de aprendizagem, perturbações no adulto (afasia) bem como perturbações relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva (incluindo aprendizagem), oro-muscular, respiração, deglutição e voz.

Para quem são as consultas de terapia da fala?

 

As perturbações podem surgir em qualquer idade, podendo estar associadas ao desenvolvimento ou ser adquiridas, e podem verificar-se de forma mais simples ou mais complexa. 

Assim, no SEI, em consulta de terapia da fala, apoiamos crianças, adolescentes e adultos cuja problemática esteja associada a perturbações na área da fala, da linguagem, perturbações específicas do desenvolvimento da linguagem (PEDL), dificuldades de aprendizagem, perturbações no adulto, bem como perturbações relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva (incluindo aprendizagem), oro-muscular, respiração, deglutição e voz.

Quando a intervenção é dirigida aos mais novos, os adultos que os rodeiam são também integrados. Procuramos envolver os pais, os professores e os educadores, dando-lhes ferramentas para que sejam parte integrante na resolução do problema e no apoio à criança e ao adolescente.

Somos também especializados em aconselhamento parental, um apoio destinado a pais de crianças e de adolescentes, que sintam necessidade de encontrar ferramentas educativas para melhor ajudar os seus filhos na exigente tarefa educativa.

COMO DECORRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM CONSULTA DE TERAPIA DA FALA?

 

O processo de avaliação pressupõe um estudo completo de todos os aspetos, funcionais ou outros, da competência comunicativa e das modificações, observados nos indivíduos (que podem ou não consultar o terapeuta da fala por sua iniciativa), tendo em conta as suas necessidades e as características do seu meio social. A avaliação é um processo contínuo que pode envolver a colaboração de outros profissionais ou áreas. 

O terapeuta da fala do SEI estabelece o diagnóstico através da avaliação objetiva e da observação clínica e formula hipóteses acerca da natureza e da duração da intervenção. 

No caso de o enfoque ser a criança, além dos pais, outros educadores podem ser contactados pelo terapeuta do SEI, com o objetivo de recolher mais informação acerca do contexto escolar da criança ou do adolescente. 

A última etapa desta avaliação prende-se com a entrega de um relatório aos pais, acompanhado de uma caracterização detalhada das áreas avaliadas e das necessidades terapêuticas, traçadas numa proposta de intervenção.

COMO DECORRE O PROCESSO DE INTERVENÇÃO EM CONSULTA DE TERAPIA DA FALA?

 

A intervenção terapêutica pode ser direta ou indireta. Envolve terapia, reabilitação e reintegração no meio social e profissional, assim como intervenção precoce, orientação e aconselhamento. 

A intervenção tem por objetivo levar o paciente, de acordo com as suas possibilidades, ao nível ótimo de funcionamento e de comunicação que corresponde ao seu meio – social, educacional e profissional – no sentido de alcançar ou manter a autonomia. A periodicidade da intervenção é variável, sendo definida em função dos objetivos a atingir. O mesmo se verifica com o tempo total de intervenção, o qual pode variar de caso para caso. 

No caso de patologia médica, a intervenção do terapeuta da fala pode complementar a intervenção médica. A terapêutica da fala também envolve a colaboração em programas terapêuticos num contexto multidisciplinar. 

Ao longo do processo de intervenção são realizadas reavaliações no sentido de recolher informação acerca do ritmo de desenvolvimento, das áreas que ainda necessitam de ser alvo de intervenção, ou acerca da necessidade de continuar a beneficiar de intervenção. 

A CONSULTA DE terapia da fala PODE SER PRESENCIAL, NA ESCOLA OU ONLINE?

 

As consultas de avaliação e de intervenção em terapia da fala decorrem nas instalações do SEI, em Carcavelos. Poderão também decorrer em regime de domicílio ou na escola, na zona de Lisboa/Cascais, desde que o programa terapêutico seja passível de ser aplicado nesses contextos. As consultas podem também ser realizadas num formato online, através de várias plataformas colaborativas especiais.

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