Blog do Centro Sei

Notícias e Artigos sobre Desenvolvimento Infantil

Somos especialistas em dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Todos os meses publicamos aqui notícias sobre desenvolvimento infantil e dicas sobre as melhores técnicas e estratégias de aprendizagem para pais e professores.

Centro Sei Centro Sei

SINAIS DE ALERTA DA DISCALCULIA

A Discalculia é uma dificuldade de aprendizagem, também conhecida como Perturbação da Aprendizagem Específica, com défice no Cálculo. Acontece como resultado de uma desordem nos sistemas de processamento do raciocínio lógico-matemático, que torna mais difícil processar e compreender o significado dos números, assim como o cálculo e a resolução de problemas matemáticos.

Leia mais
Centro Sei Centro Sei

O que é afinal a Discalculia?Definição, Tipos e Causas

A Discalculia é uma dificuldade de aprendizagem, também conhecida como Perturbação da Aprendizagem Específica, com défice no Cálculo. Acontece como resultado de uma dificuldade no processamento do raciocínio lógico-matemático, que torna mais difícil processar e compreender o significado dos números, assim como o cálculo e a resolução de problemas matemáticos. Geralmente, a discalculia é detetada no início da escolaridade. Se não for acompanhada com uma intervenção adequada pode colocar sérios entraves ao sucesso escolar e à progressão académica da criança. No entanto, através da implementação de estratégias de aprendizagem alternativas e de um treino específico, as dificuldades no processamento matemático em crianças com discalculia podem ser muito atenuadas.

Leia mais
Centro Sei Centro Sei

ESTRATÉGIAS E ATIVIDADES PARA CRIANÇAS COM DISLEXIA E DISORTOGRAFIA: Guia para Pais e Professores

A par da intervenção de técnicos especializados, pais e professores têm um papel fundamental no desenvolvimento de estratégias para o quotidiano familiar e escolar da criança. Estas estratégias são complementares à terapia implementada pelo técnico, permitindo à criança explorar novas formas de desenvolver as suas capacidades, tanto em contexto de grupo, na escola, como num ambiente mais familiar e individualizado, em casa.

Leia mais
Centro Sei Centro Sei

O que é afinal a Dislexia? Definição, Tipos e Causas

A Dislexia é uma dificuldade de aprendizagem, também conhecida como Perturbação Específica da Aprendizagem, com défice na Leitura (a Perturbação Específica da Aprendizagem com défice na Escrita é chamada de Disortografia). Acontece como resultado de uma desordem nos sistemas de processamento da linguagem no cérebro, que torna mais difícil aprender as funções de leitura.

Geralmente, a dislexia é detetada no início da escolaridade. Se não for acompanhada com uma intervenção adequada pode colocar sérios entraves ao sucesso escolar e à progressão académica da criança. No entanto, a experiência de décadas de investigação e intervenção ao nível da dislexia em crianças mostra-nos que as dificuldades de leitura podem ser muito atenuadas, através de reeducação e exercícios adequados.

Leia mais
Centro Sei Centro Sei

Autismo – Como identificar principais sinais?

O autismo exprime-se através de um espectro de sintomas. A Perturbação do Espectro do Autismo aparece na infância e na primeira infância, provocando atrasos em várias áreas básicas do desenvolvimento, tais como a fala e o relacionamento social.

Os sinais e os sintomas do autismo são variáveis, assim como as suas consequências. Algumas crianças com autismo têm apenas ligeiras alterações, que se podem refletir em quatro áreas diferentes: comunicação verbal e não verbal; desempenho cognitivo; relacionamento com terceiros e com o mundo à sua volta e pensamento e comportamento flexível;

Leia mais
Centro Sei Centro Sei

Atividades de verão para crianças: benefícios e oportunidades

As férias são o período ideal para desenvolver hábitos saudáveis, mexendo mais o corpo e tendo uma vida social mais ativa. Há mais tempo para brincar, relaxar e descobrir, quem sabe, novos talentos. Muitos desportos, por exemplo, podem ser simultaneamente educativos e divertidos. Os estudos mais recentes concluem que as crianças mais felizes e saudáveis são aquelas que aproveitam os seus tempos livres nas férias para desenvolver atividades lúdicas como o desporto ou a música. Sugerimos assim alguns benefícios.

Leia mais
Centro Sei Centro Sei

Dicas de Aprendizagem para as Crianças Desenvolverem nas Férias

As férias de Verão são excelentes para oferecer tempo de qualidade às crianças. É claro que depois de um ano letivo exigente, com múltiplas atividades escolares e responsabilidades, é preciso saber tirar o pé do acelerador - os momentos de ócio e diversão, são também fundamentais no desenvolvimento cognitivo e social da criança e, de forma alguma, devem ser descurados.

No entanto, com as tarefas pós-escolares reduzidas a uma ínfima parte durante este período, sobra tempo suficiente para desenvolver bons hábitos de aprendizagem que, a longo prazo, podem revestir-se de particular importância numa futura carreira profissional bem-sucedida.

Leia mais
Centro Sei Centro Sei

COMO ENSINAR AS CRIANÇAS A UTILIZAR A INTERNET?

Com um simples clique pode abrir as portas do mundo. Para o bem e para o mal. Há que saber utilizar a internet de forma adequada, minimizando ao máximo os riscos. . Em pleno século XXI é, sem dúvida, um recurso inestimável para os jovens estudantes, cada vez com maior peso na aprendizagem. A segurança é, naturalmente, um dos principais critérios a ter em conta quando se ensina aos mais novos as potencialidades da internet. Estimule a confiança da criança e a sua capacidade de saber tomar decisões acertadas de forma autónoma. Crianças informadas e confiantes podem fazer melhores escolhas diante de um computador.

Leia mais
Centro Sei Centro Sei

9 Dicas para Aumentar a Confianca da Crianca antes de um Teste

Durante o período de avaliações pode acontecer as crianças sentirem-se ansiosas, stressadas, apreensivas. Muitos pais enfrentam um dilema: querem que os filhos estudem e tenham desde cedo consciência dos seus deveres, mas mais do que tudo querem vê-los bem, com saúde e felizes. Para se livrarem do stress, muitas crianças precisam de um incentivo, dito de outra forma, de um aumento extra de confiança - só assim ganharão a força e determinação suficientes para enfrentar os desafios que se lhes colocam. O papel da família é muito importante.

Leia mais
Centro Sei Centro Sei

SALAS DE AULA INCLUSIVAS: UMA CARTILHA PARA PROFESSORES

Uma sala de aula inclusiva é um espaço educacional no qual todos os alunos, com ou sem diferenças de aprendizagem, se sentem incluídos, acolhidos e têm suas necessidades de aprendizagem, sociais, emocionais e de comunicação reconhecidas.

Leia mais
Centro Sei Centro Sei

Estratégias de Leitura de Verão para Crianças com Dislexia

As crianças que contactam com livros diariamente desenvolvem com maior facilidade as suas competências de leitura e tendem a apresentar melhores resultados durante o percurso escolar. Disponibilize livros em casa que vão ao encontro dos interesses pessoais da criança e incentive a leitura! É importante para o crescimento intelectual da criança que o interesse pelos livros seja estimulado durante toda a educação infantil - ler promove inúmeros benefícios para o corpo e a mente.

Leia mais
Centro Sei Centro Sei

O que faz um Psicólogo Clínico?

É comum ouvirmos as pessoas dizerem que temem ir ao psicólogo clínico por medo do julgamento dos outros acerca da sua saúde mental. Mas, a psicologia clínica não se restringe apenas ao tratamento das doenças mentais. Podemos procurar um psicólogo clínico porque nos queremos compreender melhor, entender o sentido dos nossos conflitos, dos nossos sintomas emocionais. Até mesmo em pequenas ou grandes mudanças da nossa vida, podemos e devemos procurar um psicólogo clínico para nos ajudar a adaptar a uma nova fase. Para que possamos prosseguir emocionalmente estáveis.

Leia mais
Centro Sei Centro Sei

10 dicas para ajudar o aluno do ensino secundário a gerir o stress

O stress é um problema cada vez mais comum. E não afeta, apenas, os adultos ou os alunos universitários, também os mais novos do ensino secundário já começam a acusar elevados níveis de tensão que, no limite, podem desencadear graves situações de esgotamento. Pais e professores estão cada vez mais em alerta, preocupados com a saúde física e emocional dos seus adolescentes.

Leia mais
Centro Sei Centro Sei

9 dicas para ajudar a criança a lidar com o stress na escola

Os desafios do ensino podem gerar momentos de stress entre os mais novos, sobretudo junto daqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem. E se a maior parte das crianças até consegue lidar com as responsabilidades escolares da forma mais natural possível, outras revelam maior dificuldade para contornar situações de tensão e podem manifestar preocupantes sinais de desgaste físico e emocional. Nesse caso, precisarão de ajuda, antes que essa condição se agrave.

Leia mais
Centro Sei Centro Sei

9 dicas para estimular a concentração das crianças

Desde o início da pandemia que passamos a estar mais expostos ao stress. E as crianças não são exceção. A torrente de estímulos e informações a que estamos sujeitos todos os dias tem um impacto que não deve ser negligenciado e que pode refletir-se a vários níveis, por exemplo, numa diminuição da concentração nas atividades escolares.  

Leia mais
Centro Sei Centro Sei

A importância do jardim-de-infância no desenvolvimento da criança

Para que não subsistam dúvidas: a educação pré-escolar afigura-se como uma etapa essencial na construção do percurso educativo da criança. Em simultâneo, representa um importante apoio complementar da ação educativa da família que não pode nem deve ser negligenciado. Os benefícios do jardim-de-infância são enormes. E as vantagens pedagógicas ao nível do desenvolvimento inteletual e emocional são muitas, já veremos quais.

Leia mais