A Psicomotricidade na aprendizagem da Matemática

As competências matemáticas são verdadeiramente importantes na vida quotidiana. A gestão do tempo, a comparação de preço de produtos, a leitura de calendários e relógios são alguns dos exemplos da nossa dependência à matemática. Considerando esta variedade de competências matemáticas, são também diversos os sinais de dificuldade nesta área, podendo surgir dificuldades em: contar objetos e identificar o significado dos símbolos numéricos; ordenar os números na sua decomposição e composição; organizar os objetos de acordo com a sua forma, tamanho ou cor e reconhecer padrões. 

A Matemática pode ser compreendida como uma segunda linguagem, como uma forma de comunicação de ideias e de informação. A aprendizagem desta é um processo lento e construtivo, onde os conhecimentos se vão integrando de forma parcial e gradual, até que se constitua uma habilidade global. Os processos subjacentes às três componentes da sequência evolutiva da competência na aritmética são: o sentido de número, a realização de operações e a resolução de problemas. O sentido de número é a primeira etapa da aprendizagem da matemática que envolve conceitos como: magnitude; equivalência; contar sequências; emparelhar um item informal a um formal e conservação, seriação e cardinalidade. 

Nas rotinas diárias, as crianças brincam com objetos de formas, quebra-cabeças, caixas ou bolas, promovendo a aquisição dos conceitos pré-simbólicos de tamanho, número e forma. A criança aprende a relacionar as quantidades compondo e decompondo objetos, adquirindo, com maior facilidade, a perceção dos números e das suas relações, dado que, toda a base sensorial facilita o processo de aprendizagem. A criança ao agir, ao tocar e ao manipular objetos, ao juntá-los ou classificá-los, promove o primeiro contacto com a contagem, numeração e ordenação. Todas estas ações permitem o desenvolvimento lógico-matemático, através da coordenação das relações anteriormente estabelecidas com estes objetos. 

Considerando o processo de aprendizagem bastante complexo, torna-se fundamental que as crianças, durante o período pré-escolar, consigam adquirir determinados conceitos que irão permitir e facilitar o processo de aprendizagem. Estas conceitos são ferramentas essenciais para uma boa aprendizagem, sendo estes: a imagem corporal ou conhecimento adequado do corpo; a lateralidade ou o conhecimento e identificação direita/esquerda; o uso preferencial de um lado do corpo na realização de atividades que, quando contrariada pode levar a problemas de grafismo; a orientação espacial e temporal; o ritmo; a análise e síntese visual e auditiva. 

A Psicomotricidade surge como uma estreita ligação com o processo de aprendizagem, dado que, o movimento influencia a maturação do sistema nervoso. A Psicomotricidade atua ao nível preventivo, reeducativo ou terapêutico, através do meio simbólico, lúdico e relacional onde corpo e a sua motricidade são utilizados como mediadores das relações, que permitem o reencontro do bem-estar sensório motor, ocorrendo uma procura constante pela melhoria da capacidade adaptativa da pessoa. Esta promove na criança a tomada de consciência do seu corpo, da sua lateralidade, auxiliando-a a situar-se no espaço, a dominar o seu tempo, bem como a adquirir habilmente a coordenação dos seus gestos e movimentos. 

A Psicomotricidade, ao nível escolar, atua na vertente preventiva ou educativa, com o objetivo de estimular o desenvolvimento psicomotor bem como o potencial de aprendizagem da criança, e na vertente reeducativa quando o desenvolvimento ou a aprendizagem se encontram comprometidas. Deste modo, a Psicomotricidade tem um papel crucial no desenvolvimento do potencial de aprendizagem da criança, onde as aprendizagens escolares passam primeiro pelo conhecimento do corpo, do espaço, do tempo, dos objetos e das relações que a criança estabelece com eles através do movimento. 

Uma das conexões mais importantes entre a Psicomotricidade e a Matemática é a aprendizagem da noção de espaço. A aquisição da noção de espaço requer que a criança tenha integrado o seu esquema corporal, pois se não for capaz de identificar as partes do seu corpo, não será capaz de colocá-lo no espaço. Para a realização de operações, a criança deve ser capaz de, primeiramente, analisar e verbalizar um conjunto de factos que decorrem no tempo e no espaço para, posteriormente ser capaz de traduzi-los simbolicamente. Para a realização destas operações, é necessário a existência da função simbólica, a perceção do tempo e a orientação espacial.

Assim, o Psicomotricista, ao proporcionar atividades que estimulam a consciência do esquema corporal, o controlo postural, o equilíbrio, a lateralidade, a noção do corpo, a orientação e a perceção espácio-temporal e as praxias, contribui para o sucesso da aprendizagem. A criança utiliza o seu próprio corpo como ponto de referência para a integração de um conjunto de informações fundamentais para a aquisição de conceitos básicos da matemática, partindo do que experienciou e sentiu corporalmente, para abstrair conceitos matemáticos. Os conceitos aritméticos desenvolvem-se gradualmente como resultado direto das experiências de contar da criança, tornando-se cada vez mais sofisticadas.

Serão assim apresentadas exemplos de atividade Psicomotoras que têm como objetivo promover e desenvolver as pré aptidões do raciocínio lógico-matemático, tais como: 

  • pedir à criança para dar um passo maior e um passo menor permite que a mesma desenvolva a apropriação destes conceitos que, posteriormente, são associados à comparação de magnitudes entre os números;

  • trabalhar as questões da lateralidade, esquerda-direita, permite que a criança aproprie os conceitos associados à resolução de contas matemáticas, em que operações de somar se iniciam da direita-esquerda e as operações de divisão da esquerda-direita;

  • pedir à criança que memorize e siga as instruções verbais, permite que a mesma desenvolva a capacidade de armazenar e manipular informação, estando associado à memorização da tabuada ou na manutenção de dados para resolver cálculos mentais;

  • desenvolver a lateralidade, a noção do corpo e a estruturação espácio-temporal permite que a criança desenvolva, por sua vez, aspetos direcionais da matemática que envolvem orientações associadas ao alinhamento das unidades nas contas, diferenciar números simétricos (2-5) (6-9), distâncias entre objetos relativamente a um ponto. 

A Psicomotricidade deve ser englobada nas atividades diárias escolares, uma vez que um bom desenvolvimento psicomotor facilita uma boa aprendizagem e desempenho escolar. Do mesmo modo, a Psicomotricidade permite avaliar e fortalecer as competências básicas necessárias à prática da matemática.

  

 Artigo escrito e publicado pelo Sei – Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem

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