Sinais de Alerta de Dificuldades na Memória de Trabalho e Estratégias de Apoio

A memória de trabalho é um sistema de capacidade limitada que permite o armazenamento e a manipulação temporária de informações verbais ou visuais necessárias para tarefas complexas, como a compreensão, aprendizagem e raciocínio: a memória verbal contém informação que pode ser expressa em números, palavras e frases; a memória visual-espacial de curto prazo armazena imagens e informação sobre a localização no espaço. 

 

A memória operacional é definida como um sistema de armazenamento temporário e de manipulação de informações responsável pelo processamento da linguagem, aprendizagem e raciocínio lógico. É caracterizada como um conjunto de competências que permitem a manipulação de novas informações e mantê-las em atividade simultaneamente, com o objetivo de realizar uma tarefa.

 

Uma das principais responsabilidades da memória de trabalho é gerir, manipular e transformar a informação da memória de curto e longo prazo. Por exemplo, a resolução de um problema de matemática implica manter os detalhes do problema na memória verbal de curto prazo, enquanto se recupera da memória de longo prazo as fórmulas matemáticas necessárias para realizar os respetivos cálculos. 

 

Características de uma Memória de Trabalho Fraca

As pessoas com fraca memória de trabalho tendem a ter problemas de planeamento, organização e execução de tarefas diárias tais como executar recados na medida em que é necessário formular mentalmente uma lista de responsabilidades a fazer, organizada no tempo e no espaço. As competências de estudo também podem ressentir-se. A memória de trabalho permite-nos manter um registo das prioridades e ajuda-nos a bloquear os elementos distratores externos ou internos que nos podem desviar da tarefa que temos em mãos. 

A memória de trabalho ajuda-nos a cumprir tarefas que requerem atenção focalizada ao longo do tempo. Qualquer um de nós, mesmo aqueles com fortes memórias de trabalho, pode ter problemas de memória quando está demasiado cansado, ansioso ou stressado.

 

Fraca memória de trabalho na sala de aula

Os estudantes com limitações de memória de trabalho podem manifestar essa dificuldade das seguintes formas:

  • Ter um desempenho abaixo da média em algumas ou todas as áreas de aprendizagem;

  • Ter dificuldades com raciocínios complexos;

  • Ter problemas com tarefas que têm mais do que um passo;

  • Deixar de trabalhar porque perderam a noção do que devem fazer;

  • Ausência de competências em planeamento e organização;

  • Dificuldade em aplicar o que aprenderam numa experiência anterior;

  • Dificuldade em lembrar-se de todas as indicações espaciais recebidas para chegar a um lugar;

  • Dificuldade em pensar e executar ao mesmo tempo;

  • Parecem altamente distraíveis e desatentos, mas não impulsivos ou hiperativos;

  • Demonstram baixa autoestima;

  • Dificuldade em seguir conversas em grupo.

 

Abordagens úteis

  • As lacunas na leitura e na ortografia devem ser abordadas diretamente. A fraca memória de trabalho contribui para uma má descodificação e codificação de palavras. São recomendadas abordagens multissensoriais para estudantes com fraca memória de trabalho.

  • Para os estudantes com descodificação adequada, mas baixa compreensão de leitura, deve ser abordada a formação direta em estratégias tais como monitorização da compreensão, conhecimento e utilização de estruturas de texto e utilização do contexto linguístico. Os estudantes podem sentir dificuldades em reter a informação quando as frases são demasiado longas. Sempre que isso acontece recomenda-se que o ritmo de leitura abrande e, se necessário, que o texto seja relido.

  • A leitura lenta interfere com a compreensão de frases. Uma estratégia para controlar a fluência passa pela entoação adequada e a divisão das frases em partes significativas. Essa filtragem ajuda a reduzir o número de peças a serem armazenadas na memória de trabalho para processamento imediato.

  • Aos alunos com problemas a matemática, deve ser permitido o acesso fácil a factos matemáticos básicos. Esta abordagem permite ao aluno concentrar-se em raciocínios matemáticos de nível superior sem se preocupar em obter informação que não é automática. Em matemática mais avançada, os estudantes podem ter dificuldade em realizar processos matemáticos que envolvam múltiplas etapas. Tais estudantes podem compreender, no geral, como resolver uma complexa conta de multiplicação, mas cometem erros devido à omissão de algum passo essencial. Um cartão com exemplos práticos de operações matemáticas que envolvam múltiplas etapas pode apoiar a memória e a aprendizagem.

Apoio em sala de aula

A memória de trabalho é essencial para a aprendizagem e os apoios na sala de aula são essenciais para todos os alunos, não apenas os que apresentam fraca memória. Embora ainda não tenhamos uma forma de alterar a nossa memória de trabalho, há muitas coisas que os pais e professores podem fazer para apoiar a aprendizagem, por exemplo:

  • Monitorização dos alunos para detetar sinais de memória de trabalho com fragilidades;

  • Reduzir a quantidade de informação a armazenar (por exemplo, fornecer informação num quadro, ou caderno para que os estudantes não tenham de guardar a informação na memória);

  • Simplificar a informação para facilitar o seu processamento;

  • Ensinar aos estudantes como e quando aplicar as ajudas de memória; 

  • Repetição de informação com a frequência que for necessária;

  • Resumir as informações, simplificando os processos de ensino

  • Fornecer exemplos trabalhados.

 

 Artigo escrito e publicado pelo Sei – Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem

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