Blog do Centro Sei
Notícias e Artigos sobre Desenvolvimento Infantil
Somos especialistas em dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Todos os meses publicamos aqui notícias sobre desenvolvimento infantil e dicas sobre as melhores técnicas e estratégias de aprendizagem para pais e professores.
Como criar um aluno confiante?
Ninguém nasce ensinado. E a confiança pode e deve ser trabalhada desde cedo. Quem não fica satisfeito por ver o seu filho confiante e resiliente? Sem confiança, tendemos a resistir a experimentar coisas novas com medo de falharmos e de sermos julgados pelos nossos erros. Compete, pois, a nós, pais e professores, educar as crianças para se tornarem confiantes e autónomas.
Sinais de ansiedade em crianças
A ansiedade faz parte da condição humana. É um estado emocional com componentes psicológicas e fisiológicas que pode atingir também os mais novos de diferentes formas. Nem sempre representa um problema, mas quando exagerada e sem uma razão real que a desencadeie, essa ansiedade tende a tornar-se patológica. E nesses casos, urge o acompanhamento de um especialista no sentido de estabilizar emocionalmente a criança.
Oficina de mindfulness para adolescentes
De facto, ser adolescente é stressante! Seja por causa da escola, família, amigos ou namoros, a adolescência está cheia de mudanças difíceis, tanto mentais como físicas. Não estás sozinho e há coisas que podes fazer para te manteres mais calmo. Tudo o que precisas é de parar, respirar e estar um pouco mais atento e consciente do momento presente.
A Psicomotricidade na aprendizagem da Matemática
As competências matemáticas são verdadeiramente importantes na vida quotidiana. A Matemática pode ser compreendida como uma segunda linguagem, como uma forma de comunicação de ideias e de informação. A aprendizagem desta é um processo lento e construtivo, onde os conhecimentos se vão integrando de forma parcial e gradual, até que se constitua uma habilidade global. Por esse motivo, a Psicomotricidade tem um papel crucial no desenvolvimento do potencial de aprendizagem da criança, onde as aprendizagens escolares passam primeiro pelo conhecimento do corpo, do espaço, do tempo, dos objetos e das relações que a criança estabelece com eles através do movimento.
Como gerir a ansiedade das crianças durante e depois da pandemia?
Os estudos mais recentes concluem que a prevalência dos sintomas de ansiedade e de depressão aumentou com a pandemia, sobretudo nas crianças que tiveram menos apoio dos pais. No caso de Rodrigo a família nunca lhe faltou, no entanto, depois de muitos meses de isolamento profilático, sem aulas presenciais e longe dos colegas, este aluno de 11 anos, presença habitual em tempos passados no quadro de honra da escola, é agora uma criança diferente.
Como falar com o seu filho sobre diferenças e dificuldades de aprendizagem?
Falar abertamente sobre as diferenças demonstra que não há nada de que a criança se deva envergonhar. A primeira conversa pode ser a mais difícil, por isso procure simplificar a linguagem, explicando-lhe que todos somos diferentes de alguma forma. Quando a criança aprende e pensa de forma diferente, é importante que fale sem reservas sobre essas diferenças.
O QUE É A INTELIGÊNCIA?
É hoje consensual entre os investigadores que as crianças não vêm ao mundo como autómatos geneticamente programados, colocando a ênfase na importância da natureza, nem como uma tábua rasa à mercê do ambiente, o que coloca a ênfase na importância da cultura. Como é que a natureza e a educação interagem para produzir mudanças desenvolvimentais?
6 dicas para ajudar o seu filho a aumentar a velocidade de trabalho e a velocidade de processamento
Ter uma velocidade de processamento lenta não significa que sejamos menos inteligentes, apenas que demoramos mais tempo a realizar uma determinada tarefa mental, como ler, escrever, fazer contas ou por exemplo, manter um diálogo. No entanto, apesar desta dificuldade não ter nada que ver com falta de inteligência, tem impacto nas diferentes etapas da aprendizagem.
O QUE É UMA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ESPECÍFICA?
Em termos gerais, as Dificuldades de Aprendizagem Especificas dizem respeito a um comprometimento ao nível da capacidade de processamento da informação, podendo afetar áreas variadas como a leitura, a escrita e a matemática, por exemplo.
As 6 competências essenciais para uma compreensão leitora eficaz
A compreensão leitora pode ser um desafio para as crianças. A maioria das pessoas pensa no processo de leitura como uma tarefa simples e fácil de realizar. Contudo, na realidade, a leitura é um processo complexo para o qual necessitamos de diferentes competências. Em conjunto, essas competências levam-nos ao objetivo final da leitura: a sua compreensão.
COMO FUNCIONA UMA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA?
A avaliação psicopedagógica é um processo muito importante para a caracterização do perfil psicopedagógico de cada criança num determinado momento. No Centro SEI as avaliações psicopedagógicas são sempre realizadas por uma equipa multidisciplinar com experiência em várias áreas, o que permite detetar dificuldades diferentes mas também perceber as múltiplas valências e potenciais de desenvolvimento de cada criança e jovem.
Dicas para o desenvolvimento de competências organizacionais em crianças
A organização é essencial na escola e na vida. É algo que podemos ensinar às crianças, tal como a saber respeitar o próximo, a comportar-se à mesa ou, por exemplo, a cuidar da sua higiene pessoal. A missão está longe de ser impossível e nem sequer é difícil, desde que, cedo, se coloquem em prática algumas rotinas.
Como conversar com as crianças sobre a escola
Algumas crianças gostam de falar sobre o seu dia-a-dia na escola, por outro lado, existem outras onde é necessário “arrancar a ferros” até as informações mais simples.
Campanha Despiste de Dificuldades de Aprendizagem – Regresso às aulas 2020/2021 - Sei Solidário
Com o regresso à escola, o SEI Solidário está a promover uma campanha de despiste de Dificuldades de Aprendizagem através de uma Avaliação Psicopedagógica, com uma redução de 50% no valor final.
Atividades de verão para crianças com dificuldades de aprendizagem
As férias estão aí e eis que surge a preocupação do costume... como ocupar os tempos livres das crianças? Como escolher as atividades de tempos livres mais adequadas a cada uma delas, de forma a contribuir para um crescimento mais saudável?
Ensino à distância e Inclusão
Com o aparecimento do Covid-19, a vida de todos nós sofreu várias alterações e devido à necessidade de nos distanciarmos socialmente, como forma de garantir e manter a saúde individual e comunitária, vimo-nos obrigados a puxar pela criatividade e arranjar alternativas para que a vida pudesse continuar a ser vivida com alguma “normalidade”.
O que os adultos deveriam saber sobre as crianças com dificuldades de aprendizagem?
Há muitas coisas que já sabemos sobre dificuldades de aprendizagem, mas ainda há muito mais por descobrir. Talvez fosse interessante se começássemos por nos colocar no lugar de uma criança com este perfil.
Telescola: Os desafios do ensino à distância
Madalena é uma gota no oceano desta pandemia em que estamos mergulhados. Aos 14 anos teve de se reinventar. A escola não pode parar. Nem a formação dos alunos.
O que se faz numa sessão de intervenção com uma criança com dislexia?
Hoje a Maria vem ao SEI ter uma sessão de intervenção para a reeducação das competências de leitura e escrita. A Maria tem 8 anos, está no 3º ano e fez uma avaliação psicopedagógica no nosso Centro no início do ano letivo.
Testes de Avaliação - possíveis adaptações/acomodações realizadas aos testes
O decreto-lei 54/2018, atualmente em vigor, permite que qualquer aluno, em determinada altura do seu percurso académico, usufrua de medidas especificas, designadas por medidas universais, isto é de acomodações curriculares (artigo 8º, alínea b). A alínea mencionada, permite entre outras opções, fazer adaptações ao nível dos instrumentos e dos momentos de avaliação.