Equipa

O SEI é um Centro que pretende dar resposta às necessidades do desenvolvimento infantil nas suas diversas etapas. Dispomos de uma equipa multidisciplinar, formada por técnicos de diferentes áreas do desenvolvimento cognitivo, do desenvolvimento emocional e do desenvolvimento humano, em termos gerais.

Ana Cardoso Lopes

Ana Cardoso Lopes

Psicóloga Educacional

Psicóloga Educacional, com Mestrado Integrado em Psicologia. Das suas formações, as áreas mais relevantes são em educação parental e na leitura e escrita, nomeadamente na formação “Ensinar a ler e a escrever crianças com dificuldades: treino das pré-aptidões de lecto-escrita”. No SEI faz avaliação de crianças e jovens, implementa programas de intervenção com acompanhamento e suporte às famílias. Tem experiência como Psicóloga Educacional numa Clínica e num Centro de Estudos onde fez consulta de avaliação e deu apoio Psicopedagógico. Colaborou no Projeto de Investigação financiado pela FCT: Relação entre Qualidade da Vinculação, Estilos Narrativos dos Pais e Modelos Internos Dinâmicos.
Áreas de Atuação: leitura, escrita, cálculo, atenção/concentração, treino cognitivo, técnicas e métodos de estudo, orientação vocacional.

Ana Catarina Saúde

Ana Catarina Saúde

Psicóloga Educacional

Psicóloga Educacional, com Mestrado em Psicologia da Educação. No SEI faz avaliação de crianças e jovens, implementando programas de intervenção com acompanhamento e suporte às famílias. Tem experiência como Psicóloga Educacional em contexto escolar, onde desenvolveu atividades ao nível da avaliação e acompanhamento psicopedagógico de crianças e jovens com e sem necessidades educativas especiais, ao nível da orientação vocacional e da implementação de programas de promoção de competências sociais e de leitura e escrita. Tem experiência na área da mediação escolar, desenvolvendo programas de prevenção de comportamentos disruptivos, destinados ao 2º e 3º ciclos do ensino básico, participou em articulação com outros técnicos na elaboração e dinamização de ações de sensibilização sobre temáticas diversas relacionadas com a infância e juventude, destinadas a alunos e educadores naturais e profissionais.
Áreas de Atuação: leitura, escrita, cálculo, atenção/concentração, treino cognitivo, técnicas e métodos de estudo, orientação vocacional

Ana Rita Ramos

Ana Rita Ramos

Psicóloga Educacional

Psicóloga Educacional, com Mestrado Integrado em Psicologia da Educação e da Orientação. No SEI faz avaliação de crianças e jovens no âmbito das dificuldades de aprendizagem e outras perturbações do desenvolvimento, implementa programas de intervenção com acompanhamento e suporte às famílias, bem como orientação escolar e profissional. Tem experiência em psicologia educacional num gabinete de psicopedagogia de um colégio privado bem como num serviço de atendimento à comunidade.
Áreas de Atuação: leitura, escrita, cálculo, técnicas e métodos de estudo, treino cognitivo, promoção de competências sócio-emocionais, orientação vocacional.

Bruno Afonso

Bruno Afonso

Psicólogo Clínico

Psicólogo Clínico, com especialização em Psicoterapia e Psicologia do Desporto. Encontra- se em fase de acreditação na sua especialização em EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing). No SEI dá consultas de Psicoterapia e Aconselhamento Psicológico, implementa programas de intervenção com acompanhamento e suporte às famílias. Exerce a sua atividade tanto em português como em alemão. Tem experiência ao nível da Psicologia Clínica, integrando equipas de reabilitação e integração social de toxicodependentes. Faz acompanhamentos de cessação tabágica, dando aconselhamento, apoio e suporte. Em contexto de clínica privada faz psicoterapia e desenvolve competências emocionais e sociais com crianças e jovens.
Áreas de Atuação: leitura, escrita, atenção/concentração, psicoterapia, psicopatologia, personalidade, pânico, ansiedade, depressão, distúrbios alimentares, fobia, problemas conjugais, performance, psicologia do desporto, cessação tabágica, toxicodependência.

Eunice Neta

Eunice Neta

Terapeuta Familiar

Psicopedagoga, membro efetivo da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Ao longo do seu percurso profissional realizou diversas formações no âmbito das psicoterapias com especial enfoque na Adolescência e Família. No SEI dá consultas de psicoterapia individual com crianças, adolescentes e adultos, e faz também terapia, mediação familiar e conjugal. É Coordenadora Nacional de Aconselhamento de jovens entre os 15 e os 18 anos (tanto portugueses como estrangeiros) e respectivas famílias (biológicas e de acolhimento), durante a realização de intercâmbios de Aprendizagem Intercultural. Responsável no SEI pelo acompanhamento às famílias de crianças com perturbações do desenvolvimento do espectro autista.
Áreas de Atuação: terapia familiar, mediação, conflitos, problemas, casal, família, crise na família, psicoterapia, adolescente, adulto.

Fabian Stamate

Fabian Stamate

Psicopedagogo

Psicopedagogo com pós-graduação no Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI), um programa de optimização cognitiva. Especializado na área das Dificuldades de Aprendizagem Gerais e nas Perturbações Especificas da Leitura e da Escrita. No SEI faz avaliação de crianças e jovens, implementa programas de intervenção com acompanhamento e suporte às famílias. Exerce a sua atividade tanto em português como em alemão. Tem experiência ao nível da adaptação e tradução de instrumentos de avaliação na área das Necessidades Educativas Especiais. Cria materiais de intervenção na área da leitura e da escrita em co-autoria e dá formação ao nível de materiais e jogos para reeducação da dislexia.
Áreas de Atuação: leitura, escrita, cálculo, atenção/concentração, treino cognitivo, técnicas e métodos de estudo, programas comportamentais, orientação vocacional.

Inês Mendonça

Inês Mendonça

Psicóloga Clínica

Psicóloga da Saúde, com Mestrado em Psicologia Clínica. Pós-graduada em Educação Especial e Neuropsicologia Pediátrica. Especializada em Avaliação Psicológica e Neurociências para a Educação.
Trabalha como Psicóloga em contexto escolar, desenvolvendo avaliação e intervenção psicopedagógica, na área das dificuldades de aprendizagem e outras perturbações do desenvolvimento.
Realiza avaliação e intervenção Neuropsicológica com crianças, jovens e adultos.
Áreas de atuação: leitura, escrita e cálculo, técnicas e métodos de estudo, atenção/concentração, treino cognitivo.

Inês Santiago Moura

Inês Santiago Moura

Psicóloga Educacional

Psicóloga Educacional, desenvolveu um programa de treino metacognitivo para crianças do 1º ano de escolaridade. Das suas formações destacam-se a área da dislexia e suas estratégias preventivas e reeducativas e a área da promoção de habilidades sociais em crianças em idade escolar. No SEI faz avaliação de crianças e jovens, implementa programas de intervenção com acompanhamento e suporte às famílias. Tem experiência como Psicóloga Educacional em contextos sociais desfavorecidos ao nível do apoio psicopedagógico de crianças do 1º ciclo, em projetos de educação parental e ainda em concepção e dinamização, em parceria com outros técnicos, de formação em sinais de alerta na 1ª Infância.
Áreas de Atuação: leitura, escrita, cálculo, atenção/concentração, treino cognitivo, técnicas e métodos de estudo, orientação vocacional.

Joana Carneiro

Joana Carneiro

Psicóloga Educacional

Psicóloga, especializada na área de Psicologia Educacional e Orientação Vocacional, com Mestrado em Psicologia Escolar. No SEI faz avaliação de crianças e jovens, implementa programas de intervenção com acompanhamento e suporte às famílias. Trabalha como Psicóloga em contexto escolar, sendo responsável pela avaliação psicológica, de intervenção psicopedagógica junto dos alunos e pela formação de pais e professores. Foi formadora num Centro de Formação Contínua de Professores, tendo desenvolvido formações com grupos de professores sobre o tema “Dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita: dislexia e disortografia”. Lecionou cadeiras de Avaliação Psicológica, Métodos de Investigação e Seminários de Investigação. Áreas de Atuação: leitura, escrita, cálculo, atenção/concentração, treino cognitivo, técnicas e métodos de estudo, programas comportamentais, orientação vocacional, desenvolvimento psicológico.
Paula Nascimento e Silva

Paula Nascimento e Silva

Psicopedagoga

Psicopedagoga, com especialização de Pós-Licenciatura em Reabilitação na Especialidade de Deficiência Visual. Pós-graduação em Terapia por Reestruturação Vivencial e Cognitiva. No SEI faz avaliação de crianças e jovens, implementa programas de intervenção com acompanhamento e suporte às famílias. Exerce a sua atividade tanto em português como em alemão. Tem experiência como mediatizadora do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI). Na sua prática clínica e experiência profissional acompanhou crianças com perturbações globais do desenvolvimento, nomeadamente com perturbações do espectro autista, através do método ABA. Foi a primeira profissional em Portugal a obter o diploma de Terapeuta em Dislexia atribuído pela EÖDL (Erster Österreichischer Dachverband Legasthenie – Austrian Dyslexia Association).
Áreas de Atuação: leitura, escrita, cálculo, atenção/concentração, treino cognitivo, técnicas e métodos de estudo, programas comportamentais, orientação vocacional, autismo, pré-escolar.

Rita Martinho

Rita Martinho

Psicóloga Clínica

Psicóloga Clínica, com mestrado em Psicologia Clínica. Teve formação em entrevista clínica e ainda em intervenção lúdica. No SEI faz avaliação clínica e dá acompanhamento psicológico a crianças, jovens e adultos, com acompanhamento e suporte às famílias. Tem experiência em psicologia clínica e coordenação pedagógica numa instituição para apoio de crianças portadoras de deficiência mental. Integrou uma equipa de assessoria a um Tribunal de Menores, onde acompanhou famílias sinalizadas pela Comissão de Proteção de Menores. Atualmente, é coordenadora pedagógica e psicóloga clínica num colégio, acompanhando crianças, intervindo nas suas dinâmicas familiares.
Áreas de Atuação: saúde mental, tristeza, distúrbios alimentares, sono, comportamento de oposição, dinâmica familiar, recrutamento e seleção, toxicodependência, adição, reinserção, exame psicológico, diagnóstico, intervenção.

Rita Serdoura

Rita Serdoura

Técnica Superior de Reabilitação Psicomotora

Técnica Superior de Reabilitação Psicomotora (Psicomotricista), licenciada em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana. Mestre em Reabilitação Psicomotora na especialidade em Dificuldades de Aprendizagem, com estudo científico de aplicação experimental dum Programa de Treino das Competências Matemáticas no Pré-escolar. Desempenha funções no SEI – Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem onde avalia o desenvolvimento psicomotor e faz intervenção com crianças e jovens. Tem experiência na intervenção e no apoio ao estudo de crianças com dificuldades de aprendizagem e em Necessidades Educativas Especiais (NEE).
Áreas de Atuação: psicomotricidade, dificuldades de aprendizagem (escrita, cálculo, atenção/concentração), técnicas e métodos de estudo.

Rosa Guerreiro

Rosa Guerreiro

Terapeuta da Fala

Terapeuta da Fala, com formação em voz e processamento auditivo, e ainda em perturbações específicas da linguagem. No SEI faz avaliação e intervenção ao nível das competências de linguagem e articulação, faz aconselhamento às famílias, escolas, articulando sempre que necessário com outros técnicos de saúde, nomeadamente pediatras e otorrinos. Tem experiência em avaliação, encaminhamento e intervenção junto de crianças e jovens, tanto em contexto escolar como em clínica privada e ainda em populações com multideficiência. Dá orientação e formação em terapia da fala a educadores e professores.
Áreas de Atuação: linguagem, articulação verbal, fala, desenvolvimento, processamento auditivo, voz, gaguez, perturbação da linguagem, afasia, consciência fonológica.

Rui Oliveira

Rui Oliveira

Professor de Apoio

Professor do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, é licenciado em Biologia e Geologia e possui Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia. Tem formação em Educação Especial, nomeadamente em dificuldades de aprendizagem, dislexia e discalculia e lecionou disciplinas funcionais numa Unidade de Apoio à Multidificiência. No SEI efetua apoio escolar a crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem e outras perturbações do desenvolvimento.
Áreas de Atuação: cálculo, ciências físicas e naturais, racíocino lógico e abstrato, atenção/concentração, dificuldades de aprendizagem, técnicas e métodos de estudo, necessidades educativas especiais.

Sara Simões

Sara Simões

Psicóloga Educacional

Psicóloga, especializada na área de Psicologia Educacional e Orientação Vocacional. No SEI faz avaliação de crianças e jovens, implementa programas de intervenção com acompanhamento e suporte às famílias. Tem experiência como Psicóloga Educacional num gabinete de psicologia de um colégio particular, desenvolvendo avaliação e intervenção psicopedagógica na área das dificuldades de aprendizagem e outras perturbações do desenvolvimento.
Áreas de Atuação: leitura, escrita, cálculo, atenção/concentração, treino cognitivo, técnicas e métodos de estudo, programas comportamentais, orientação vocacional.

Sónia Neto

Sónia Neto

Psicóloga Clínica

Psicóloga Clínica, membro efetivo da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Realizou diversas formações cujo enfoque é a família, pais e crianças, nomeadamente em situações de separação e divórcio. No SEI faz terapia familiar junto de crianças, jovens, adultos e do casal, mediação familiar e conjugal. Tem experiência em contexto escolar no apoio a crianças, promovendo o seu desenvolvimento emocional e comportamental, assim como orientação e aconselhamento a pais, educadores, professores. Em clinica privada faz acompanhamento individualizado a crianças e jovens e suporte e orientação às famílias.
Áreas de Atuação: terapia familiar, mediação, conflitos, problemas, casal, família, crise na família, adolescente, adulto, contexto escolar.

Tânia Rangel

Tânia Rangel

Psicopedagoga

Psicopedagoga, com Mestrado em Educação Especial e pós-graduação no Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI). Especializada na área das Dificuldades de Aprendizagem, com estudo científico de aplicação experimental de Programas de Treino da Leitura e Escrita. No SEI faz avaliação de crianças e jovens, implementa programas de intervenção com acompanhamento e suporte às famílias. Tem experiência ao nível do Treino e Estimulação Cognitiva com crianças com perturbações do desenvolvimento. Cria materiais de intervenção na área da leitura e da escrita em co-autoria e dá formação ao nível de materiais e jogos para reeducação da dislexia.
Áreas de Atuação: leitura, escrita, cálculo, atenção/concentração, treino cognitivo, técnicas e métodos de estudo, programas comportamentais, orientação vocacional.

Vítor Cruz

Vítor Cruz

Técnico de Reabilitação e Educação Especial

Licenciado em Educação Especial e Reabilitação, mestre em Educação Especial e doutorado na especialidade de Educação Especial e Reabilitação. Professor Auxiliar do Departamento de Educação e Humanidades da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa. Colabora com o SEI – Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem. Autor dos livros: “Dificuldades de Aprendizagem Específicas”, “Abordagem Cognitiva da Leitura” e “Dificuldades de Aprendizagem: Fundamentos”. Coautor dos livros: “Educação Cognitiva e Aprendizagem” e “Programa de Reeducação Cognitiva PASS: Avaliação dos seus Efeitos em Crianças com Dificuldades de Aprendizagem”. É, igualmente, autor de vários capítulos de livros e artigos relacionados com temas como: Inteligência, Aprendizagem, Cognição, Educação Cognitiva, Dificuldades de Aprendizagem, Dificuldades na Aprendizagem da Leitura, Necessidades Educativas Especiais e outros da especialidade. Interesses centrados nas questões da Inteligência, Psicologia Cognitiva, Educação Cognitiva, Aprendizagem da Leitura, Dificuldades de Aprendizagem e Necessidades Educativas Especiais. Neste momento, para além da lecionação, é o Coordenador do Mestrado em Educação Especial da Faculdade de Motricidade Humana, é o Editor da Revista de Educação Especial e Reabilitação e desenvolve investigação no âmbito da avaliação e intervenção na Leitura e nas Dificuldades na Aprendizagem da Leitura.
Áreas de Atuação:leitura, escrita, cálculo, atenção/concentração, treino cognitivo, programas de reeducação cognitiva, programas comportamentais, formação.