Treino Cognitivo

Avaliação do Perfil Cognitivo e intervenção focada na Otimização Cognitiva

Quando um indivíduo está perante um problema do seu dia-a-dia, quer da escola, quer de outro contexto, faz uso daquilo a que chamamos inteligência... Mas, o que será afinal a “inteligência"? Apesar das definições não serem consensuais, podemos considerar que a inteligência é o conjunto de instrumentos cognitivos que usamos para resolver problemas. Assim, o indivíduo, na resolução de um problema, irá pôr em marcha determinadas aptidões para recolher informação (input), usando de seguida outras funções para elaborar e organizar a informação e, por fim, utilizará outras para expor a informação (output). Deste modo, dificuldades na manipulação de algumas das funções cognitivas, em algumas destas etapas, levam a que o problema seja resolvido de forma desadaptada. Assim, quando, no dia-a-dia, dizemos que alguém é inteligente, estamos também a dizer que as funções cognitivas requisitadas para resolver esse problema específico estão otimizadas. Quando nos procuram para o acompanhamento de um indivíduo com dificuldades cognitivas, focamo-nos em identificar a que nível se encontram as várias funções cognitivas e, de seguida, promovemos a criação de um espaço onde o indivíduo se possa envolver em tarefas ou desafios que lhe permitam desenvolver as funções cognitivas menos otimizadas.

PARA QUEM SÃO AS CONSULTAS DE AVALIAÇÃO DO PERFIL COGNITIVO E de INTERVENÇÃO FOCADA NA OTIMIZAÇÃO COGNITIVA?

 

No SEI, apoiamos crianças, adolescentes e adultos, respeitando todas as etapas do desenvolvimento. O treino cognitivo está indicado para indivíduos com perturbações do desenvolvimento, ou qualquer outra situação em que o desenvolvimento cognitivo se encontre comprometido.

No mesmo sentido, acompanhamos também todos aqueles que queiram otimizar o seu perfil de desenvolvimento cognitivo, no sentido de melhor se adaptarem às exigências da aprendizagem escolar. O treino cognitivo permite otimizar e desenvolver as funções intelectuais de recolha, elaboração e exposição da informação.

No processo interventivo, procuramos envolver os pais, os professores e outros técnicos que atuem junto da pessoa com necessidade de otimização e treino cognitivo, no sentido de, com eles, desenvolver ferramentas para que sejam parte integrante na conquista de sucesso escolar e no seu apoio.

Somos também especializados em aconselhamento parental, um apoio destinado a pais de crianças e de adolescentes, que sintam necessidade de encontrar ferramentas educativas para melhor ajudar os seus filhos.

Neste contexto, é também de referir que, além de uma abordagem individualizada, os técnicos do SEI estão habilitados a realizar o treino cognitivo em grupo. Tal situação é geralmente implementada em escolas, centros de estudo ou outras instituições.

É POSSIVEL IDENTIFICAR SINAIS DE ALERTA NA ÁREA COGNITIVA?

 

É muito importante que pais,  professores e outros adultos que estabeleçam uma relação próxima com a criança, possam estar sensibilizados para a identificação de sinais de alerta ao nível do perfil cognitivo. A detecção de fragilidades a este nível, poderá permitir uma intervenção atempada, garantindo dessa assim uma maior possibilidade de sucesso e de forma mais transversal.

Os sinais de alerta podem ser mais evidentes no que se refere ao input (recolha de informação), podendo manifestar-se em:

- dificuldade ao nível da perceção da informação;

- comportamento exploratório pouco sistemático;

- adoção de um vocabulário reduzido;

- dificuldade ao nível da orientação temporal e/ ou espacial;

- dificuldade em reconhecer a constância e a permanência dos objetos;

- dificuldade em recolher dados de forma precisa;

- dificuldade em considerar duas ou mais fontes de informação.

Ao nível da elaboração e organização da informação, podem ser identificados alguns dos seguintes sinais de alerta:

- dificuldade em perceber e definir um problema com clareza;

- dificuldade em distinguir dados relevantes de irrelevantes;

- pouca destreza em comparar;

- dificuldade na perceção global da realidade;

- fragilidades no raciocínio lógico;

- dificuldade no pensamento hipotético e inferencial;

- dificuldade em traçar estratégias de forma a verificar hipóteses;

- fragilidades na planificação;

- pouca agilidade em estabelecer categorias cognitivas;

- dificuldade em adotar um comportamento indutivo.

Por fim, ao nível do output (exposição da informação), podem-se verificar alguns dos seguintes sinais de alerta:

- adoção de uma comunicação autocentrada (egocêntrica); 

- dificuldade na projeção de relações virtuais;

- utilização pouco adequada de instrumentos verbais;

- pouca precisão e exatidão na comunicação das resposta; 

- realização de um transporte visual pouco eficaz; 

- adoção de um comportamento impulsivo. 

COMO DECORREM AS CONSULTAS DE AVALIAÇÃO DO PERFIL COGNITIVO?

 

O processo de avaliação inicia-se com uma entrevista semi-estruturada aos pais. O primeiro passo é recolher o historial de desenvolvimento da criança ou adolescente. 

A estratégia terapêutica a desenvolver é definida em função de uma observação estruturada durante quatro a cinco consultas, com base num conjunto de procedimentos e atividades que visam identificar o perfil psico-educacional da criança e do adolescente, podendo-se assim proceder a um mapeamento de áreas fortes, fracas e respetivas necessidades. Esta avaliação permite caracterizar o desenvolvimento da criança e o respetivo potencial de aprendizagem, recorrendo, também, e sempre que possível, às informações dos professores e respetivos dados sobre o seu desempenho escolar.  

No relatório final é apresentada a proposta de intervenção educacional, constando ainda uma caraterização pormenorizada das áreas avaliadas e das necessidades terapêuticas identificadas.

COMO DECORREM AS CONSULTAS DE INTERVENÇÃO FOCADAS NA OTIMIZAÇÃO E TREINO COGNITIVO?

 

A concepção do plano de intervenção e o processo que dele decorre, depende das necessidades específicas de cada pessoa, baseando-se, dessa forma, no perfil traçado durante a avaliação. Assim sendo, poderá  passar por uma reeducação ou treino de aptidões específicas, pelo treino ou otimização cognitiva, por programas comportamentais ou pela aplicação de estratégias específicas no âmbito da consulta. 

A metodologia de intervenção deverá ser alargada aos diferentes contextos onde a criança se insere, nomeadamente em casa e na escola, por forma a que os objetivos sejam alcançados de forma ampla.

A periodicidade da intervenção é variável, sendo definida em função dos objetivos a atingir. O mesmo se verifica com o tempo total de intervenção, o qual pode variar de acordo com as especificidades de cada caso.

Durante o processo de intervenção procuramos realizar reavaliações de forma regular, no sentido de recolher informações sobre o desenvolvimento e o sucesso do respetivo processo interventivo, proceder à definição de novos objetivos e, caso se manifeste necessário, levar a cabo alterações ou reajustes. 

A CONSULTA NA ÁREA COGNITIVA PODE SER PRESENCIAL, NA ESCOLA OU ONLINE?

 

As consultas de avaliação do perfil cognitivo e de intervenção focada na otimização e no treino cognitivo decorrem nas instalações do SEI, em Carcavelos. Poderão também decorrer em regime de domicílio ou na escola, na zona de Lisboa/Cascais, desde que o programa terapêutico seja passível de ser aplicado nesses contextos. As consultas podem também ser realizadas num formato online, através de várias plataformas colaborativas especiais.

 MARCAR CONSULTA DE Treino Cognitivo

Agende aqui uma consulta ou fale com os nossos técnicos e obtenha conselhos e orientações especializadas. A orientação é confidencial e gratuita.