Dicas para o desenvolvimento de competências organizacionais em crianças

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A organização é essencial na escola e na vida. É algo que podemos ensinar às crianças, tal como a saber respeitar o próximo, a comportar-se à mesa ou, por exemplo, a cuidar da sua higiene pessoal.  A missão está longe de ser impossível e nem sequer é difícil, desde que, cedo, se coloquem em prática algumas rotinas. Sem pressas e sem sobrecarregar. As rotinas transmitem segurança e permitem diminuir a ansiedade. Crianças organizadas tenderão a ser mais responsáveis. Dê-lhes as ferramentas adequadas.

 

É fundamental que elas se envolvam no processo organizativo logo nos primeiros anos de vida, permitindo que todas essas tarefas se tornem naturais, como parte integrante do seu dia-a-dia. Caso contrário, dificilmente surtirá efeito um raspanete ou uma chamada de atenção mais tarde, durante a fase da adolescência, uma vez que...o quarto estará sempre desarrumado. 

Os primeiros anos de vida dos pequenos são, nesse sentido, essenciais para que saibam ser organizados. Nenhuma criança aprende sozinha, sem ver como se faz. Os bons exemplos nascem em casa. Não tente forçá-la a fazer coisas para as quais ainda não está suficientemente preparada, uma vez que poderá frustrá-la. Eis algumas dicas que podem ajudar a criança a desenvolver competências organizacionais:  

 

Crie uma lista de controlo

Ensine a criança a anotar num pequeno caderno um conjunto de tarefas a executar nos próximos dias. Por exemplo, a lista de materiais necessários para a aula de matemática. Cada uma dessas tarefas quando concluídas com êxito deve ser riscada, contribuindo assim para que a criança se sinta realizada e com o sentimento de dever cumprido. Nunca se esqueça de elogiar o esforço desenvolvido. Ao fazê-lo estará a contribuir para fortalecer a sua autonomia. 

 

Defina tarefas

É importante que a criança veja que cada um dos seus familiares tem as suas próprias tarefas a cumprir e que ela não é a única a ser "sacrificada". Se perceber que em casa todos dividem responsabilidades, mais facilmente deixará de reclamar quando se lhe exige alguma obrigação. Quando há outras crianças em casa, permita que sejam elas a decidir quem faz o quê, estabelecendo, naturalmente limites em função da respetiva idade. Por exemplo, "Pedro queres lavar a loiça ou varrer o chão?". Os objetivos a alcançar devem ser concretos e alcançáveis. Não adianta querer ter uma criança organizada em casa se os pais não o são. O exemplo é a chave. 

 

Atenção, antes de iniciar os trabalhos em casa, encoraje a criança a numerar as tarefas por ordem de prioridades. Incentive a começar com uma que não seja demasiado longa ou difícil, mas evite deixar as mais complexas para o fim. Não permita que uma tarefa fique a meio. A criança deve sempre acabar aquilo que já começou, seja arrumar os brinquedos ou terminar as responsabilidades escolares. 

 

Monitorize ao início, certificando-se que a tarefa é bem executada, até que a criança consiga conquistar o grau de autonomia que se deseja. Educar uma criança a ser independente é um dos principais patrimónios que podemos deixar a um filho. Delegue competências e torne as tarefas mais divertidas. As crianças estarão mais convencidas a colaborar, se estiverem envolvidas num ambiente lúdico. Seja criativo. Por exemplo, ensine a colocar a roupa suja no cesto, como se de um cesto de basquete se tratasse. Experimente também colocar música durante as arrumações. Vai ver que resulta! Os mais pequenos vão gostar. 

 

Escolha um espaço de estudo

A arrumação de um local ajuda a organizar o nosso pensamento e o lugar de estudo mais adequado é sempre aquele que fica próximo dos materiais escolares e longe dos ruídos e das distrações. Não precisa de ser obrigatoriamente num quarto de dormir. Muitas crianças pequenas costumam preferir um espaço que lhes permita estar em contacto direto e permanente com os pais, de forma a pedirem ajuda em caso de necessidade. Não o contrarie. Procure estar sempre por perto de forma a encorajar os bons hábitos de estudo. Por muito organizada que a criança seja, pode ainda não ter capacidade e experiência para resolver todas as coisas por si própria. Acompanhe de perto o seu dia-a-dia, transmitindo a segurança que a criança tanto necessita.

 

Estabeleça um horário de estudo

 Há tempo para brincar e estudar, desde que haja organização. As crianças devem saber que, quando chegam a casa depois de um dia de aulas, têm de abdicar de uma parte desse tempo livre para o estudo. Alguns alunos preferem, todavia, chegar a casa e dispor de alguns momentos de lazer. Outras há que gostam de despachar logo as responsabilidades escolares para depois de entregarem à brincadeira. Deixe-os decidir, desde que cumpram as suas obrigações, mas não se esqueça, a palavra final será sempre a sua. 

 

Manter apontamentos organizados

A ordem favorece a tranquilidade e a atenção das crianças. Incentive a organizar os papeis numa pasta ou num caderno. Se elas aprenderem a registar todas as informações importantes, como por exemplo, a lista de materiais para cada uma das aulas, mais facilidade terão na organização diária das suas atividades escolares. Em simultâneo maior será a probabilidade de serem bem-sucedidas nas avaliações curriculares. Outra dica: experimente utilizar separadores para dividir os temas e as disciplinas. Crie também um conjunto de pastas com tarefas "por fazer" e "concluídas". Tudo isto permitirá organizar com maior eficácia o trabalho escolar. 

 

Crie um horário doméstico 

Procure estabelecer uma hora fixa para o jantar e a hora de dormir. As crianças precisam de padrões e de rotinas quando estão em casa. Se dormirem o número de horas suficientes para a sua idade estarão mais concentradas e disponíveis para aprender na sala de aula. Estabeleça limites para o uso dos computadores e dos jogos durante os dias de escola. 

 

Use um calendário principal

Um calendário colocado estrategicamente num local de fácil acesso em casa é sempre uma boa estratégia. Nele poderão estar afixados todos os compromissos da família, horários para atividades extracurriculares, dias de folga e os outros compromissos mais importantes. Anote, por exemplo, as datas dos exames ou os prazos para a entrega de algum trabalho. Estas medidas permitirão às crianças familiarizarem-se, desde cedo, com conceitos organizativos que lhes serão úteis durante toda a vida.    

Este calendário contribuirá para que todos os membros da família estejam a par das atividades de cada um, evitando conflitos de horários. 

 

Preparar o dia seguinte

Antes da hora de deitar, é importante que a criança tenha tudo preparado e organizado para o dia seguinte de aulas. As roupas devem estar escolhidas, os livros e o restante material devidamente guardado na mochila. Estas medidas reduzirão os momentos de maior confusão ao acordar e permitirão uma ida para a escola mais tranquila. Nunca deixe de apoiar a criança, sobretudo quando ela se esforça para ser organizada. 

Artigo publicado pelo Sei – Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem

 

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