Oficina de mindfulness para adolescentes

Curso de 7 semanas on-line

+ oferta de uma manhã de retiro

 Já te sentiste farto, frustrado, cansado?  Irritado sem saber porquê?  Não compreendido? 

Confuso, stressado, ansioso ou perdido?  Alguma vez deste por ti a reagir de forma impulsiva? 

Disperso, sem te conseguires concentrar? Preocupado com o teu futuro?  Sem conseguir adormecer?”

 

De facto, ser adolescente é stressante! Seja por causa da escola, família, amigos ou namoros, a adolescência está cheia de mudanças difíceis, tanto mentais como físicas. Não estás sozinho e há coisas que podes fazer para te manteres mais calmo. Tudo o que precisas é de parar, respirar e estar um pouco mais atento e consciente do momento presente.

Mindfulness pode ser uma nova forma de abordares a tua vida, dando-te ferramentas para aprender a gerir melhor e a viver a vida no momento. 


DURAÇÃO: Curso de 7 semanas de 45 minutos on-line + oferta de uma manhã de retiro (10h às 13h)

IDADE: dos 14 aos 18 anos (mínimo 8 alunos e máximo 20 alunos)

HORÁRIO: Quartas das 19:00 às 19:45

DATAS: 7 semanas, de 02 fevereiro a 16 março

  • 1 sessão de apresentação online - 19 de janeiro das 19:00 às 19:30

  • 1 manhã de retiro, das 10:00 às 13:00 no Centro SEI, mediante apresentação teste antigénio negativo realizado 48h antes - 26 de fevereiro

PREÇO: 220€ (data limite de inscrição: 01 de fevereiro)

O que é o Mindfulness ou Atenção Plena?

“A consciência que surge quando prestamos atenção – com propósito – no aqui e agora e sem julgamentos”.

Prestar atenção com intenção: É escolher no que estamos a focar e a notar. É ser curioso acerca da nossa experiência em vez de estar a pensar sobre ela ou a analisá-la. Significa que estamos a escolher ou a decidir notar a nossa experiência.

No “aqui e agora”: Focar no que já é, tal e qual como é (ao invés de como poderá ser, como já foi ou como gostaria que fosse).

Sem julgamento: Na prática de mindfulness, a nossa intenção é reduzir o julgamento crítico e, em vez disso, reconhecer a nossa experiência tal como é. Estamos a criar espaço para que a nossa experiência possa ser como é, trazendo connosco um interesse amigável e sem a necessidade de a mudar, melhorar ou solucionar as coisas no momento.

Atenção : Ao prestar atenção à nossa experiência, estamos a construir uma capacidade importante – treinar o nosso foco para notar e conhecer melhor o que já estamos a percepcionar, desenvolvendo a nossa curiosidade e permitindo receber os detalhes das nossas experiências tal como são.

Significa manter momento, a consciência dos nossos pensamentos, emoções, sensações físicas e ambiente circundante com uma atitude de abertura e curiosidade.

A OFICINA

Esta oficina de Mindfulness poderá ajudar-te a lidar com o stress de maneira mais saudável, melhorar a tua comunicação e reduzir os teus conflitos.

Durante esta oficina de introdução ao Mindfulness, irás experimentar de uma forma divertida, num espaço seguro, práticas de introdução ao Mindfulness.  Aprenderás a desenvolver as tuas próprias ferramentas, simples e fáceis de lembrar e que poderão ser usadas todos os dias em momentos mais difíceis, seja a fazer um teste na escola ou a lidar com os teus pais ou amigos. 

Procuraremos com este curso:

  • Apender a reconhecer e a despertar do modo de piloto automático

  • Descobrir como o Mindfulness nos pode ajudar a ver nitidamente os nossos pequenos pontos de reatividade

  • Desenvolver o Modo de Ser vs. o Modo de Fazer

  • Aprender a ver os pensamentos como o que realmente são – eventos da mente – em vez de os ver como ‘eu’ ou ‘a realidade’

  • Nutrir a nossa capacidade de cuidar de nós próprios, em vez de viver de forma a chegar à exaustão quando tentamos atingir determinados objetivos.



Formadora

Georgiana Lecléry

Mãe de duas adolescentes.

Em 2011 fiz o meu primeiro curso de Introdução à Meditação e olhando para trás, vejo como nunca mais parei. Aliás, mergulhei de corpo e alma na prática. Fazendo curso atrás de curso, retiros e praticando diariamente. Prática, esta que assumo como um modo de vida e uma escolha fundamental para o meu bem-estar.

E este efeito do Mindfulness que não poderia ser outra coisa a não ser transformador, foi-se espalhando à minha volta, criando as suas próprias raízes e contagiando também, pouco a pouco, as minhas filhas. Ficou muito clara a certeza de que apesar de eu só ter descoberto a prática de Mindfulness aos 40 anos, daria tudo para que as minhas filhas aprendessem bem mais cedo algumas ferramentas para se conectarem interna e externamente com os seus recursos de calma, auto-regulação, concentração e auto-estima e do cuidado consigo próprias e com os outros.

Acredito que o Mindfullness é uma excelente ferramenta para lidar com as dificuldades, grandes e pequenas, da vida contemporânea.

Mantendo sempre por perto a simples intenção e vontade de partilhar algo que tinha transformado o meu ser mais profundo, tive uma epifania quando senti que “todas as crianças deveriam ter a oportunidade de ter também estas ferramentas”.

E assim foi, lancei-me em 2015 nesta aventura de trazer a prática do Mindfulness para as salas de aula, em primeiro primeiro no Liceu Francês em Lisboa, não tendo parado desde então.

Devo dizer que é realmente muito bonito olhar para este caminho, agora com uma certa distância e, ver como pouco a pouco a tal semente não só foi plantada mas continua a crescer e a ser regada. Mais bonito ainda, é ver que este regar não é só pelos alunos mas também pelos pais, s professores e elementos da direção das escolas.

Qualificada em: Mindful Teacher Certification Program at Mindful Schools, EUA (www.mindfulschools.org);  Mindful Educator Essentials (www.mindfulschools.org);  .b (dote b) da Mindfulness in Schools Project, Reino Unido (www.mindfulnessinschools.org);  Formação Eline Snel (Still like a frog), Países Baixos;  Teacher Training MBSR (Mindfulness para Redução de Stress) pelo Centro de Mindfulness da UCSD Universidade da Califórnia San Diego, EUA;  Teacher Training MSC (Mindful Self Compassion) pelo Center for Mindful Self Compassion;  Comunicação Não-violenta na Educação (com Catherine Tihon-Antarès), Bélgica.

Link:  https://heartproject.pt/a-georgiana/

 

Depoimentos de antigos alunos de Mindfulness :

“Durante um exame, tive uma branca, foi como se tivesse esquecido tudo, ia começar a entrar em pânico quando me lembrei de pousar a caneta e respirar, sentir o movimento da minha respiração na minha barriga, sentir o contacto dos meus pés no chão ... E então tudo se acalmou e eu continuei o meu teste e até me lembrei da resposta.” (F. 17 anos)

 

“Uma professora irritou-me. E ia mesmo responder-lhe com muita agressividade, mas em vez disso parei e fiz algumas respirações profundas e foquei-me na sensação do meu corpo. Pouco a pouco notei que estava menos zangada. Eu decidi então não reagir.”

(J. 14 anos)

 

+ depoimentos aqui : 

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