Dislexia: Quando procurar uma avaliação?

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DISLEXIA

Quando devemos procurar ajuda para o nosso filho ou encaminhar o nosso aluno que está com dificuldades na aquisição da leitura/escrita? Até que ponto essas dificuldades se enquadram dentro do desafio natural de aprender o domínio da leitura e da escrita, ou até que ponto deverão ser considerados sinais de alerta de uma Perturbação Específica da Leitura e da Escrita - Dislexia? A que sinais devemos estar atentos para tomar a decisão de procurar a ajuda de um técnico especializado?

Em seguida, damos-lhe uma lista de sinais de alerta, aos quais deverá prestar atenção, no sentido de eventualmente reconhecê-los no seu filho e/ou aluno:

• Apresenta erros e dificuldades na leitura de monossílabos;

• Apresenta dificuldades na soletração de palavras simples/familiares;

• Não consegue ou tem dificuldade em fazer a correspondência entre as letras e os seus sons;

• Tem dificuldades em compreender que as frases são compostas por palavras distintas e que as palavras são formadas por sílabas e sons;

• Lê de forma hesitante e lenta;

• Evita tarefas de leitura e de escrita;

• Necessita da ajuda de um adulto (professor ou pais) para terminar as tarefasescolares;

• Está desmotivado em relação à escola;

• Revela ansiedade em relação à escola, nomeadamente em tarefas de leitura e escrita;

• Revela baixa auto‐estima e uma perceção negativa dos seus desempenhos académicos;

• Tem ou teve familiares com dificuldades ao nível da leitura e da escrita;

• Tem necessidade de recorrer à soletração das palavras;

• Faz erros na leitura por adivinhação;

• Tem tendência para substituir palavras difíceis por outras, de mais fácil leitura, e com o mesmo significado;

• Tem maior facilidade em ler palavras quando estão enquadradas num contexto, comparativamente com palavras isoladas;

• Precisa de ajuda para ler os enunciados e os textos quando está a fazer as tarefas escolares;

• Comete frequentes erros ortográficos em palavras onde as mesmas letras apresentam sons distintos;

• Tem dificuldades ao nível da memória de curto‐prazo, isto é, esquece‐se rapidamente da informação relativa ao trabalho que estava a fazer;

• Adiciona, omite e/ou substitui sílabas e sons durante a leitura e a escrita;

• Tem uma caligrafia irregular;

• Tem um ritmo de trabalho lento (ex: não consegue terminar os testes no tempo estabelecido);

• Tem dificuldades ao nível da atenção e da concentração.

A presença conjunta de vários destes sintomas poderá ser indicador de uma dificuldade de aprendizagem específica da leitura e da escrita como a Dislexia.

Se observar vários destes sintomas no seu filho e/ou aluno, deverá procura ajuda especializada e solicitar uma avaliação psicopedagógica. 

Artigo publicado pelo Sei – Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem.

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