Terapia Psicomotora

avaliação E INTERVENÇÃO na área da Psicomotricidade

A Psicomotricidade é uma área científica que estuda o psiquismo e a motricidade num todo global e individual. A terapia psicomotora envolve mediação corporal, expressiva e lúdica, que pretende harmonizar e maximizar o potencial motor, cognitivo e afetivo-relacional, isto é, o desenvolvimento global da personalidade. Não visa desenvolver diretamente a eficiência motora ou aprendizagens precisas, mas tenta uma ação global utilizando todas as possibilidades de movimento do corpo, de expressão e de relação. A motricidade influi de forma notável no psiquismo do indivíduo, ao ponto do processo intelectual depender da maturidade do sistema nervoso.

QUAL O PAPEL DO PSICOMOTRICISTA E QUAIS AS ÁREAS ALVO EM CONSULTA DE PSICOMOTRICIDADE? 

 

O psicomotricista do SEI é um profissional focado em promover a reeducação de estruturas fundamentais que funcionam como pré-aptidões para que o individuo se possa envolver em novas aquisições e aprendizagens. Pode, assim, ter uma incidência corporal, relacional ou mesmo cognitiva. 

A nossa intervenção em psicomotricidade visa contribuir para o desenvolvimento de áreas como a tonicidade, o equilíbrio, a lateralidade (noção de direita e esquerda), a noção corporal (noções relacionadas com o esquema corporal), a estruturação espacio-temporal e a motricidade fina e global (planeamento e coordenação dos movimentos). Para esse efeito, atuamos através dos domínios afetivo, motor e cognitivo.

Para quem são as consultas de psicomotricidade?

 

No SEI, as consultas de psicomotricidade destinam-se a apoiar crianças com dificuldades de aprendizagem, pessoas com dificuldade a nível psicomotor e ainda pessoas em situação de reabilitação, com pouca habilidade ao nível da coordenação, orientação, equilíbrio, controlo motor fino, lateralidade, entre outros. 

Quando a intervenção é dirigida aos mais novos, os adultos que os rodeiam são também integrados. Procuramos envolver os pais, os professores e os educadores, dando-lhes ferramentas para que sejam parte integrante na resolução do problema e no apoio à criança.

Somos também especializados em aconselhamento parental, um apoio destinado a pais de crianças que sintam necessidade de encontrar ferramentas educativas para melhor ajudar os seus filhos na exigente tarefa educativa.

COMO DECORRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM CONSULTA DE PSICOMOTRICIDADE?

 

No caso de a intervenção ser dirigida a uma criança, numa primeira consulta, o terapeuta do SEI recolhe, junto dos pais, o historial clinico e desenvolvimental da criança, bem como outras informações que se considerem relevantes.

Estas informações permitirão, posteriormente, completar aquilo que será diretamente analisado junto da criança. É importante salientar que o número de sessões de avaliação depende das especificidades de cada caso. 

Finalizada esta parte do processo, é feito um diagnóstico do perfil e caracterizado o desenvolvimento psicomotor da criança, aspetos estes que são apresentados num relatório a ser entregue aos pais, no qual consta também, se se justificar, uma proposta de intervenção.

Assim, no caso deste processo se destinar à avaliação de um jovem, adulto ou sénior, esta tem inicio logo na primeira consulta e o número de sessões de avaliação dependerá, igualmente, das especificidades de cada caso.

No caso de jovens, adultos ou seniores, a avaliação tem inicio logo na primeira consulta e o número de sessões de avaliação dependerá, também aqui, de cada caso.

COMO DECORRE O PROCESSO DE INTERVENÇÃO EM CONSULTA DE PSICOMOTRICIDADE?

 

A nossa intervenção em consulta de psicomotricidade processa-se através de técnicas de consciencialização do esquema/imagem corporal, da consciencialização tónico-emocional, do relaxamento, da reeducação gnóso-práxica, da organização planificada da ação, da educação comportamental e de atividades expressivas. Nas consultas de psicomotricidade, o terapeuta proporciona à criança, jovem, adulto, ou sénior, experiências corporais que lhe permitem desenvolver capacidades de desempenho motor e psicológico.

Centra-se na identificação de capacidades individuais para a promoção de competências académicas, sociais, cognitivas, psico-emocionais e comportamentais.

Ao longo do processo de intervenção, são realizadas reavaliações no sentido de recolher informação acerca do ritmo de desenvolvimento, acerca das áreas que ainda precisam de ser alvo de intervenção ou acerca da necessidade de continuar a beneficiar de intervenção.

A periodicidade das consultas, dependerá das necessidades de cada individuo, verificando-se o mesmo no que se refere ao tempo total de intervenção.

A CONSULTA DE PSICOMOTRICIDADE PODE SER PRESENCIAL, NA ESCOLA OU ONLINE?

 

As consultas de avaliação e de intervenção em psicomotricidade decorrem nas instalações do SEI, em Carcavelos. Poderão também decorrer em regime de domicílio ou na escola, na zona de Lisboa/Cascais, desde que o programa terapêutico seja passível de ser aplicado nesses contextos. As consultas podem também ser realizadas num formato online, através de várias plataformas colaborativas especiais.

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