Dificuldades de Aprendizagem

avaliação e intervenção na área das Dificuldades de Aprendizagem

As dificuldades de aprendizagem específicas são consideradas disfunções neurológicas, que podem ser observadas desde o início da manipulação da leitura, escrita, caligrafia e cálculo. Estas dificuldades tornam-se muitas vezes uma condicionante significativa para a progressão académica e para o sucesso escolar desde níveis escolares muito precoces. Estas dificuldades não são melhor explicadas, entre outros fatores, pela falta de estimulação ou pela presença de défices nas acuidades visual e auditiva, não sendo, igualmente, fruto de uma dificuldade intelectual ou de dificuldades na proficiência de uso da língua. As dificuldades de aprendizagem como a Dislexia (Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura), a Disortografia (Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na expressão escrita), a Disgrafia e a Discalculia (Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na matemática) são consideradas distúrbios de caráter permanente apresentando, frequentemente, um prejuízo ao nível das aquisições académicas, eventuais atividades extracurriculares e ainda das rotinas quotidianas. Apresentam uma elevada prevalência na população escolar.

PARA QUEM SÃO AS CONSULTAS DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO NA ÁREA DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM?

 

A nossa intervenção dirige-se a todas as crianças e adolescentes em idade escolar que manifestem alterações ao nível das aquisições das funções de leitura, escrita, caligrafia ou cálculo e que, mesmo após terem sido introduzidas estratégias diferenciadas, não estejam a conseguir alcançar os objetivos pretendidos. Acompanhamos assim todos aqueles, desde crianças até adultos, a quem sejam identificados sinais de alerta durante os processos de aprendizagem. 

Neste processo, e tratando-se de uma criança ou adolescente, procuramos envolver os pais, os professores e outros técnicos que atuem junto da criança ou do adolescente, no sentido de, com eles, desenvolver ferramentas para que sejam parte integrante na conquista de sucesso escolar e no seu apoio.

Somos também especializados em aconselhamento parental, um apoio destinado a pais de crianças e de adolescentes, que sintam necessidade de encontrar ferramentas educativas para melhor ajudar os seus filhos.

É POSSIVEL IDENTIFICAR SINAIS DE ALERTA NA ÁREA DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM?

 

Dada a complexidade e especificidade das dificuldades de aprendizagem, a identificação de sinais de alerta e a avaliação efetuada por técnicos especializados, poderão apresentar-se como mais valias para a promoção do processo de ensino-aprendizagem, assim como para o bem estar psicológico de crianças e jovens.

As dificuldades de leitura, de escrita, ao nível do vocabulário, do raciocínio lógico-matemático e da atenção/concentração não devem, por isso, ser desvalorizadas. Podem ser sinais de alertas de dificuldades de aprendizagem específicas.

Quanto mais cedo a avaliação e o diagnóstico forem realizados, maiores as probabilidades de sucesso das respetivas estratégias terapêuticas. Uma intervenção precoce é fundamental para aumentar o potencial de desenvolvimento cognitivo do individuo, sobretudo quando se tratam de crianças até à idade escolar e em risco de atraso de desenvolvimento. 

COMO DECORREM AS CONSULTAS DE AVALIAÇÃO NA ÁREA DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM?

 

A nossa avaliação ao nível das dificuldades de aprendizagem específicas é construída com base num conjunto variado de informações recolhidas em diferentes contextos. Em primeiro lugar, é realizada uma entrevista semi-estruturada aos pais da criança, na qual se recolhem todos os dados relevantes relativos ao historial e aos indicadores de desenvolvimento. 

De seguida, inicia-se a avaliação direta junto da criança, que envolve uma avaliação cognitiva e uma avaliação das competências académicas desde os seus pré-requisitos. Esta avaliação tem como alvo as funções da leitura, da escrita e do cálculo. De forma a ser construída uma avaliação mais completa, os cadernos e os registos de avaliação escolar podem ser também consultados, preferencialmente desde o 1º ano de escolaridade. Por fim, e ainda durante o processo de avaliação, o professor titular ou o diretor de turma são contactados de forma a recolher informações acerca do contexto escolar. 

A última etapa desta avaliação prende-se com a entrega de um relatório aos pais, na qual é apresentada uma caracterização detalhada das áreas avaliadas e das necessidades terapêuticas traçadas numa proposta de intervenção.

COMO DECORREM AS CONSULTAS DE INTERVENÇÃO NA ÁREA DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM?

 

A intervenção do SEI na área das dificuldades de aprendizagem especificas é realizada com base num programa de intervenção previamente delineado, que pretende dar resposta às necessidades educativas ao nível de leitura, escrita ou cálculo.

A variabilidade de sintomas na área das dificuldades de aprendizagem especificas é extensa e, como tal, os métodos e as estratégias a aplicar durante a intervenção deverão ser totalmente adequados e adaptados ao perfil de cada criança.

Num programa de reeducação de dificuldades de aprendizagem podem ser trabalhados os pré-requisitos/pré-aptidões relacionadas com as funções da leitura, da escrita, da expressão, da compreensão, do cálculo, de acordo com as necessidades da criança.

No entanto, para além destas competências psicopedagógicas, podem também ser alvo de intervenção outros fatores da área sócio-afetiva (motivação, autoestima) da área comportamental (atenção/concentração, persistência na tarefa, velocidade de trabalho) e ao nível das técnicas e métodos de estudo.

A articulação com a escola, no âmbito da reeducação das dificuldades de aprendizagem especificas é, uma vez mais, fundamental para o sucesso da intervenção, nomeadamente na partilha de estratégias de sala de aula.

A periodicidade da intervenção é variável, sendo definida em função dos objetivos a atingir e do perfil identificado na avaliação. O mesmo se verifica com o tempo total de intervenção, o qual pode variar de caso para caso.

Ao longo do processo de intervenção, são realizadas reavaliações, no sentido de recolher informação acerca do ritmo de desenvolvimento, das áreas que ainda precisam de ser alvo de intervenção ou acerca da necessidade de continuidade da intervenção.

A CONSULTA NA ÁREA DA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM PODE SER PRESENCIAL, NA ESCOLA OU ONLINE?

 

As consultas de avaliação e de intervenção na área das dificuldade de aprendizagem decorrem nas instalações do SEI, em Carcavelos. Poderão também decorrer em regime de domicílio ou na escola, na zona de Lisboa/Cascais, desde que o programa terapêutico seja passível de ser aplicado nesses contextos. As consultas podem também ser realizadas num formato online, através de várias plataformas colaborativas especiais.

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