Psicopedagogia

avaliação e intervenção na área da Psicopedagogia

Quantas vezes, nas nossas escolas, perante uma letra desalinhada ou disforme, cadernos cheios de borrões, erros ortográficos, dificuldades em estruturar nas quadrículas um algoritmo simples, se associam comportamentos e atitudes relacionadas com preguiça, desorganização, falta de estudo ou de interesse, imaturidade ou distração? À luz da psicopedagogia, sabemos hoje que há várias perturbações que podem justificar, entre outras, as dificuldades na matemática, ou as dificuldades de uma criança em aprender a ler e a escrever. A nossa equipa é especializada em diagnosticar as causas que estão na origem de dificuldades de aprendizagem e está também preparada para definir as estratégias mais adequadas para as ultrapassar. De facto, e uma vez que a identificação e a compreensão do problema é meio caminho andado para superar dificuldades, conhecer a razão que está por detrás dos obstáculos é um importante contributo para o aumento da confiança na atuação, essencial para o sucesso de qualquer intervenção. 

QUAL O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO E QUAIS AS ÁREAS ALVO EM CONSULTA DE PSICOPEDAGOGIA?

 

O psicopedagogo do SEI é um profissional preparado para identificar porque razão algumas crianças, adolescentes ou adultos têm dificuldades em aprender. É ainda capaz de definir as aptidões individuais e a forma como interferem quando são assimilados determinados conteúdos.

É por isso um profissional que, para além de diagnosticar dificuldades de aprendizagem especificas, provocadas frequentemente por especificidades do desenvolvimento neurológico, pode ser também um importante contributo para quem queira conhecer melhor o seu perfil cognitivo e otimizar os processos de aprendizagem. 

A nossa intervenção em psicopedagogia pode assim contribuir para serem ultrapassadas dificuldades de aprendizagem, quer no âmbito da leitura e da escrita, quer no raciocínio lógico-matemático ou outras, lidar com as dificuldades decorrentes de perturbações ao nível da atenção, entre outros desvios ou atrasos no desenvolvimento.

Para quem são as consultas de psicopedagogia?

 

No SEI, em consulta de psicopedagogia, apoiamos crianças, adolescentes e adultos que revelem dificuldades de aprendizagem, ao nível da leitura, da escrita, do cálculo ou do grafismo e perturbações do desenvolvimento, como a hiperatividade ou o défice de atenção. 

Neste processo, procuramos envolver os pais, os professores e outros técnicos que atuem junto da criança e do adolescente, no sentido de, com eles, desenvolver ferramentas para que sejam parte integrante na conquista de sucesso escolar e no apoio da criança e do adolescente.

Somos também especializados em aconselhamento parental, um apoio destinado a pais de crianças e de adolescentes, que sintam necessidade de encontrar ferramentas educativas para melhor ajudar os seus filhos.

COMO DECORRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM CONSULTA DE PSICOPEDAGOGIA?

 

O primeiro passo passa pela definição do problema. Identificar as dificuldades vai permitir trabalhar e valorizar as aptidões mais fortes da criança e do adolescente. 

Assim, a primeira sessão que integra o processo de avaliação conta com a colaboração dos pais ou encarregados de educação, por forma a que seja feita uma recolha de informações essenciais a todo o processo.

Nas sessões seguintes realiza-se a avaliação psicopedagógica propriamente dita, diretamente com a criança e o adolescente, com recurso a vários instrumentos. O psicopedagogo procura identificar as aptidões mais fortes e aquelas em que se revelam maiores dificuldades. Nesta fase, os profissionais do SEI procuram também informações junto da escola e dos professores, para melhor compreender e enquadrar a situação escolar da criança e do adolescente.

No final é realizado um relatório detalhado com as áreas avaliadas, constando também uma proposta de intervenção. 

COMO DECORRE O PROCESSO DE INTERVENÇÃO EM CONSULTA DE PSICOPEDAGOGIA?

 

O plano de intervenção e o processo que dele decorre, dependem das necessidades específicas de cada pessoa, baseando-se, dessa forma, no perfil traçado durante a avaliação. A periodicidade da intervenção é variável, sendo definida em função dos objetivos a atingir. O mesmo se verifica com o tempo total de intervenção, o qual pode variar de caso para caso.

A intervenção psicopedagógica propriamente dita, pode passar pela reeducação ou treino de aptidões de leitura e escrita ou de cálculo, pelo treino cognitivo ou por programas comportamentais. Além de aplicadas durante as consultas regulares, as estratégias definidas podem ser também aplicadas em casa, com a ajuda dos pais, e na escola, com o apoio dos professores.

Durante o processo de acompanhamento, procuramos realizar reavaliações de forma regular, no sentido de recolher informações sobre o desenvolvimento e o sucesso do respetivo processo interventivo, e proceder, caso se manifeste necessário, às devidas alterações ou reajustes. 

A CONSULTA DE PSICOpedagogia PODE SER PRESENCIAL, NA ESCOLA OU ONLINE?

 

As consultas de avaliação e de intervenção em psicopedagogia decorrem nas instalações do SEI, em Carcavelos. Poderão também decorrer em regime de domicílio ou na escola, na zona de Lisboa/Cascais, desde que o programa terapêutico seja passível de ser aplicado nesses contextos. As consultas podem também ser realizadas num formato online, através de várias plataformas colaborativas especiais.

Como funciona uma Avaliação Psicopedagógica - video do canal Youtube do Sei

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