Técnicas e Métodos de Estudo

avaliação E INTERVENÇÃO na área das Técnicas e Métodos de Estudo

As técnicas e os métodos de estudo podem ser definidas como um conjunto de ferramentas dirigidas para a aquisição, a compreensão e a exposição da informação, privilegiando as estratégias educacionais mais adequadas para cada fase de aprendizagem e que, simultaneamente, sejam as mais compatíveis com o perfil da criança ou jovem. A necessidade de otimização no âmbito das técnicas e dos métodos de estudo está, frequentemente presente no perfil das crianças e jovens que apresentam um quadro de dificuldades de aprendizagem especificas. No entanto, tendo em conta as exigências da nossa escola atual, é cada vez mais importante a implementação de estratégias dirigidas para as diferentes tarefas escolares de todas as crianças e jovens, realizadas em casa. Assim, estas estratégias poderão ser aplicadas a qualquer criança ou jovem e deverão ser implementadas ao nível da organização, planificação, aquisição e exposição das matérias, permitindo a criação de hábitos de estudo diários. Pensamos que estas medidas são não apenas fundamentais para o sucesso escolar, como também para o desenvolvimento de outras competências como a autonomia, a autoestima e a responsabilidade.

PARA QUEM SÃO AS CONSULTAS DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO NA ÁREA DAS TÉCNICAS E MÉTODOS DE ESTUDO?

 

No SEI, a intervenção nesta área, dirige-se a todos os alunos que frequentam o segundo ciclo (5º e 6º ano) ou os níveis escolares seguintes e que apresentem, de forma frequente, dificuldades na assimilação dos conteúdos escolares, na gestão do tempo, na organização, na exposição da informação ou insucesso escolar.

No nosso espaço, desenvolvemos um programa dirigido para crianças e jovens que apresentam necessidades ao nível da promoção das competências de estudo e que, por essa razão, direta ou indiretamente, não estejam a conseguir atingir resultados académicos satisfatórios.

Apesar de a intervenção ser dirigida aos mais novos, os adultos que os rodeiam são, na maioria dos casos, integrados. Procuramos assim envolver os pais, os professores e outros técnicos, dando-lhes ferramentas para que sejam parte integrante na resolução do problema e no apoio à criança e ao jovem.

Neste sentido, é também de salientar que somos especializados em aconselhamento parental, um apoio destinado a pais de crianças e de jovens, que sintam necessidade de encontrar ferramentas educativas para melhor ajudar os seus filhos na exigente tarefa educativa.

É POSSIVEL IDENTIFICAR SINAIS DE ALERTA NA ÁREA DAS TÉCNICAS E MÉTODOS DE ESTUDO?

 

É importante que os pais, os professores ou outros adultos com relação com a criança ou jovem, possam estar sensibilizados para a identificação de dificuldades ao nível das técnicas e métodos de estudo.

De um modo geral, estes tendem a surgir de forma subtil nos primeiros anos de escolaridade, no entanto, a sua identificação é fundamental no segundo e terceiro ciclos. 

Alguns dos sinais de alerta mais significativos nesta área, podem estar relacionados com a existência de dificuldades em:

- organizar o espaço destinado ao estudo;

- planear e/ ou gerir o tempo de estudo;

- apresentar uma noção clara acerca das datas dos testes, prazos de entrega de trabalhos, entre outras;

- decorar, resumir, fazer esquemas;

- conhecer, orientar-se e manipular de forma funcional os diferentes materiais que correspondem a cada disciplina (manuais, cadernos, livros de fichas, entre outros);

- escolher as estratégias de estudo mais adequadas ao seu perfil;

- escolher ou aplicar as melhores estratégias tendo em conta as características inerentes a cada disciplina. 

COMO DECORREM AS CONSULTAS DE AVALIAÇÃO NA ÁREA DAS TÉCNICAS E MÉTODOS DE ESTUDO?

 

Na avaliação psicopedagógica do perfil de desenvolvimento e aprendizagem realizada no SEI, as competências relacionadas com as técnicas e métodos de estudo são alvo de uma rigorosa avaliação por parte do técnico.

Assim, cabe ao técnico responsável pela avaliação, observar e compreender se a criança ou jovem apresenta um conjunto de comportamentos de estudo adequados às suas necessidades e adaptados ao ano escolar em que se encontra.

Para tal, o processo de avaliação inicia com uma entrevista semi-estruturada aos pais. Assim, após ter sido recolhido o historial de desenvolvimento da criança ou jovem, na maioria dos casos, realiza-se uma observação estruturada durante quatro a cinco consultas, diretamente com a criança ou jovem, com base num conjunto de procedimentos que visam identificar o seu perfil psico-educacional. 

Nestas consultas, e caso haja alguma evidência nesse sentido, podem ser também despistadas eventuais dificuldades de aprendizagem específicas como a dislexia, a disortografia, a discalculia e a disgrafia, ou possíveis perturbações do desenvolvimento, como a hiperatividade e o défice de atenção, entre outras. 

Os psicólogos do SEI elaboram um mapa de aptidões do indivíduo, onde são elencadas as áreas mais e menos fortes do seu perfil, assim como as principais necessidades educativas ou as áreas que carecem de otimização. Esta avaliação permite caracterizar o desenvolvimento da criança e jovem e o respetivo potencial de aprendizagem, podendo também, para isso, ser necessário recorrer às informações dos professores e respetivos dados sobre o seu rendimento escolar. 

No relatório final é apresentada a proposta de intervenção, constando ainda uma caraterização pormenorizada das áreas avaliadas e das necessidades identificadas, nomeadamente no que se refere, entre outros, ao domínio das técnicas e métodos de estudo.

COMO DECORREM AS CONSULTAS DE INTERVENÇÃO NA ÁREA DAS TÉCNICAS E MÉTODOS DE ESTUDO?

 

A concepção do plano de intervenção e o processo que dele decorre, depende das necessidades específicas de cada pessoa, baseando-se, dessa forma, no perfil traçado durante a avaliação. 

A periodicidade da intervenção é também variável, sendo definida em função dos objetivos a atingir. O mesmo se verifica com o tempo total de intervenção, o qual pode variar de caso para caso.

Na consulta de intervenção na área das técnicas e métodos de estudo, são trabalhadas as diversas áreas que envolvem a tarefa de estudo, isto é, a aquisição (input) de matéria, a elaboração (processamento) da matéria e, por fim, a exposição (output) da matéria.

O técnico do Sei atua, assim, nessas três fases, desenvolvendo técnicas e métodos para a criança ou jovem assimilar, compreender e expor a informação.

A criação de estratégias adaptadas às características de cada aluno é fundamental para o seu sucesso escolar. 

Nestas consultas promovemos:
– Planificação do estudo: o estudo é planificado por vários dias, escolhendo-se as tarefas para cada dia, consoante um plano previamente elaborado;
– Organização do horário e do espaço: é feita a optimização dos horários e das atividades extracurriculares, do horário dedicado ao estudo e do espaço físico;
– Criação de instrumentos de recolha de informação: exploram-se estratégias de recolha de informação de textos, das aulas ou de uma exposição audio-visual;
– Memorização de informação: desenvolvem-se estratégias e técnicas que otimizam as aptidões mnésicas;
– Criação de instrumentos de exposição de informação: exploram-se estratégias de elaboração de respostas e de produção de textos;
– Adaptação das estratégias a cada disciplina/tarefa escolar:  desenvolvem-se estratégias de estudo diferenciadas para cada disciplina e tarefas;
– Adaptação das estratégias ao perfil cognitivo: identificam-se, elegem-se e desenvolvem-se de estratégias de estudo adaptadas às áreas fortes e às áreas fracas do perfil cognitivo;
– Criação de técnicas comportamentais de persistência e de resistência à frustração: desenvolvem-se técnicas que permitem manter a atenção e dar a continuidade necessária a uma planificação de estudo longa, mas eficaz. 

É fundamental referir que, neste tipo de programa de otimização, a articulação entre o técnico do Sei e os pais, os professores ou outros técnicos é fundamental para o sucesso da intervenção. 

Desta forma, procuramos dar a conhecer aos adultos em questão, as especificidades dos procedimentos e materiais desenvolvidos com a criança ou o jovem durante as sessões, por forma a que haja uma maior supervisão e apoio por parte do adulto fora do contexto terapêutico. Acreditamos que, principalmente na fase inicial, esta supervisão e apoio possam ser determinantes para o sucesso das estratégias criadas. No entanto, pretende-se que, gradualmente, a criança ou o jovem fiquem cada vez mais capacitados e autónomos no manuseamento das mesmas. 

Durante o processo de acompanhamento, procuramos realizar reavaliações de forma regular, no sentido de recolher informações sobre o desenvolvimento e o sucesso do processo interventivo, e proceder, caso se manifeste necessário, às devidas alterações ou reajustes. 

A CONSULTA NA ÁREA DAS TÉCNICAS E MÉTODOS DE ESTUDO PODE SER PRESENCIAL, NA ESCOLA OU ONLINE?

 

As consultas de avaliação e de intervenção na área das técnicas e métodos de estudo decorrem nas instalações do SEI, em Carcavelos. Poderão também decorrer em regime de domicílio ou na escola, na zona de Lisboa/Cascais, desde que o programa terapêutico seja passível de ser aplicado nesses contextos. As consultas podem também ser realizadas num formato online, através de várias plataformas colaborativas especiais.

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